Cavalos também precisam de férias

Assim como os humanos, eles precisam descansar da rotina pesada de provas para se recuperar

As férias de final de ano chegaram e todos estão curtindo o descanso mais que merecido. Além dos cavaleiros, os cavalos também estão precisando deste descanso, desta pausa de final de ano para se recuperar das atividades desenvolvidas durante o ano e se preparar para 2022.

O médico veterinário e juiz de provas da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), Thiago Nitta separou algumas dicas para te ajudar a promover o descanso do seu animal sem perder o desempenho muscular.

De acordo com o veterinário, o descanso dos cavalos pode ser dividido em três partes: descanso da capacidade mental, física e da saúde do animal.

A rotina intensa de provas durante o ano pode deixar seu animal estressado, com staff mental, um cansaço em virtude da rotina. Com isso, ele começa a demostrar seu estresse nas provas, fica mais ansioso, e este é o primeiro ponto que devemos levar em consideração, explica Nitta. “Ele necessita de um descanso e essa época de final de ano é perfeita para isso”.

O segundo ponto é o cansaço físico destes animais. Um animal que se esforça por muito tempo, chega um determinado momento que ele precisa de um descanso para recarregar as energias.

O terceiro passo que devemos levar em consideração é o descanso das estruturas do cavalo, principalmente do aparelho locomotor. “Algumas lesões que são inerentes de cavalos atletas, parte do tratamento é promover o repouso para do animal, para o organismo conseguir restaurar.

“Em virtude disso, é preciso dar este descanso a estes animais, para a musculatura se restaurar, a articulação entrar em repouso para se quebrar o ciclo inflamatório, e assim, conseguir tratar o animal”, ressalta Nitta.

O descanso não pode ser total

Porém, como estes animais são atletas, o repouso total não é interessante, porque pode haver perda de tônus muscular se o animal ficar totalmente parado. “Não é interessante ele ficar totalmente parado dentro da baia. Outras doenças como a fixação dorsal de patela pode estar relacionada a essa pausa total das atividades e consequente perda de tônus muscular”, alerta.

Por isso, se este animal se socializa bem com outros, uma ótima dica é soltar ele com outros equinos no piquete, desde que eles estejam acostumados a conviver um com o outro para não se machucarem.

Se o animal for um garanhão é preciso promover caminhadas no redondel, passeios externos, ou mesmo levar ele para fazer algumas atividades da fazenda, como tocar gado. “Levar ele para descansar na fazenda com a família e colocá-lo para fazer atividades do cotidiano pode ser uma saída para ele descansar”, finaliza Thiago Nitta.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Pixabay

Mais notícias no portal Cavalus