Dicas de cuidados para atletas equestres

Para os cavaleiros que atuam em esportes equestres modificar a postura pode ser o resultado entre ganhar e perder

Já imaginou utilizar um recurso que promove estímulos proprioceptivos na posição sentada e te ajuda a melhorar sua posição na equitação? Atletas de esportes equestres que buscam o alto rendimento, acima de tudo, devem se cercar de tudo para melhorar performance em competições. Uma dica é utilizar-se dessa metodologia e um grande aliado é o Balance Training Unit.

O aparelho foi criado por Fernando Perrella, fisioterapeuta especialista em postura corporal. Apaixonado por cavalos desde criança, com participação em inúmeras provas no segmento, ele percebeu que podia ajudar na reeducação dos indivíduos. Ou seja, ensinar a sentar-se de maneira correta. O BTU, aliás, atua de forma lúdica com adultos e crianças a partir de seis meses de idade.

De fato, o ser humano passa grande parte do seu dia sentado. De acordo com o especialista, posição esta que exerce grande sobrecarga nos discos articulares. E olha só: mesmo quando o indivíduo se mantém em uma postura adequada. Dessa forma, realizar uma atividade em má postura leva a uma sobrecarga ainda maior dessa região do corpo.

Portanto, muitas coisas não desejadas acontecem com o corpo do ser humano por conta da postura inadequada. No meio equestre ela é ainda mais exigida, mas é possível melhorar isso.

Para os cavaleiros que atuam em esportes equestres modificar a postura pode ser o resultado entre ganhar e perder; confira essas dicas

Dicas para atletas equestres

Antes de mais nada, o profissional faz anamnese, avaliação postural e avaliação das cadeias músculo conjuntivas da pessoa. A partir dai, os traça os objetivos. Não apenas conforme o observado nos testes, como também alinhado à modalidade equestre que o paciente atua.

O trabalho visará, antes de tudo, a prevenção de problemas articulares, principalmente na coluna vertebral. Serão os exercícios de alongamento, propriocepção, equilíbrio e força que farão o trabalho.

Nesse caso, proporcionarão a estabilidade necessária ao cavaleiro. Bem como coordenação dos comandos e ajudas de pernas, assento e rédeas. E ainda correção e automatização de descargas de peso durante as transições e troca de mãos do cavalo. Por outro lado, no caso de lesões ou dores, o trabalho foca na solução dos sintomas. Uma vez que corrige posturas inadequadas que levam aos quadros de disfunção.

  • Exercícios de correção são aplicados indoor, em uma sala ou estúdio
  • Isso facilita a prática e o desenvolvimento do balance dinâmico
  • O trabalho inclui estabilização de cintura pélvica na posição sentada, em assento instável, com dissociação de membros superiores e membros inferiores
  • Utiliza as cadeias cruzadas, respeitando comandos específicos de atuação nos estímulos proprioceptivos nos cavalos
  • Em seguida há passagem para posição ortostática com ativação de centro de força. O objetivo é fortalecer os membros inferiores, estabilizar o tronco
  • Com aumento de dificuldade ou não, os exercícios são de resistência e coordenação
  • Simulam, ao mesmo tempo, a associação no comando de pernas em paleta posterior e boca, pescoço (rédeas)
  • Assim, o iniciante aprende a utilização do seu corpo na pratica e entende os comandos para domínio da arte de montar.
Para os cavaleiros que atuam em esportes equestres modificar a postura pode ser o resultado entre ganhar e perder; confira essas dicas

Outros usos

Na Equoterapia, o BTU ajuda no desenvolvimento de equilíbrio do conjunto cavalo x cavaleiro. Desde os ensinamentos básicos da equitação terapêutica até os movimentos mais complexos do cavaleiro sobre o cavalo. Na Equitação, fornece exercícios de aprendizagem, correção e condicionamento para iniciantes e atletas de alto nível.

A busca é pela melhora da performance equestre através de um melhor equilíbrio e diminuição de  descargas assimétricas  em estribos, lombo e boca do cavalo. Só para ilustrar, a ideia é que o conjunto, tenha um melhor aproveitamento em provas, como falamos acima. Por conseqüência, diminui lesões e fadiga precoce, além de fazer um trabalho aeróbico de trote elevado para equitadores de longa distância como praticantes de enduro.

No método chamado de horse riding training, o BTU atua com os primeiros passos da equitação. Coordenação dos comandos de perna e de rédeas para que o futuro cavaleiro aprenda de maneira teórico-prática de conduzir seu cavalo. Corrige os movimentos indesejados ou a utilização incorreta das rédeas pelo cavaleiro.

Colaboração: Fernando Perrella, fisioterapeuta especialista em postura corporal, que atua a há mais de 20 anos com postura e patologias que acometem a coluna vertebral
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Fonte: Editora Passos

Veja outras notícias no portal Cavalus