No mundo da Apartação, o nome dele é sinônimo de habilidade, ambição, personalidade e, acima de tudo, sucesso
Este texano simpático tem habilitado à fama e uma boa vida seus talentos ao longo dos anos com seus cavalos de Apartação. Basta mencionar seu nome em qualquer lugar e é imediatamente reconhecido. Buster treinou não apenas um, mas vários cavalos de Apartação que chegaram ao topo em diversas competições. A mais famosa foi Marion’s Girl, a ótima égua de propriedade de Marion Flynt, de Midland, Texas. Sob sua treinamento e apresentação, Marion’s Girl venceu o NCHA World Championship em 1954, e depois de um ano de descanso em 1955, voltou a conquistá-lo novamente em 1956. Durante sua carreira, esta égua ganhou mais de US$ 35.000,00 em um tempo que as premiações não eram tão altas como hoje.
Outro cavalo que o Buster desenvolveu e treinou, Chickasha Mike, foi reservado campeão Mundial NCHA em 1956. Em 1960, Buster treinou e montou Jessie Jack para o NCHA World Champion Stallion. Quando a National Cutting Horse Association iniciou seus Futurities, para animais de três anos hípicos, Buster ganhou os dois primeiros, com Money’s Glo em 1962 e Chickasha Glo em 1963. Com Money’s Glo, Buster foi também para a NCHA Finals, em Las Vegas, ganhando a primeira rodada, empatando em terceiro na segunda e ficando em quarto na média final. Cerca de 77 cavalos competiram esse evento.
Com Money’s GloSua casa foi Roscoe, Texas, que ele chegou a administrar juntamente com mais dois ranchos ao mesmo tempo, Jr. Ranch, perto de Sweetwater, e o L.S. Howard Ranch, no sudoeste de Roscoe. Mas nasceu em Sterling City. Um dos maiores nomes da indústria do cavalo começou do zero. Quando tinha 14 anos e frequentava uma escola de Midland, achava que já tinha formação suficiente e se sentia preso demais, sua natureza sempre foi a da liberdade, lugares abertos. Parou os estudos e teve a sorte de conseguir emprego trabalhando com potros nas fazendas de gado de dois experientes e cavaleiros, Leonard e Foy Proctor, em Midland. Eles precisavam de ajuda porque muitos jovens estavam lutando na Segunda Guerra Mundial.
Com Marion’s GirlComo não tinha experiência como cavaleiro, para se tornar útil, ele também fez coisas como cortar madeira, levar os cavalos dos patrões para onde eles estavam trabalhando com o gado, entre outras atividades extra treinamento. Estar por perto lhe deu a oportunidade de ver de perto Leonard e Foy, e outros cavaleiros tops da Apartação na época, treinando todos os dias. Por querer viver do mesmo modo, ele foi anotando os diferentes métodos de se obter o melhor de um cavalo e aprendeu a ciência do trabalho de gado através da observação.
Depois de um tempo trabalhando nos Proctor’s, ele passou outro período no circuito de rodeios, até chegar a sua verdadeira primeira oportunidade com cavalos em treinamento, em Las Vegas, na fazenda de Homer Ingham. Começou domando os cavalos para Ingham, bem como para Warren Shoemaker, que morava nas proximidades. Chickasha Mike foi o primeiro cavalo de sua propriedade, que ele domou e usava no trabalho do dia a dia na fazenda. Ele percebeu logo que Mike tinha um forte cow sense e passou a competir com ele em algumas provas regionais de Apartação, e eles foram ganhando prêmios.
Desde então, treinar e competir em Apartação foram o modo de vida de Buster. Ele começou a treinar e a apresentar cavalos seus e de clientes. Paciente, sempre teve um método de treinamento próprio. Não apressava as coisas, não forçava demais os cavalos, não os colocava constantemente em contato com o boi. Sabia dosar para ter um cavalo saudável e de cabeça boa por um bom tempo. A sua forma de preparar um cavalo era de fato famosa também para amadores e iniciantes, todos conseguiam montar nos cavalos treinados por Buster. A área rural é a que sempre o instigou. Ele investiu também em gado, tendo em seu rancho criação de Angus, Hareford, cabras, ovelhas.
Buster Welch foi introduzido ao American Quarter Horse Hall of Fame em 2004. Ele sabia desde cedo que queria ser um fazendeiro, mas não sabia que também se tornaria um dos maiores nomes do mundo do cavalo de boi. Buster também trabalhou no 6666, no Long X e no Pitchforknas, aprimorando suas habilidades e sempre sonhando em ter o seu próprio rancho e centro de treinamento. Conseguiu isso e muito mais do que esperava.
Foi o primeiro campeão do NCHA Futurity com Money’s Glo. Na sua carreira, entre tantos outros animais, além dos já citados aqui, Buster levou à glória Rey Jay’s Pete em 1966, Dry Doc em 1971 e Peppy San Badger em 1977. Ele também montou o Mr San Peppy nas principais provas de 1974 e 1976. Welch recebeu várias honras por seu trabalho na indústria da Apartação e do Quarto de Milha, é também membro do NCHA Hall Of Fame.
Com Peppy San BadgerA dupla Buster Welch e Peppy San Badger, aka ‘Little Peppy’, é bastante famosa no mundo do cavalo de Apartação. Primeiro por Welch ter sido o treinador e apresentador de seu pai, Mr San Peppy, e depois pelas conquistas alcançadas na época. Além do Potro do Futuro, eles ganharam também o NCHA World Championship em 1976 e o NCHA Derby em 1978.
Por Equipe Cavalus
Fonte: Western Horseman e AQHA