Comitiva brasileira preparada para aportar na Equitana

Realizada em Essen, Alemanha, a cada dois anos, a feira se torna o capital do mundo equestre por uma semana

 Considerado o maior evento equestre do mundo, a Equitana reúne mais de 200 mil visitantes a cada dois anos, em Essen, na Alemanha. A edição 2019 acontece de 9 a 17 de março com a presença, entre outros do mundo todo, de expositores e visitantes brasileiros. A ideia é absorver conhecimento e cultura equestre.

Uma das opções para aproveitar tudo e mais um pouco do evento é se unir ao grupo da UC e da Unibens Turismo. Será o quarto ano que as duas empresas levam brasileiros para a Equitana. Aluisio Marins, da UC, conta que o grupo de 2019 tem 30 pessoas, de todo o Brasil, como Goiás, São Paulo, Maranhão, Santa Catarina, entre outros. “Para você ter uma ideia, tem gente nos procurando já para falar de 2021”, conta ele.

Além de turismo, conhecer a feira em si, esse grupo viverá dias de muito aprendizado. “A UC só está nessa por conta disso. Só vale a pena para gente participar por podemos agregar conhecimento, que é o nosso negócio”.

Por ter uma parceria de muitos anos com a Equitana, o grupo que vai com a UC e a Unibens tem um pacote muito especial. Como por exemplo, hospedagem a 200 metros da entrada da feira, ingressos VIPs para todos os dias, acesso a áreas que outros grupos não têm, acesso do grupo aos treinadores famosos do mundo inteiro, visita técnica onde o grupo conhece a feira sob a ótica do negócio, e ainda um suporte para comprar de acessórios ou produtos para cavalos.

Além de ver de um local privilegiado toda a programação intensa da Equitana, os brasileiros terão oportunidade também de fazer duas viagens para fora de Essen. Uma delas de turismo mesmo, para alguma cidade conhecida. E a outra viagem visa conhecer uma estrutura de cavalo na Alemanha fora da feira. “Ou seja, vamos entrar dentro da rotina de um centro equestre alemão ou de uma associação de raça, adicionando ainda mais conhecimento a essa viagem tão especial”, reforça Aluisio.

Equitana
Brasileiros na Equitana em 2017. Foto: Unibens

A experiência realmente será completa. “Essa participação brasileira é muito importante. O Brasil é um dos países que mais está crescendo na equinocultura e um dos países que o mundo tem mirado no sentido de futuro. Então, é importante a gente levar essas pessoas do cavalo para uma feira como essa, para que a gente consiga ir formando uma mentalidade bem profissional”.

“Dando oportunidade de conhecimento e de referência para as pessoas trazerem conhecimento de volta e aplicarem aqui no Brasil. Por isso essa viagem com a UC é tão especial. A gente consegue juntar turismo, lazer, diversão, conhecimento, experiencia e isso tudo agrega na vida dessas pessoas e também na vida dos cavlaos dessas pessoas, quando elas aplicam neles e no seu negócio tudo que viveram e conheceram na Equitana”, finalizou Aluisio, que vem formando cavaleiros a mais de 20 anos na UC.

Realizada desde 1972, a Equitana oferece uma grande diversidade de palestras, conferências, concursos e produtos voltados para o segmento. Há ainda na programação esporte de alto rendimento e entretenimento. Além da Alemanha, a feira acontece nos Estados Unidos e Austrália, também com intervalos.

O que tem lá? Dias Temáticos. A cada dia é possível experimentar um novo mundo; O Hop Top Show, que é uma mega exibição de cavalos, representações empolgantes, auxiliadas pelos efeitos de luz e de tons com base na mais moderna tecnologia de palcos.

Equitana
No Hop Top Show a produção tem cores, luzes e sons que encantam. Foto: Equitana

Na Equitana também têm o Show Stallions, a ‘A Noite dos Garanhões’, oportunidade de conhecer em um grande espetáculo as novas promessas e os mais destacados reprodutores da Europa; Nas Conferências e Seminários é possível obter conhecimento especializado nas áreas de saúde, reprodução, criação de animais e esporte.

Portanto, é um destino imperdível para os amantes do meio equestre. São mais de 40 raças de cavalos e cerca de 800 expositores de todo o mundo. Segundo o site do evento, o visitante terá nove dias de programação ininterrupta, que dão a oportunidade de sonhar e relaxar ou apenas conversar com amigos e colegas sobre cavalos, enquanto assiste a uma palestra, ou um show, ou uma prova, ou visita dos estandes.

Para se ter uma ideia, são sete arenas exibindo eventos de raças variadas. Em uma das noites do Hop Top Show, haverá apresentação do Lorenzo, o ‘francês voador’, com sua performance inigualável. E tem brasileira ansiosa para conhece-lo: ‘Estou muito animada. Quro conhecer o Lorenzo e conhecer o jeito que ele trabalha o cavalo em liberdade. Oshow dele parece mágica!”, conta Petit Herweg.

Equitana
Lorenzo, o ‘francês voador’, é uma das atrações mais aguardadas. Foto: Equitana

A amazona abrirá mão esse ano de participar do Grand Prix do Haras Raphaela para estar na Equitana. “As datas sempre coincidem, então eu teria que abrir mão uma vez na vida do GP e escolhi esse ano. Estou só com potros competindo, então acho que vai dar tudo certo. Ansiosa para ver os outros shows também, que são maravilhosos, cavalos de várias raças”.

Ainda na programação, provas como as de Salto, Adestramento, CCE, Atrelagem, Volteio, Horsemanship, sete modalidades western, como Rédeas e Apartação. Há também os salões que mostram todas as formas de passeio a cavalo, outros que apresentam raças como os pôneis, e ainda apresentações de iberian riding, com cavalos fazendo uma apresentação de Flamengo.

O Brasil está entre os países que não só visitam a feira como expõe. A Agro Maripá é o Brasil entre os expositores da Equitana 2019. Comemorando 40 anos de criação e seleção do Mangalarga Marchador, a Agro Maripá estará mais um ano na feira, pensando na alta visibilidade e divulgação de seus animais para o mundo.

Equitana
Agro Maripá expondo na Equitana. Foto: Arquivo

“A Equitana traz visibilidade e divulga nossos animais em um cenário diferente. Em todos os anos, nosso espaço na feira recebe muitas visitas e consultas, principalmente de alemães, holandeses, franceses e italianos, sobre a nossa genética. Esse ano é importante para nós porque comemoramos 40 anos de criação e seleção de MM, então quisemos estar presentes mais uma vez na feira para marcar presença e manter esta chama acesa. Além do que, toda essa experiência nos acrescenta muito em tudo o que diz respeito ao cavalo”, conta Marcelo Baptista de Oliveira, proprietário da Agro Maripá.

O criatório participa da Equitana desde 2011, quando integrou o projeto Vitrine do Mangalarga Marchador, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador. Presente em 2013, 2015 e 2017, a Agro Maripá manteve em exposição os animais de sua criação que já estavam na Europa, e este será o primeiro ano que não estará com cavalos no evento.

“A polêmica que o país vive sobre as barreiras sanitárias e o mormo impediram esse projeto de ir adiante, pois apesar de haver interesse no Mangalarga Marchador estamos ainda impossibilitados de exportar para a União Europeia. Acreditamos que exista um interesse e um mercado para nosso cavalo lá e por essa razão estamos motivados a continuar participando da feira e divulgando nossos animais no exterior, pois entendemos que a questão sanitária será resolvida”, continuou o criador.

Equitana
Cerca de 800 expositores de todo o mundo participam da Equitana

A Agro Maripá levará fotos e filmes da nova geração do plantel do haras, além de mostrar a evolução dos seus animais. Para o criatório, é muito importante poder mostrar na Alemanha uma raça brasileira, que só é encontrada no Brasil. Todos os criadores de Mangalarga Marchador saem ganhando com essa exposição e receptividade do público europeu.

“Estamos abrindo a fronteira, convidando os criadores de outros países a conhecerem também nossa estrutura no Brasil. Então, quando lá na frente houver um ambiente adequado para a exportação, temos certeza que esse movimento que estamos participando contribuirá para que muitos brasileiros sejam bem-vindos. É espetacular ver pessoas do mundo todo passando pelo nosso estande para conhecer nosso trabalho. Essa visibilidade é muito motivadora para a Agro Maripá”, finalizou Marcelo.

Quer saber mais sobre a magia da Equitana? Acesse: www.equitana.com.

Por Luciana Omena
Colaboração: UC, Êxito Assessoria e Unibens

Deixe um comentário