O convívio de Ricardo com os cavalos desde sempre fez com que ele transformasse essa inspiração em arte
Ricardo Luiz Ribeiro, 61 anos, é natural de Ribeirão Preto, e hoje mora em Santo Antônio de Posse, no Rancho Arati, ambas cidades paulistas. Sua família por parte de pai é da região de Paulo de Faria, ligados à área rural como pecuaristas. Então o campo foi seu habitat natural desde pequeno e os cavalos seus companheiros. Aposentado, ele dedica boa parte do seu tempo hoje a confeccionar peças no estilo country em madeira e metal.

“Com minha aposentadoria, achei que teria muito tempo livre, e daí comecei a brincar com umas ferraduras e madeiras aqui em casa. Comprei algumas máquinas e comecei a manusear esse material, que encontro geralmente jogado pelos cantos. Adoro encontrar um pedaço de madeira e transformar em uma peça decorativa. Quando vejo um pedaço de madeira, consigo ver a peça já finalizada. Gosto muito do que faço e acabando que nem vejo o tempo passar”, conta Ricardo, com a certeza que esse dom está sem seu DNA.

Ricardo produz tábuas de carne com pranchas, bandejas, abajur, quadros, lustres, cabideiros, porta-chapéus, entre outras peças. A forma de divulgação é através das redes sociais – @aratiarts e facebook.com/ricardoluiz.ribeiro.1 – e grupos e Whatsapp. Seus produtos também podem ser encontramos na Selaria GA, em Jaguariúna/SP.








Por Luciana Omena
Fotos: arquivo pessoal