A modalidade de Paratambor vem se expandindo a cada ano. Atualmente, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) conta com 96 paratletas registrados, que participam ativamente das provas oficiais e oficializadas da entidade.
Diante desse crescimento, a ABQM e a Comissão do Paratambor, identificaram a necessidade de aprimorar o sistema de avaliação e reclassificação dos competidores. O processo, anteriormente conduzido por um único profissional, agora será realizado por uma equipe multiprofissional. Essa mudança visa garantir maior precisão na habilitação de novos paratletas e até mesmo possibilitar a inclusão de novas modalidades.
A equipe será composta por especialistas credenciados por entidades renomadas, como a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) e a PATH International. Além disso, os quatro profissionais envolvidos atuarão como classificadores nas áreas motora, cognitiva, comportamental e de equitação, além de avaliar a aptidão médica dos competidores para garantir a elegibilidade no Paratambor. O processo culminará na definição do handicap final de cada atleta.
A implementação desse novo modelo já terá início durante o 34º Congresso Brasileiro da ABQM, em Araçatuba (SP), onde serão realizadas as primeiras reavaliações dos paratletas presentes no evento.
Para essa implementação e nos eventos oficiais de 2025, a ABQM irá arcar com todos custos envolvidos na avaliação multiprofissional, ou seja, os paratletas não terão nenhum desembolso para tal atualização.
Vale destacar que as reavaliações serão feitas nos dias 26 e 27 de abril, já a modalidade de Paratambor, de acordo com a programação, irá correr no último domingo de competições do Congresso Brasileiro, 27 de abril.
As reavaliações, que devem ser feitas por todos os paratletas, serão válidas a partir de 1º de julho de 2026, ou seja, todos terão tempo hábil para fazer as reavaliações. Porém, para novos competidores, que nunca foram avaliados, terá validação automática a partir do dia 1º de julho deste ano.
Conheça a equipe de multiprofissionais:
- Leidiane Fortuna Inada – Psicóloga, neuropsicóloga e equoterapeuta certificada pela ANDE-BRASIL, atuando nas avaliações cognitivas e comportamentais.
- Iran José Prandi – Fisioterapeuta, educador físico, equoterapeuta pela ANDE-BRASIL e Classificador Nacional credenciado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
- Samara de Souza Yoshikawa – Bióloga, equoterapeuta e instrutora de equitação terapêutica certificada pela PATH International.
- Eliane Cristina Baatsch – Mestre e doutoranda em Ciências da Educação, equoterapeuta pós-graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e instrutora de equitação para equoterapia certificada pela ANDE-BRASIL. Atua como representante da ANDE-BRASIL.
Por: Assessoria de Imprensa ABQM
Foto: Divulgação ABQM