Como se aproximar do cavalo no pasto

Esta dica fala de posicionamento, ou seja, a forma correta de se direcionar ao abordar um cavalo

Recebo no dia a dia muitas perguntas de pessoas com dificuldades de chegar no pasto para pegar o cavalo que está solto. A maioria das pessoas tem dificuldade, geralmente, quando o pasto é muito amplo e o cavalo está solto lá. Qual a melhor forma de chegar até esse cavalo?

Primeiro de tudo, o seu cavalo tem que estar aberto a deixar você se aproximar. E esse é um trabalho constante que você deve fazer, quando está colocando cabresto, por exemplo. Ou no momento da escovação, redondel, entre outros.

Mas, no caso que estamos lidando aqui, acho importante falar do posicionamento da pessoa em relação ao cavalo. Perceba em que direção você está indo em relação a ele no pasto. O ideal é que ele esteja de frente para você, vendo a sua aproximação.

Se eu for em direção ao meu cavalo em um pasto aberto me posicionamento na garupa, além de eu abrir a chance dele sair galopando para longe, estou correndo o risco de levar um coice. Fica uma situação complicada e perigosa.

A dica é chegar sempre pela frente e angulado. Ou seja, de forma mais perpendicular, já que o olho do cavalo é lateral. E antes de tentar colocar o cabresto ou segurá-lo, tenta chegar para agradar ou fazer com que ele não se assuste e continue parado.

Mesmo assim, pode ser que você demore um pouco para conseguir acessá-lo. Continue a se posicionar em frente lateralmente em relação a ele todas as vezes que for se reaproximar. A primeira coisa que você precisa fazer é passar a mão nele. Mostre isso, chegue devagar e faça um carinho.

Com calma, você ajeita e passa o cabresto e leva ele para onde quiser. Veja que o posicionamento é importante para que você tenha segurança e praticidade!

Por Aluisio Marins
Médico Veterinário e reitor da UC, instruindo cavaleiros a mais de 20 anos

Deixe um comentário