Os melhores cavaleiros e amazonas da modalidade que mais cresce no país se reuniram para mais uma etapa do Campeonato Brasileiro
No último dia 21, os melhores cavaleiros e amazonas da modalidade Equitação de Trabalho desfilaram seus animais no Hipocampo, onde aconteceram disputas das categorias em três competições: Campeonato Brasileiro de Prova Completa, Brasileiro de Tempo Ideal e Desafio das Cinco Argolas.
Sarah RebequiCom a chancela da Associação Brasileira de Equitação de Trabalho, a organizadora Cia de Equitação de Trabalho testou, com aprovação máxima dos competidores, o mais novo sistema de tomada de tempo para as provas de Tempo Ideal. Exatamente às 9h, momento em que também se apresentou o primeiro conjunto da fase de Ensino das provas Completas na pista 2 do Hipocampo, em Amparo/SP, aconteceu o início da primeira passada da Maneabilidade em Tempo Ideal.
“Após o término de todas as passadas, o júri de campo, de posse de todos os tempos, retirou 20% dos tempos mais altos e mais baixos podendo assim extrair a média entre todas as passadas do percurso. Já com o tempo então divulgado, todos os participantes voltaram a pista para uma segunda passada seguida da fase de Velocidade”, explicou Ney Messi, responsável pela organização.
Roberto RahuO grande destaque da etapa nas provas de Tempo Ideal ficou com a amazona mirim de apenas oito anos, Sarah Rebequi, montando Veludo do Top, um Lusitano vindo da cidade de Pouso Alegre/MG, representando o Rancho Esperança. A pequena conquistou a vitória na categoria Aberta Jovens Cavaleiros, onde participam concorrentes com até 15 anos.
E os resultados da prova no Tempo Ideal ficaram assim, além de Sarah e Veludo; Marina Fornel e Galope TB da Bocaina, na Cavalos Novos A; Caico Cintra (Aberta Amadores) e Água Marinha TB da Bocaina e Kim Cintra (Aspirantes) e Furacão TB da Bocaina, todos Mangalargas, representantes do Hipocampo.
Luciano PereiraNas provas completas, depois de acirrada disputa principalmente na categoria Principal, onde houve a participação de dois conjuntos que compuseram a equipe vice-campeã Mundial de Equitação de Trabalho em 2002, os vencedores foram: Roberto Rahu, debutante na modalidade, e Artemis da SASA JE (Lusitano) na Aberta Amadores; Benedito Torres Macedo com a mesma montaria na categoria Principal, ambos representando o Haras São Benedito.
Ganharam também Marcio Almeida e Ícaro das Mangueiras, na categoria Cavalos Novos A, e Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras, na Mirim, ambos Lusitanos do Haras das Mangueiras. Luciano Pereira e Carinho TS, outro Lusitano, do CT Santo Domingo, ficou com o título na Cavalos Novos B; e Thamara Honorio Messi e Estilo V8, Mangalarga Marchador, do Haras das 8 Virtudes, campeã na categoria Preliminar.
Para fechar em grande estilo aconteceu pela segunda vez o Desafio das Cinco Argolas. “Nessa competição o grande destaque ficou com o conjunto Luciano Pereira e Toureiro do TOP (CT Luciano Pereira) na Categoria Aberta, que conseguiu realizar o percurso coletando todas as Cinco Argolas num tempo recorde da pista Hipocampo de 27s59”, reforça Messi.
Everton SimonatoCompletando o pódio, vitória de Gabriel Elmor Tavares e Destino das Mangueiras (Haras das Mangueiras) na Mirim e o também debutante da modalidade Everton Simonato e Carinho TS (CT Santo Domingo) na categoria Amador, todos da raça Puro Sangue Lusitano.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro acontecerá no dia 1º de setembro, ainda sem local definido.
Por Equipe Cavalus
Fonte e Fotos: Cia de Equitação de Trabalho