Evento foi criado com o objetivo de valorizar, difundir e preservar a cultura equestre na cidade e só foi possível após aprovação de lei estadual
O segundo módulo do curso gratuito de qualificação profissional em Gestão de Equinocultura, evento que faz parte da programação da Semana Cultural Equestre de Jundiaí, foi concluído dia 18 de maio, com uma atividade bastante interessante. Os quase 40 alunos do curso de Tratador tiveram uma aula prática na Hípica Vitória, com a zootecnista Erika Müller e com Fábio Moreira Ferreira, proprietário da hípica.
O curso visa estimular a formação e a qualificação de profissionais da área rural da região para o trabalho em centros equestres. Neste módulo, os estudantes aprenderam como criar cavalos em regime de confinamento ou em campo, formação de pastagens, manejo reprodutivo, higiene e alojamento dos animais, entre outras funções. O primeiro módulo, tendo como tema Administração de Haras, aconteceu de 13 a 15 de abril. O segundo, abordando o tema Tratador, aconteceu nos dias 11 a 13 de maio e o encerramento foi dia 18, se estendendo por ocasião da Semana Equestre.
Aula práticaO vereador Cristiano Lopes esteve presente à finalização desse módulo. Ele é autor da lei número 8925, que instituiu o Programa de Fomento à Cultura Equestre em Jundiaí. Esta lei possibilitou a formatação da Semana Equestre e também do curso aos alunos. “Estou muito feliz em participar desse momento. Realizamos os cursos pensando na qualificação das pessoas e formando mão de obra especializada. É uma satisfação muito grande ter feito uma lei, participado da formatação da Semana Equestre e estar trabalhando para o fomento dessa cultura. E o sonho do Parque Rural começa a ganhar forma”, disse.
O Programa de Gestão em Equinocultura em Jundiaí é uma parceria entre a Prefeitura da cidade, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), o Centro Paula Souza, por meio da Qualificação Básica, Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (QBFIC), com a coordenação da Escola Técnica Benedito Storani (ETEC Best) e o Parque Rural. O Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, também esteve no último dia do curso e elogiou a Semana Equestre. “É fundamental que Jundiaí tenha uma semana dedicada aos cavalos. Valoriza muito o município e seu agronegócio”.
Para a zootecnista Erika Müller, o mercado equestre está em uma crescente e precisa de novos profissionais. “O curso foi um sucesso e isso tem que virar uma rotina da cidade. Foi um grande pontapé inicial a Semana Equestre”. Pensamento também de Fabio Moreira Ferreira: “O curso foi perfeito, bastante jovens interessados e isso é muito legal. Foi uma honra para Hípica Vitória participar dessa atividade”. Os próximos cursos serão de Domador e técnico de Casqueamento e Ferrageamento.
A programação da Semana Equestre foi intensa. Várias manifestações culturais, como a apresentação da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira; sociais, como a palestra com Filipe Masetti Leite, o Cavaleiro das Américas; e educacionais, com o café da manhã e palestra ministrada pelo Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira, sobre o tema Bambeira Equina; e a famosa Roamaria Mista de Jundiaí, em sua 104ª edição, que encerrou a Semana no domingo, dia 20, com o Desfile e o fim da Procissão dos Romeiros.
Fonte: Fabio Frattini Manzini
Fotos: Cedidas