Aparentemente, para fazer uma cerca para cavalos basta cercar uma área na propriedade e pronto. Contudo, especialistas indicam que não é só isso! Uma série de coisas são importantes a se considerar para que o bem-estar do animal permaneça em primeiro lugar.
Comece com a escolha do material. Então, após feita essa escolha, cerque-se de alguns atributos para fazer da sua uma boa cerca para cavalos.
Antes de mais nada, entenda que cercamento de um haras ou centro de treinamento representa um capital importante de investimento. Assim, o cuidado no planejamento é essencial antes construção. Ela não só protege a propriedade, mas também tem a função de dividir animais por grupos (matrizes, receptoras, éguas de trabalho, garanhões, etc).
Uma cerca de pasto bem planejada e com boa manutenção muda o visual da sua instalação para cavalos para melhor. Assim como o contrário também pode acontecer.
A melhor cerca para cavalos
O verdadeiro teste não é feito quando os cavalos estão em paz pastando, mas quando um cavalo excitado entra em contato cerca em uma tentativa de escapar. Diferente do gado, cavalos irão se chocar com maior impacto em uma cerca, porque eles são maiores e mais rápidos, atingiram a cerca com mais força.
Uma cerca perfeita deve ser altamente visível para os cavalos. Eles tendem a correr quando se veem em perigo, mesmo que o pasto seja pequeno e a cerca esteja relativamente próxima. Uma cerca deve ser segura o suficiente para conter um cavalo que corre contra ela sem causar ferimentos ou danos. Também deve ser alta o suficiente para desencorajar saltos; sólida o suficiente para desencorajar o teste de força.
Como deve ser o layout de um pasto
O planejamento de uma boa cerca inclui mais do que selecionar seu material. O melhor planejamento envolve um layout desenhado em escala que mostra portões, linhas de cerca, onde cercas cruzam riachos ou outros obstáculos. Bem como caminhos irregulares ao longo do fluxo, rotas de tráfego para cavalos e manipuladores. Mostram ainda as rotas para suprimentos e água, tráfego de veículos (circulação social) e acesso ao equipamento de corte para dentro do piquete.
Abaixo, um exemplo de espaço mal planejado:
E agora da maneira correta:
Detalhes
Uma boa altura para a cerca de piquete dos cavalos deve estar entre 1,35 a 1,55 metros do nível do solo. Outra regra aplicável é que ela esteja acima da altura de cernelha dos animais. Cavalos muito baixos ou muito altos se desencorajam a saltar ao ver a cerca se ela for da altura correta.
Na parte inferior, um espaçamento de 20 centímetros impedirá que o casco dos cavalos fiquem presos ao mesmo tempo que irá desencorajá-los de comer a grama do outro lado. Os vãos da cerca devem ser largos o suficiente de forma a não prender pés, pernas e cabeça dos cavalos.
A cerca deve ser lisa na parte onde estão os cavalos, ou seja, postes de fixação devem estar na face externa do piquete a fim de evitar lesões e coices dos cavalos. Ao longo do tempo, os coices, no sentido contrário, podem danificar e até abrir a cerca.
Apesar de parecer simples, o tipo de material, desenho e layout da cerca para pastagens é um assunto bem complexo. E, por incrível que pareça, ainda há muito para ser falado sobre esse tema. Mas, as informações básicas desse texto darão uma ideia inicial do que é um layout seguro. Agora, mão na massa!
Fonte: Horse Stable And Riding Arena Design; Building A Farm Horse Fence; Stable Management
Colaboração: Arquitetura Equestre
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Pixabay