Lute. Enfrente as dificuldades. Agradeça pelos percalços. Evolua. Não dê as costas ao necessitado. Seja luz na vida do desviado. Se não puder ajudar, simplesmente não atrapalhe. Lembre-se de que a adversidade avisa, o sofrimento instrui, o pranto lava, a dificuldade esclarece e a crise seleciona. Deus não concede privilégios. Recebemos, na medida exata, o que emanamos ao Universo. Ou seja, estamos recebendo agora o que plantamos lá atrás e, hoje, já estamos plantando para a colheita do amanhã.
Não faça julgamentos. Há vários olhares sobre o mesmo tema. Cada qual tem a sua própria percepção. Lembre-se de que Deus é amor infinito, por isso a necessidade da tolerância e da compaixão. Reforma íntima (melhoria contínua), eis a sua única e inteira responsabilidade.
É preciso compreender para discernir: o bem praticado com sacrifício tem merecimento maior. Ajude, sem fazer distinção. Ore e vigie. Erga os caídos, com humildade, Fé e coragem. Não se iluda tampouco dê ouvidos aos lobos em pele de cordeiros. Persista na consciência reta. Lembre-se de que a Justiça Divina e a misericórdia andam juntas, logo, faça o bem em todas as oportunidades. O aperfeiçoamento vem do ser bom a cada prova, a todo momento. Ninguém pode ser plenamente feliz se não fizer benemerência. Ajudar aquece o coração.
Amar e perdoar; purificar e servir. A aflição de hoje reflete a dívida de ontem. O merecimento de agora forja o crédito do amanhã. Quitação: não fuja dos seus compromissos. Tolerância e serenidade o tornam mais forte. Releve os golpes daqueles que o agridem. Continue a sua caminhada. Abençoa-os em prece, seja fiel a si mesmo, mantenha a consciência leve. Saiba que aqueles que o agridem, invariavelmente, são seres que têm dores ocultas, mágoas e aflição. Dê-lhes amor e esperança. Abençoa-os e ora, mais uma vez. “Água cristalina, pingando, gota a gota, converte o vaso de vinagre em água pura”.
Seja qual for a dificuldade, não se entregue ao desânimo, pois o impossível só existe no dicionário, e a vontade é alavanca de luz. No desafio, mostramos o nosso resplendor. Cuide dos filhos, especialmente nos momentos em que eles falham, tendo paciência e ternura nas correções. Não seja omisso. Ajude. Hoje pode ser o último dia de quem ajuda ou de quem é ajudado neste plano terrestre, portanto, faça o bem agora. Deixe que a bondade inspire o seu coração, para que você tenha atitudes positivas.
Devido ao princípio do livre-arbítrio, cada pessoa se encontra na situação em que ela mesma se coloca. Não existe oposição que resista à força do exemplo. O revide é reflexo de desequilíbrio e aflição. Cuide dos seus pensamentos e valorize as suas ações. Examine o que faz nas horas vagas. Meritocracia: toda glória tem valor. A prece ilumina, guia, reanima e consola. Ora e serve. O trabalho liberta, defende, restaura e sustenta. Lembre-se: Deus não veio a Terra para curar sãos. Todos nós podemos dividir parcelas de bondade e alegria, mas a multiplicação vem dos outros.
Compadeçamo-nos uns dos outros, a fim de que saibamos auxiliar. Conselho e ação; palavra e conduta; seja o melhor que puder. O bem sagrado, o tempo: aproveite-o, para ser bondoso e compreensível, pois o dia que passa vazio é um tesouro perdido. Resgate o passado, construa o futuro, mas viva o agora. As quedas, os tropeços, as dificuldades forjam o seu caráter. Faça das provas o elixir do crescimento pessoal. Só conseguimos mudar a nós mesmos. Cooperemos para o bem. Que as nossas boas ações provoquem atitudes semelhantes, a fim de que somemos forças em prol de um mundo mais saudável. “O nada com Deus é tudo; o tudo sem Deus é nada”.
Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.
Foto: Divulgação/Nelsinho Servilheira
E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: marcelopardinioficial
Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui