Há registros antigos que remontam à menção do Imperador Julius Cesar a cavalos com as mesmas características
O Ardennes ou Ardennais é uma das mais antigas raças de cavalo de tração. Originário da área de Ardennes, uma região de colinas montanhosas partilhada principalmente por Bélgica e Luxemburgo, mas estendendo-se também à França.
Eles são pesados com pernas grossas e são usados para o trabalho de draft. O Ardennes é encontrado em muitas cores, embora os cavalos pretos sejam muito raros e não possam ser registrados no studbook da raça.
Sua história remonta à Roma Antiga. Ao longo dos anos, o sangue de várias outras raças foi adicionado ao Ardennes, embora apenas a raça Belga teve algum impacto significativo. Os primeiros exemplares foram exportados para os Estados Unidos no início do século 20. E o primeiro registro da raça foi estabelecido na Europa em 1929.
Os cavalos Ardennes foram usados ao longo da história como cavalos de guerra, tanto como montarias de cavalaria como para carregar artilharia desde as Cruzadas no Século 11. Foram importantes montarias durante a Revolução Francesa no Século 17. E são usados hoje, principalmente, para atividades que exigem força de tração, como trabalho agrícola, produção de carne e eventos de Driving (Atrelagem).
Acredita-se que os ancestrais do Ardennes são os cavalos descritos pelo Imperador Júlio César em seu ‘Comentários sobre a Guerra Gálica’. César descreveu esses cavalos da Bélgica como rústicos, fortes e incansáveis. E os recomendou para uso em unidades de cavalaria. O tipo primitivo foi usado por muitos imperadores romanos posteriores para aplicações militares.
Também há registros de que Napoleão acrescentou sangue arábico para aumentar a resistência e usou a raça em sua campanha na Rússia. Percheron, Boulonnais e Thoroughbred também foram adicionados nos cruzamentos, embora tenham pouco impacto.
Existem três Studbooks separados na França, Bélgica e Luxemburgo, embora haja um extenso cruzamento entre os três. Ardennes Horse Society of Great Britain também foi formada no final do século 20 para preservar e promover cavalos Ardennes na Grã-Bretanha, mas não é reconhecida para efeitos de registro da raça.
Fonte e Fotos: Wikipedia