Evidenciando a cultura do México, conheça um pouco da Charreada

Charreada é tipo de um rodeio originado no México, composto por nove provas para homens e um para mulheres, que se vestem a caráter em cima de seus cavalos

Evoluindo a partir das tradições trazidas da Espanha no século 16, as primeiras Charreadas, em espanhol Charrería, foram competições que se originaram do trabalho de fazenda. Na época da colonização do México pelos espanhóis, que chegaram por volta de 1528, eles tinham grandes propriedades pecuárias e achavam necessário empregar os locais como vaqueros ou pastores, que logo tornaram-se excelentes cavaleiros. Os rancheros ou fazendeiros, de propriedades menores, foram os primeiros charros genuínos e são creditados como inventores da Charreada.

Antes da Revolução Mexicana, as competições de trabalho de fazenda eram geralmente disputadas entre os times das próprias fazendas. Após a dissolução das fazendas pela Revolução Mexicana, os charros viram suas tradições cessarem. Anos mais tarde, em 1921, formam a Associação Nacional de Charros a fim de resgatar e manter viva a tradição da charrería. O cinema ajudou a trazer a popularidade de volta, com músicas rancheras e a imagem do cowboy. Os atores mexicanos Jorge Negrete e Pedro Infante interpretavam as personagens de charros nos filmes das décadas de 1940 e 1950.

É uma festa completa nas cidades do México. Famílias e amigos se unem para as competições, ao som de muita música com banda de mariachi tocando Marcha Zacatecas, alegria e roupas características. Tudo isso em companhia dos cavalos, animais que os mexicanos amam e cuidam. A prova representa a cultura, a tradição e a história do México, e os participantes devem ter habilidades em montaria de cavalos, laço e o manejo do gado.

Eles usam roupas de charro tradicionais, que incluem sombrero, terno bem ajustado e botas, tudo com muita cor. A sela do charro possibilita que ele não seja lançado do cavalo e há apoios que o ajudam a se segurar caso precisem. São realizadas em uma área marcada de uma arena, chamada Lienzo charro, com pista de 12 metros de largura por 60 metros (200 pés) de comprimento, levando a um círculo de 40 metros (130 pés) de diâmetro.

Escaramuza

Ao contrário dos nossos rodeios aqui no Brasil, não há prêmio em dinheiro nas Charreadas, por ser considerado um esporte amador e não profissional.  As provas não são cronometradas, mas julgadas e marcadas com base na delicadeza e graça dos concorrentes.  São nove provas para os homens, que até pouco tempo dominavam os eventos, até que criaram uma para as mulheres. Duas ou mais equipes, formadas por famílias e amigos, chamadas associações, competem entre si, e podem chegar ao título de campeões estaduais, regionais e nacionais, sendo julgados pelo estilo e pela execução.

E as provas são: Cala de Caballo, uma demonstração de Rédeas; Piales en Lienzo, como se fosse Laço Pé); Colas en el Lienzo, semelhantes à Vaquejada; Jineteo de Toro, o bull riding, ou montaria em touro; Terna en el Ruedo, semelhante ao  Team Roping, só que com uma equipe de três cavaleiros; Jineteo de Yegua, semelhante ao Bareback ; Manganas a Pie, realizada a pé pelo charro; Manganas a Caballo, mesma prova de derrubar boi, só que a cavalo; El Paso de la Muerte, quando um charro montado a cavalo tenta pular para o traseiro de outro cavalo, soltos e montá-lo até fazê-lo parar;  Escaramuza, equipes de mulheres que realizam exibições equestres de precisão e andam de lado e vestidas de Adelita.

Colas en el Lienzo

Em 2016, a charrería foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Compareça uma charreada e viva a diversão e emoção da tradição equina mexicana.  Um dos eventos mais tradicionais é o Campeonato Nacional Charro, realizado em Guadalajara, como parte do Encontro Internacional do Mariachi e a Charrería.

Por Luciana Omena
Fonte e fotos: Wikipedia

 

Deixe um comentário