Originário da Escócia, o Clydesdale é famoso pelo seu temperamento. São cavalos muito afetuosos aos seus donos, mas chama atenção também o seu tamanho
O Clydesdale é uma raça de cavalo de tração originária da Escócia. Semelhante ao cavalo Shire, porém com pernas mais longas. Assim sendo, foi criado no sudeste da Escócia, na metade do século 18, usado para o transporte de todo e qualquer tipo de carga pesada. Um animal ativo e forte, de temperamento disposto e equilibrado. Apresenta-se nas pelagens zaino, zaino negro, negro ou tordilho. E mede, inegavelmente, 1,60 metro de altura na cernelha.
Eventualmente, os cavalos de grande porte foram desenvolvidos para o uso em guerras. Não só para levar as catapultas (cavalos de tiro), bem como carregar os cavaleiros de armadura pesada para a batalha. Dessa forma, agricultores escoceses, mais tarde, usaram alguns dos maiores garanhões Ingleses e Flamengos em éguas locais. Assim sendo, produziram um poderoso cavalo com um passo longo. Casco muito resistente, perfeito para trabalhar nos solos moles das terras ásperas da Escócia.
Inesperadamente, no final do século 19, a popularidade do Clydesdale floresceu. A exportações tomaram corpo. Países da comunidade britânica da Austrália, Nova Zelândia, Canadá, e ainda Estados Unidos, receberam exemplares. A raça foi muito importante em todo o desenvolvimento da Austrália, por exemplo. Apesar de substituído pelo trator na maioria das fazendas, este cavalo ainda trabalha na agricultura e silvicultura.
Curiosidades
A versatilidade do Clydesdale é evidenciado pelo número crescente de modalidades hípicas que usam seus indivíduos: Dressage (Atrelagem), Salto, cavalgadas e equitação terapêutica. Popular com os serviços de transporte, o Clydesdale é adequado para o trabalho e sempre atrai a admiração do público. Desfiles de rua não são completos sem a passagem deles pisando alto. A raça Clydesdale é muito usada no Brasil para a Atrelagem. Chegou ao País através da Estância São Francisco de Borja, quando Cláudio Borja importou dos Estados Unidos os primeiros animais em 1999.
Cavalos de outras raças concorrem com o Clydesdale no quesito altura. Além do Shire, Percherons, Fresian, Bretão e Belgas, por exemplo. Uma particularidade, é que os cavalos de tração são propensos ao estresse por calor. Eles não dissipam o calor dos músculos tão bem quanto outras raças. Precisam de mais água e sombra para se manterem hidratados e confortáveis. Por conta disso, muitos proprietários instalam ventiladores e até ar-condicionado em suas baias.
Fonte: Wikipedia e CBH
Crédito das fotos: Cowgirl Magazine, Wikepedia, cedida CBH
Veja outras notícias no portal Cavalus