Projeto foi arquitetado pelo médico veterinário Hugo Garcia da Silveira ao sentir falta de um canal de transmissão de informações que integrasse estudantes e todos os profissionais do segmento equestre
Quando Hugo Garcia da Silveira ganhou o seu primeiro computador, aos 13 anos de idade, não imaginava que aquele objeto iria virar, no futuro, a sua principal ferramenta de trabalho. Afinal, até então o seu maior sonho profissional era se formar em medicina veterinária para trabalhar como clínico equino.
E, assim, o fez, e, de fato, iniciou a faculdade de medicina veterinária e até chegou a trabalhar a campo. No entanto, quando ainda estava cursando o terceiro semestre do curso, sentiu falta de um canal de transmissão de informações técnicas que integrasse estudantes, veterinários, criadores, empresários da área de equinocultura e amantes do cavalos. Dessa forma, criou em 2013 a Informativa Equestre, também conhecida como InfoEquestre.
No começo, se tratava apenas de uma página no Facebook onde Hugo compartilhava, sozinho, conteúdo técnico em medicina veterinária equina. Mas, diante do sucesso da página, a Informativa Equestre se expandiu para as demais redes sociais até que, em 2015, se tornou um portal que hoje é referência na divulgação de materiais acadêmicos do setor equino.
“Os objetivos iniciais eram relatar os casos que acompanhava nos estágios escrevendo conteúdo para postar nas redes sociais já que estava em alta os blogues e estar montando um network pessoal para os possíveis estágios futuros. No início cheguei a ter 25 grupos de WhatsApp com vários acadêmicos de medicina veterinária com ênfase em medicina equina dos principais cursos de medicina veterinária do Brasil e até hoje 70% do nosso público são os acadêmicos”, explica.

Time InfoEquestre
Contudo, vale ressaltar que Hugo não trilhou todo esse caminho sozinho. Ainda na época que a InfoEquestre era apenas uma página nas redes sociais, ele se viu obrigado a produzir conteúdos diários para publicar. Afinal, a página estava em grande crescimento.
No entanto, com a rotina de universitário de uma faculdade integral e os estágios, ele começou a não ter tempo para se dedicar diariamente à InfoEquestre. “Foi quando algumas pessoas dos grupos de WhatsApp ofereceram para me ajudar a criar conteúdo junto comigo. Assim, iniciando o projeto Informativo Equestre, que mantemos o mesmo sistema até hoje.”
Atualmente, o portal conta com a colaboração de 80 criadores de conteúdos, entre acadêmicos de medicina veterinária com ênfase em medicina equina, mestrando e doutorando de várias localidades do país. Ademais, o time da InfoEquestre ainda é formado por profissionais das áreas de T.I, revisores técnicos e de ortografia.
Antes de mais nada Hugo frisa que todos esses membros são selecionados através de um processo seletivo rigoroso, que é realizado apenas duas vezes ao ano.

Principais desafios do projeto
Inegavelmente, os obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E não seria diferente para Hugo no projeto da InfoEquestre. Assim, ele teve vários, mas alguns o marcaram mais.
A começar pelo o que ele realmente queria deste projeto, porque ele demorou muito para perceber que a Informativo Equestre tinha um grande potencial “Até então eu estava empenhado em seguir uma carreira como médico veterinário de cavalos.”
Assim, ele se manteve por um tempo trabalhando como clínico e ainda no portal de conteúdo equestre. Mas depois de se formar, em 2018, ele acabou definindo que não ia mais trabalhar a campo, abrindo mão de algumas oportunidades como residência e mestrado, para se dedicar somente ao portal.
“Nesse momento o maior desafio foi dar o start sem conhecer o que realmente era necessário para ter um portal técnico. Além de quais protocolos e certificações que tinha que ter para nos tornar fortes no segmento técnico equestre. Para exemplificar hoje nosso portal tem ISSN e D.O.I, que é essencial no meio acadêmico e agora estamos esperando a Indexação Quallis”.
E acrescenta. “E foi muito difícil conquistar tudo isso sem ter aquela noção que alguns publicitários e jornalistas tinham já que naquele momento era médico veterinário já formado. Vários momentos tive medo, receio e, principalmente, um pouco pressão familiar já que abri mão de tudo para entrar em uma carreira até então totalmente desconhecida”.
Durante essa trajetória, Hugo fez cursos de empreendedorismo, marketing digital e de conteúdo. Além disso, contou com dicas importantes de vários empresários do setor da veterinária, como o Dr. Silvio Batista Piotto. Assim, Hugo conseguiu lapidar as ideias, estruturando a Informativo Equestre.

Receptividade da InforEquestre no meio
Assim, Hugo vê a receptividade da Informativo Equestre de uma forma muito positiva. Tanto que ele é sempre convidado para dar inúmeras palestras em faculdades. E, por onde passa, sempre é elogiado pelo trabalho por acadêmicos e profissionais da área.
“Realmente a Informativo Equestre se tornou referência em conteúdo técnico em medicina veterinária equina. Com isso hoje vejo que estou construindo meu legado! Tenho muito que aprender ainda, mas cada sorriso de conquista dos estagiários, a cada pedido de foto e a cada elogio mostra para mim o quanto valeu a pena explorar o inexplorado e arriscar tudo por um projeto”, ressalta.
Projeto para o futuro
Para o futuro, Hugo pretende buscar melhorias dos programas que já possui e trazer novas ideias de conteúdos técnicos nas principais plataformas digitais. Sempre de uma forma clara, didática e objetiva.
“Estamos estudando a possibilidade de, no segundo semestre, lançar um aplicativo com o nosso conteúdo. Em breve vamos lançar algumas novidades para outros seguimentos da medicina veterinária”.
Ao término da entrevista, o médico veterinário e empreendedor digital ainda soltou um spoiler exclusivo para o portal Cavalus. “Está nascendo uma editora técnica para ser a administradora dos futuros projetos e um livro técnico construído pela nossa equipe ainda neste semestre. Então convido a todos estarem acompanhando as redes sociais da Informativo Equestre”, finaliza.
Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Arquivo Pessoal/Hugo Garcia da Silveira
Veja mais notícias no portal Cavalus