Local possui também sua fase no Tambor e no Laço e hoje é ainda um luxuoso espaço para eventos

O Haras Canarim foi fundado por Marcus Vinicius Feliz Machado no ano de 1984. A criação fica a beira da Rodovia Marechal Rondon, com fácil acesso e próximo a cidade de Bauru/SP. Logo de inicio, o filho, Cezar Augusto Machado, se interessou também por cavalos. Começou a montar e competir.

Seu treinador era o Lu Moreira, que na época tinha uma escolinha no Recinto Mello Moraes. “Comecei a montar com uns oito anos de idade, logo que meu pai comprou o haras. Iniciei no Tambor, montava um cavalo chamado Leo Paco Shady. Também fiz Laço, por dois anos. Laçava bezerro e cheguei a ser reservado campeão Nacional”, conta Cézar.

Nessa época as provas estavam borbulhando em Bauru e os encontros no fim de semana no recinto para competir eram certos. Porém, o foco principal da criação sempre foi a Corrida. Tanto que em 1988 foram importadas as primeiras éguas dos Estados Unidos. Em seguida, o Canarim se consagrou com Apollo VM, o primeiro Tríplice Coroado, hoje um dos principais chefes da raça Quarto de Milha no Brasil.

Cézar e Leo Paco Shady, cavalo de Tambor e Laço de Bezerro, Lu Moreira ao seu lado e a equipe do Haras Canarim

Cézar assume

Em 1996, com o falecimento de Marcos Machado, a administração do criatório teve continuidade Cézar Machado. E ele seguiu os passos do pai, buscando aperfeiçoar o plantel sempre com alguma inovação.

No anseio formar grandes craques, consagrou também Nordick VM e Mogambo Fly VM, outros dois cavalos Tríplices Coroados. O Haras Canarim, portanto, é o único do mundo com três animais Triple Crown.

A criação do Canarim produziu, portanto, inúmeros craques: Dafine VM, Only Moon VM, Hawker Jet VM, Madalin Dash VM, Tudor Fly VM, Seven Time VM, Black Bryan VM, Apollo´s Gallant VM, Only Dancer VM, Gotta Be Fly VM, Mandela Dash VM, Tudor Free VM, Mosquetão VM, Victory Fly VM, Giant Fly VM, Odalisca Fly VM, Falcon Jet VM, Apollo´s Love, Clackson Blazen VM, Reality Only VM, Rick Toro, Litle Dash VM, entre outros.

Canarim Hall

Atualmente, além de investir em grandes genéticas de Corrida, o criatório tem um espaço para eventos em suas instalações. Inegavelmente, tornou-se uma referência na região, o Canarim Hall.

“A parte dos eventos começou porque eu já tinha um espaço para festa e aqui tem muita universidade. E eles acabaram ficando sem ter um lugar legal. Em parceria com dois amigos, acabei fazendo um evento e a partir daí não parou mais. Investimos no espaço e a agenda é lotada com casamentos, formaturas, aniversários”, fala Cézar.

Primordialmente, como novidade, está em andamento a construção de dez suítes. “Pensamos nessa novidade com o intuito de receber as pessoas que estarão e não não queiram pegar estrada ou ir para hotel”.

Confira outras notícias do Especial Bauru no portal Cavalus

A criação do Canarim, contudo, segue firme. Cézar Machado acredita que o grande diferencial dos resultados está em descobrir novos cavalos por meio de uma constante inovação genética com novos cruzamentos. “Busco sempre ter alguma coisa nova. A criação estava um pouco parada, mas posso garantir que esse ano vem muita coisa boa por aí, podem esperar!”

Por Verônica Formigoni
ESPECIAL Bauru – Revista Tambor & Baliza – Ed. 83
Foto: Arquivo Pessoal

Escreva um comentário