Artigo: Faça tudo o que puder
Invariavelmente, as dores, os desafios e os obstáculos nos mostram quem realmente estamos destinados a ser
Ler é uma atividade que faz parte do meu cotidiano, um hábito do meu dia a dia, um gosto e uma necessidade. Eu leio bastante. Dos últimos 16 livros que li, a maioria absoluta aborda o tema Programação Neurolinguística. O restante, estórias de superação, especialmente ligadas ao Esporte.
Um autor cuja obra se encaixa nesses dois assuntos é o australiano Nick Vujicic. Ser de luz, ele tem uma história de vida fantástica! Nascido com uma má-formação, que o deixou sem os braços e as pernas, ele teria motivos de sobra para se prostrar e reclamar da sorte. Chegou a entrar em depressão e até tentou o suicídio. Mas tocado por uma Força Superior, que o encorajou a seguir em frente, ele se tornou um palestrante admirado em diversas partes do mundo, casou-se com uma mulher formidável, teve filhos saudáveis… Um exemplo de superação para todos nós!
“O segredo para seguir em frente, mesmo nos períodos mais difíceis, é deixar que seu sonho de vida seja guiado pela Fé”, escreveu o jovem bestseller em “Uma vida sem limites” (Ed. Novo Conceito/2012). “Seu caráter é formado pelos desafios que você enfrenta e supera. Sua coragem aumenta quando você encara seus medos. Sua força e Fé são criadas à medida que são testadas na sua experiência de vida”.
Recomendo a vasta coletânea de livros e artigos do autor. São livros que nos revigoram, para enfrentarmos os nossos medos, e nos animam, para superarmos as nossas angústias. “Tenha a coragem de batalhar por seus próprios sonhos e jamais duvide da sua capacidade de enfrentar os obstáculos”, escreveu no livro “Indomável” (Ed. Novo Conceito/2013).
“Se o seu sofrimento é um fardo, tente aliviar a dor de outra pessoa, dando-lhe esperança e alento. Assim, a sua dor diminuirá e você se sentirá melhor”, salientou o palestrante em um de seus diversos vídeos no Instagram. Em “Amor sem limites” (Ed. Novo Conceito/2013), Nick Vujicic escreveu em um artigo, algo de grande valia, especialmente àqueles que estão passando por algum desequilíbrio: “Confie em Deus, mantenha a esperança no coração e, mesmo quando encarar os piores momentos, faça tudo o que puder”.
Invariavelmente, as dores, os desafios e os obstáculos nos mostram quem realmente estamos destinados a ser. “Existem muitas atitudes a escolher, mas acredito que as mais poderosas são: gratidão, ação, empatia e perdão”, assinou o autor em um artigo na obra “Uma vida sem limites” (Ed. Novo Conceito/2012).
Caro leitor, neste momento da leitura deste artigo você já deve estar motivado a ler um dos livros supracitados ou disposto a pesquisar sobre a história desse incrível australiano. É realmente um tapa na cara de quem reclama por problemas banais. “Alimente a esperança e a Fé no futuro, reconheça o seu próprio valor, mantenha atitudes positivas e não se limite pelo medo”. Quando parou de questionar a Deus sobre o porquê de suas limitações físicas, Nick Vujicic passou a aceitar tal condição, perguntando a si mesmo para quê tantas provações? Guiado por uma Força Superior, ele despertou para o seu propósito de vida: “Para cada estrada bloqueada há outra aberta. Para cada deficiência há uma habilidade. Quando sou fraco, Deus é forte. Quando colocamos a Fé em prática, somos imbatíveis”.
O livro “Superação”, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, em 2014, traz ensinamentos valorosos: “As nossas ações estão para a nossa Fé assim como os nossos corpos estão para os nossos espíritos. (…) Se você se amar e se aceitar, vai se tornar mais adorável e aceito pelos outros. Você cria um ambiente no qual a amizade e o amor pelos outros podem ser fomentados”. Nick Vujicic nos lembra de rejeitarmos pensamentos autodestrutivos. “Aniquile-os. Substitua-os por mensagens positivas e orações. Liberte-se da amargura, da raiva e da mágoa. Permita que o amor de Deus entre em seu coração”. A gratidão e o bom humor elevam a vida. “Ao invés de amaldiçoar os obstáculos que o atingem, agradeça a oportunidade de enfrentar os desafios e amadureça”.
Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.
Foto: Pixabay / The Utha Statesman
E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: marcelopardinioficial
Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui