Carruagens puxadas por cavalos atuam no local desde sua criação há mais de 160 anos

Você já deve ter visto em filmes quando casais, em especial, fazem passeios românticos em uma carruagem. Se não recorda, dá uma olhadinha em Ghostbusters (1984) ou em Kate & Leopold (2001). São quase 20 filmes que mostram uma cena comum no famoso Central Park na cidade de New York, Estados Unidos.

Passear de carruagem pelo Central Park é possível desde a sua abertura ao público em 1858. Frederick Law Olmsted o projetou com linhas curvas para oferecer belas vistas, certamente, melhor visualizadas do alto de uma carruagem. Rapidamente, tornou-se um local favorito da elite daquela época, que exibia seus veículos e cavalos elegantes. Mas também acabou sendo usado como ponto turístico para pessoas de o mundo, até hoje.

Cavalos trabalham
Há mais de 160 anos os cavalos são usados para transporte e passeio no Central Park

Logo, pessoas que não possuíam cavalos descobriram que a melhor maneira de ver todo o parque – que tem cerca de 4 km² de comprimento – era contratar um táxi puxado por cavalos para um passeio. O Central Park é um dos maiores parques urbanos do mundo, possuindo pradarias, lagos artificiais, cascatas e áreas que parecem um autêntico bosque, ainda o Zoo do Central Park e outras atrações.

Os táxis Hackney daquele tempo, eram as carruagens puxadas a cavalo, e passaram a fazer ponto na Rua 59. Tinham exatamente o objetivo de carregar turistas, em vez do habitual propósito prático de transporte. Aos domingos, o local fervilhava de pessoas de todas as classes sociais da cidade e claro, os turistas. Atividade que vem encantando as pessoas há mais de 160 anos.

Cavalos trabalham
Pedidos de casamento, passeios em grupos e comemorações especiais são algumas das razões que as pessoas escolhem as carruagens e cavalos do Central Park

Enquanto a chegada do automóvel eliminou cavalos em outras cidades menos afortunadas em meados do século 20, o cavalo e a carruagem nunca desapareceram da Plaza, da 5ª Avenida ou do Central Park em New York. Passaram incólumes pela Grande Depressão, pelas duas Guerras Mundiais, muitas administrações de prefeitos e décadas de mudanças. Se algo permaneceu constante na cidade, foram as carruagens e cavalos do Central Park.

O passeio de carruagem do Central Park tem o mesmo apelo de um século e meio atrás. O tour permite ao público experimentar o parque da mesma forma que seu arquiteto, Olmsted, pretendia que ele fosse experimentado. O público, para quem o transporte puxado por cavalos ecologicamente amigável não é algo que eles estão acostumados, tem a chance de conhecer e aprender sobre esses cavalos de trabalho.

Cavalos trabalham
Uma das muitas maneiras de conhecer o famoso Central Park, um dos maiores parques urbanos do mundo

Para muitas pessoas, o encontro deles com um cavalo de carruagem da cidade de Nova York pode ser a única experiência prática e próxima com um cavalo. É um passeio imperdível, caso vá à cidade! Custa cerca de US$ 100,00 e muita gente usa para fazer pedidos de casamento, excursões em grupo e comemorações especiais. #fikadika

Fonte: Iconicnyc
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Fotos: centralpark.com

Escreva um comentário