Com experiência de quase 30 anos no mercado, o renomado médico veterinário é líder da Central de Reprodução LUB Breeding
O renomado médico veterinário, Luciano Beretta, nascido em Dracena/SP, casado com Priscila e pai de Gabriela, Lucas e Eduardo, é quem está à frente da Central de Reprodução LUB Breeding – referência na América Latina.
Inicialmente, Beretta até chegou a competidor nas modalidades de Conformação e Western Pleasure, mas depois focou o seu trabalho na preparação de animais de competição para provas de Conformação. Além disso, se propôs a alojar os garanhões dessa modalidade em sua central de reprodução, localizada em Cesário Lange/SP, onde mora.
Em seguida, ele optou por expandir seu leque e começou a receber animais de outras linhagens como Laço, Três Tambores e Corrida. Nesta entrevista especial, Beretta conta um pouco da sua história no meio dos cavalos, a importância de um bom acasalamento e a evolução da modalidade dos Três Tambores. Confira!
Leia mais notícias no portal Cavalus
Primeiro contato com o mundo dos cavalos
Meu primeiro contato era em provas de Tambor e Baliza na cidade de Novo Horizonte, isso há 40 anos. Eu ficava encantado, mas não competia e só sonhava. Depois acompanhei o treinador Luiz Boldrini (na modalidade de Conformação) e resolvi me dedicar a modalidade desde 1990.
Quando começou a criar
Com o tempo com a minha formação veterinária comecei a receber alguns garanhões para cobrir éguas de terceiros. Dessa forma, comecei com dois Appaloosa e hoje trabalho com mais de 20 Quarto de Milha. Além disso, também o sêmen congelado de mais oito garanhões.
Evolução dos Três Tambores
Vejo a evolução do esporte fantástica, com um nível de profissionalismo e dos organizadores dos mais elevados, com um excelente sistema de pontuação. Acho que este profissionalismo é o diferencial.
Estrutura da Central de Reprodução LUB Breeding
A estrutura do centro hoje é montada em 20 alqueires com 20 cocheiras para garanhões, 60 cocheiras para éguas, laboratório construído pelas normas do MAPA e utilizamos as melhores técnicas de biotecnologia. Em 2018, estaremos lançando no mercado a sexagem do sêmen dos nossos garanhões.
Importância de um bom acasalamento
A escolha de um bom acasalamento e a base da comercialização. A pessoa deve acasalar pensando no mercado daqui a 3 ou 4 anos.
Animais da central
Amplos pavilhões de cocheiras contando com um time de ponta, são mais de 100 doadoras das mais diversas linhagens alojadas e centenas de receptoras à disposição para os serviços de inseminação artificial e transferência de embrião.
Fonte: Editora Passos
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal/Luciano Beretta