4 dicas para ajudar com seu cavalo ansioso

Não está fácil pra ninguém, não é mesmo? Ficar parado muito tempo pode gerar uma ansiedade e é importante sabe como trabalhar essa sensação no seu cavalo

Especialmente para os cavaleiros de competição, foram alguns meses parados sem eventos para participar. Em algumas regiões do mundo, inclusive, tem gente que ainda não voltou. Viagens limitadas e muita restrição. Então, como ajudar seu cavalo ansioso nesse momento?

O que todo mundo quer, sem dúvida, é se preparar adequadamente para quando tudo voltar ao normal de modo definitivo. Muitos cavalos, entretanto, acostumados com a adrenalina das provas ou rotina de cavalgadas, estão sentindo muito.

Aqui estão algumas dicas do que você pode fazer para ajudar o seu cavalo ansioso. Lembre-se de tentar tudo isso bem antes do dia ‘D’.

 1 – Abra a porta do trailer

A ideia é deixar o trailer mais convidativo possível para seu cavalo. Deixe a porta aberta e a rampa à mostra. Ele tem que saber que continua um lugar seguro. Caso ele entre espontaneamente, aproveite para acostumá-lo novamente no ambiente, feche tudo com calma. Por outro lado, muitas vezes apenas abrir a porta da frente da baia faz uma grande diferença. Não só ajuda na entrada de mais luz, mas também faz seu cavalo se sentir menos confinado.

Não está fácil pra ninguém, não é mesmo? Ficar parado muito tempo pode gerar uma ansiedade; então trabalhe isso no seu cavalo ansioso

2 – Fique frio

Todos nós sabemos disso, mas vale a pena repetir: ficar frustrado, chateado ou com raiva não ajudará seu cavalo a ficar menos ansioso. Nem o deixará mais confiante ou menos confuso. Por isso, procure entender os motivos e se acalme antes de qualquer tarefa. O objetivo é que você ajude seu cavalo ansioso e não o contrário. Tenha paciência em todos os processos.

3 – Trabalhe no chão

Seja lá o que você fizer com seu cavalo ansioso, pense em tentar tudo do chão primeiro. Depois de muito tempo sem embarcar no trailer, por exemplo, as coisas se complicam. Então, use o trabalho de solo para garantir a eficácia. Se o cavalo entender que a pressão do cabresto no nariz significa que ele deve abaixar ligeiramente a cabeça, então é muito menos provável que ele jogue a cabeça para cima.

4 – Tenha um amigo sempre por perto (para vocês dois)

Às vezes, o que seu cavalo precisa é de um pouco de incentivo. Empregue a velha tática de dar a ele um guia. Um animal em melhor estado mental, que realize tudo que você pede de forma tranquila será, antes de mais nada, o modelo para seu cavalo ansioso. Um pouco da confiança de outro cavalo pode ajudar muito! Aproveite, e convide um amigo seu também para essa jornada com você.

Já passou por uma situação parecida? Conta pra gente!

Colaboração: Sophie Baker/FEI
Crédito das fotos: Divulgação/thehorse

Confira outras Dicas no portal Cavalus