Trocas de experiências e atualizações foram o ponto alto do último dia do XI Encontro Brasil De Reprodução Equina (Enbrequi), realizado na sexta (05), no Haras Raphaela em Tietê (SP). O evento é considerado um dos maiores por reunir médicos-veterinários especializados em reprodução equina do Brasil e exterior em dois dias de palestras e fóruns.
Na agenda do dia, destaques para a palestra ‘Similaridades e diferenças na reprodução entre equinos e asininos’, promovida pelo Prof. Igor Canisso da Universidade de Illinois, nos EUA. “Eu moro fora há quase 17 anos e tenho o privilégio de flutuar entre os dois países. Posso afirmar que o Brasil tem os melhores veterinários do mundo. Sempre falo que o nosso país vai ser o celeiro de mão de obra na medicina veterinária”, enaltece ele que participa pela terceira vez do Enbrequi e deu o seu relato sobre situações clínicas mais interessantes já presenciadas em sua trajetória profissional.
O encontro também contou com a presença do Prof. Rubens Paes de Arruda, titular do Departamento de Reprodução Animal da Universidade de São Paulo (USP), como moderador de algumas palestras, entre elas, a ministrada pelo Prof. Frederico Ozanan Papa. “Desde o início participo do Enbrequi, o qual considero o evento mais importante da reprodução equina no Brasil. E é sempre muito bom ver pessoas de todos os lugares do Brasil reunidas em busca de conhecimento e atualização. Acho interessante que aqui seja o local onde os jovens profissionais pensem onde estão na profissão. Em suma, me sinto muito feliz por estar nesse meio”, analisa.
De acordo com as informações da organização do Enbrequi, 520 médicos veterinários de 19 estados estiveram presentes durante os dois dias de evento, entre eles, a médica-veterinária Luana Oliveira, de Feira de Santana (BA). “Eu sempre quis vir, nunca conseguia, mas esse ano deu certo e estou aqui gostando de estar conectada com as novidades da minha área e com pessoas de vários lugares”, diz ela que atua com a raça Campolina.
Enbrequi 2024
Para o médico-veterinário Prof. Marco Alvarenga, um dos idealizadores do Enbrequi ao lado do Dr. Marcio Teoro do Carmo, esta edição conseguiu manter seu espírito de congregar colegas de campo em um ambiente totalmente equestre onde temas importantes do dia a dia foram intensamente debatidos. “Conseguimos agregar conhecimento a momentos de descontração. Agradecemos as empresas parceiras, aos 500 participantes e convidamos todos para retornar ao Haras Raphaela para a edição de 2024”.
Por Wesley Vieira/Redação Cavalus
Fotos: Sidnei Paladini
Leia mais notícias aqui.