Fortes, ágeis e antigos, datam de milhares de anos atrás e vivem na Noruega

O cavalo Fjord ou Norwegian Fjord Horse, uma raça norueguesa, é uma raça de cavalo relativamente pequena, mas muito forte, das regiões montanhosas do oeste da Noruega. Eles são ágeis, mas se assemelham à conformação de cavalos de tração.

Todos os cavalos Fjord são de cor palomina, com cinco variações reconhecidas no padrão racial. Uma das raças mais antigas do mundo, têm sido usada por centenas de anos como um cavalo de fazenda na Noruega. Nos tempos modernos é popular por seu bom temperamento em geral. Pode ser montado e também usado para draft.

Cavalos Fjord

Algo que os distingue muito é a coloração das crinas, sempre com duas cores. Vivendo no mundo há muitos anis, acredita-se que os Fjords estão relacionado aos Przewalski , um cavalo selvagem primitivo da Ásia. Sabia-se que existiam cavalos na Noruega no final da última era glacial. E o que a história conta é que os ancestrais do moderno cavalo Fjord tenham migrado para a Noruega e domesticados há mais de quatro mil anos.

Escavações arqueológicas em locais de enterro Viking indicam que o tipo de cavalo Fjord foi criado seletivamente por pelo menos dois mil anos. Foi a raça usada pelos vikings como parceiros de guerra. Usados para lida nos campos e fazendas, foram utilizados na Segunda Guerra Mundial por serem úteis para o trabalho em terreno montanhoso. Força, durabilidade e pelagem grossa sustentaram bem nos invernos rigorosos da Dinamarca.

Cavalos Fjord

Se você puder ver um Fjord, pode encontrá-lo em trabalhos pesados, como arar campos ou puxar madeira. Mas eles também são leves e ágeis o suficiente para ser um bom cavalo de Corrida e Atrelagem. Eles também são seguros para se andar nas montanhas. Hoje, o cavalo Fjord é favorito nas escolas de equitação e equoterapias norueguesas por seu  temperamento geralmente suave.

A estatura reduzida do Fjord o torna adequado para crianças e pessoas com deficiências. Eles são considerados muito bons cavalos de condução. E são comumente usados ​​em tudo, desde competições de transporte turístico na Noruega até o Combined Driving, esporte equestre que envolve carruagens.

Cavalos Fjord

Além de baixo e músculos, têm um pescoço forte e arqueado, pernas fortes e pés, um corpo compacto e musculoso. A cabeça é de tamanho médio e bem definida, com uma testa larga e achatada. A face é reta ou ligeiramente abaulada, com orelhas pequenas e olhos grandes.

Entre suas principais características são equinos rústicos, de fácil adaptação a qualquer clima. Os adultos variam em altura entre 1,34 a 1,47 metros e peso oscilando entre 400 e 500 kg, existindo poucos indivíduos fora destas medidas. Encontramos um registro de 2014 que diz que existem Fjords no Brasil, no Espírito Santo, exemplares trazidos por um norueguês.

Fonte e Fotos: Wikipedia

Escreva um comentário