A cultura tropeira possui uma forte ligação com o interior de São Paulo. O comércio e o transporte das mulas atuou com protagonismo para a fundação de diversas cidades, contribuindo ainda com o comércio e o desenvolvimento das regiões.
Hoje, com o fim das comitivas que transportavam as mulas do Sudeste ao Sul do país, essa tradição secular caminha para o esquecimento, e o trabalho de resgate dessa tradição muito importante para a história, se mostra cada vez mais necessário.
Pensando nisso, nos próximos dias 23 a 26 de março, Cabreúva (SP) recebe o 1º Encontro Nacional de Muladeiros, organizado por Carlim Taquaraçu. “Essa tradição é muito importante e trabalhamos para que ela não caia no esquecimento. Hoje ela é muito importante para o turismo destas regiões, comércio de animais e de acessórios, roupas e utensílios”, afirma o organizador.
A expectativa da organização é receber mais de 400 animais de dez estados do país. “São família inteiras que vêm em peso prestigiar nosso encontro. Teremos atrações para todos, com praça de alimentação, comércio de artigos para mulas, entre outras atrações. Um passeio completo para a família!”, ressalta Carlim Taquaraçu.
Confira a programação do 1º Encontro de Muladeiros
O encontro reunirá julgamentos de morfologia, marcha, poeirão, além de um leilão com os melhores exemplares da raça. “Teremos ainda provas sociais com as categorias Mirim, Patrão, Muladeira e Amazonas, todas julgadas por Victor Andrade, o Vitinho”.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone (31) 99991-9648.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Reprodução / Carlim Taquaraçu
Leia mais notícias aqui.