Cavalos Passo Peruano estão entre os mais belos do mundo

Seu jeito de se mover e sua força são características marcantes

Peruvian Paso, ou Passo Peruano, vem de uma linhagem típica peruana, da província de Lurin, próximo a Lima, no Peru. Herdou do Andaluz a elevação dos membros dianteiros e do cavalo Frísio europeu ganhou a elegância trazida pelas crinas exuberantes do rabo e do pescoço. A chegada dele se deu com a colonização europeia.

Foto: Cavalos Exóticos

É uma raça musculosa, de tendões fortes, cascos compactos e muito resistentes. Porém, a suavidade do seu passo faz dele o cavalo ideal para cavalgadas de longas distâncias. Esse animal desenvolveu pulmão e coração maiores que lhe permitem trabalhar em atmosfera com pouco oxigênio. A pelagem tem todas as cores em baio e alazão.

Foto: Maravillas Peruanas

Conhecida por seu passeio suave, a raça se distingue por uma marcha lateral natural de quatro batimentos, chamada de paso llano. Protegida pelo governo peruano através do Decreto nº 25919, promulgado em 28 de novembro de 1992, a raça declarada Patrimônio Cultural da Nação pelo Instituto Nacional de Cultura (INC).

O cavalo peruano de passo está presente em manifestações artísticas do país de origem, como em danças folclóricas e ritos tradicionais. É um dos mais cômodos e mais bonitos do mundo, marchador habilidoso e pode até dançar. Participa, inclusive, de um folclore que é considerado patrimônio cultural da nação peruana.

Foto: Raças Cavalos

O Passo Peruano é uma das atrações turísticas do Peru. Quem visita a capital Lima ou qualquer outra cidade da Costa do Pacífico, sempre pode se agradar passeando nos criaderos da região. Em algumas fazendas, os turistas são brindados com uma verdadeira aula sobre a cultura equestre nesta parte do continente e ainda entendem a intrigante e famosa mecânica de movimentos do animal e se encantam com a coreografia.

Tem raça de cavalo que foi desenvolvida para a guerra. Tem raça desenvolvida para o trabalho, para a lida no gado, tem raça desenvolvida para o esporte. O cavalo peruano de passo, o marchador peruano, foi feito para viajar.

Ao contrário do Brasil, o Peru não foi feito para cavalo. Só os mais ricos se deslocavam montados e as circunstâncias não favoreceram a chegada de outras raças, de modo que o peruano de passo preserva ainda aquele sangue andaluz de séculos atrás. O andamento macio resulta de um valioso patrimônio genético.

Foto: Cavalgadas Brasil

A alçada dos cavalos de passo peruanos varia de 144 centímetros até aos 154. Dentro da história deles, estão as suas longas décadas de seleção, as quais deram como resultado final um cavalo com proporções caraterísticas no seu corpo e também com um particular andar de lado lateral. Atualmente habita o norte do Peru, especialmente em regiões como Liberdad e Piura.

Por Equipe Cavalus
Fonte: Cavalos Exóticos, Globo.com, Raças Cavalos

Deixe um comentário