ANC lança ferramenta para consulta e registro genealógico de equinos

Ferramenta lançada pela associação permite que criadores e inspetores técnicos consultem e adicionem diversas informações sobre cavalos

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) lançou, na segunda-feira (19), uma ferramenta digital para registro genealógico de equinos. A novidade, que funciona dentro do sistema Origen, permite que criadores e inspetores técnicos consultem e adicionem informações sobre cavalos, abrangendo dados como resenhas, comunicado de nascimentos, transferências de propriedade e outros. Atualmente, a entidade é responsável pelo registro das raças Morgan, Percheron e Marchador do Tennessee.

Para o presidente da ANC, Joaquin Villegas, a novidade representa um avanço significativo no Origen, plataforma lançada pela entidade em 2021 com foco no registro e melhoramento genético de rebanhos. “Nosso objetivo, com a implementação, é facilitar a rotina dos criadores de equinos e auxiliar cada vez mais no desenvolvimento de animais com qualidade superior”, destaca, ressaltando que a ferramenta deverá garantir maior consistência de dados para as escolhas no dia a dia do campo.

Segundo a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, o sistema possibilitava, até então, que os associados realizassem apenas o registro de bovinos. “Antes, todos os comunicados e informativos de cavalos precisavam ser enviados por e-mail para a entidade, demorando mais tempo para serem processados. Agora, com a plataforma, o criador vai ter a autonomia de realizar as inserções e gerar documentos a qualquer momento, de forma totalmente on-line”, acrescenta.

A ferramenta pode ser utilizada por qualquer pecuarista para consultas públicas de dados através do site. Para o registro de rebanhos e comunicado de serviços, é necessário ser cadastrado na associação.

ANC

A Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”, é uma entidade sem fins econômicos, responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional, de várias raças bovinas de origem europeia e suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Este é o nome atual da antiga Associação do Registro Genealógico Sul Riograndense, criada em 1921, com o apoio da Associação Rural de Bagé.

Por Divulgação/ANC
Fotos: Divulgação/Silvia Freitas

Leia mais notícias aqui.