Dia Mundial da Medicina Veterinária celebra a profissão que tanto ajuda no bem-estar animal

Veterinários estão ligados diretamente ao bem-estar animal e contribuem fortemente para o fortalecimento do mercado de equinos no Brasil

Neste sábado (27), é comemorado o Dia Mundial da Medicina Veterinária, que celebra a profissão e seus profissionais que trabalham para cuidar da saúde dos animais. A data é sempre comemorada no último sábado do mês de abril.

Dia Mundial da Medicina Veterinária

Tudo começou com John Gamgee, professor da faculdade de Edimburgo (Reino Unido), que reuniu professores e profissionais de Medicina Veterinária de toda a Europa nos dias 14 a 18 de julho de 1863 na Alemanha. Nesse evento, com 103 profissionais, foi criada a World Veterinary Association (WVA).

Desde então essa associação representa mundialmente os médicos veterinários, promovendo eventos, pesquisas e atividades para o desenvolvimento e valorização da profissão. Como uma forma de homenagear os médicos veterinários, em 2000, foi criado o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

A Medicina Veterinária é uma profissão fundamental para a sociedade, pois atua em diversas áreas, como a produção animal, a clínica e cirurgia veterinária, a saúde pública, o meio ambiente, entre outras. Ela é responsável por garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, a prevenção e tratamento de doenças que afetam os animais e a saúde humana, e por contribuir para a preservação da fauna e flora.

Neste ano, o tema levantado pela WVA é “Médicos veterinários são profissionais de saúde essenciais”. As competências dos médicos veterinários devem ser consideradas “como parte essencial e integrante da saúde em geral” – ressalta a WVA, observando que a aplicação da ciência veterinária contribui não só para a saúde e o bem-estar animal, mas também para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos.

Fonte: Hospital Veterinário UFPR e AviSite
Fotos: Reprodução/Freepik

Leia mais notícias aqui.