Já são mais de 61 mil inscritos no Youtube e mais de 26 mil no Instagram, onde a comunicadora fala de cavalos
Gabriela Souza Gobo, natural de Jundiai/SP, começou sua história com cavalos como milhares de outras pessoas. Cresceu em um sítio, monta desde pequena e tem nos cavalos uma de suas paixões. “Um amigo trabalhava com doma de cavalos e eu acabava ajudando ele a mantê-los condicionados. Era trabalho para ele e diversão para mim, uma forma que eu achei para ficar sempre mais perto dos cavalos. Hoje Adriano Bernardes, esse amigo, é meu namorado (risos)”, conta Gabi, lembrando que nessa época ainda não havia a Copa de Marcha, eram apenas cavalos de passeio.
Como sempre viveu perto dos animais, a ideia inicial de Gabi era fazer Veterinária. “Tinha dúvida entre a comunicação e a veterinária, pois tinha medo de acabar confundindo a profissão com meu hobbie. Então, acabei me formando em Rádio|TV|Internet. Dessa forma, posso unir a profissão com os cavalos. Minha meta de vida é comunicar sobre cavalos, é minha paixão, não tem jeito”, reforça. Foi assim que surgiu o canal no Youtube – Jeito de Cowboy – hoje com mais de 60 mil inscritos.
Durante a faculdade, ela morou em São Paulo, cursou a Cásper Líbero em plena Avenida Paulista. Para ganhar experiência, passou alguns anos na cidade grande, trabalhou na Gazeta como produtora, mas sentia muita falta do interior. Como o namorado já participava das provas de Marcha e Gabi vivia esse universo, decidiu começar a produzir conteúdo sobre o assunto. Primeiro veio o blog e depois o canal. “Quando voltei para casa, eu e o Adriano abrimos um centro de treinamento de Marcha, que hoje é situado em Indaiatuba”.
Gabi ficou por um tempo só trabalhando com o namorado e veio a vontade de trabalhar com comunicação de novo. “Trabalhei na TVTec em Jundiaí, dei curso de comunicação, de produção de visual, depois fui para uma empresa também trabalhando com comunicação. Hoje trabalho na Vetnil – empresa de produtos veterinários – e tenho condição de manter o canal Jeito de Cowboy. Já são mais de 26 mil seguidores hoje no Instagram o que me deixa muito contente”.
Seu público inicial são as pessoas do cavalo de Marcha. Gabi participava de todas as provas, gravava vídeos explicativos a respeito de tudo sobre a modalidade e os cavalos. Com sua bagagem em comunicação, percebeu que estava dando certo a linguagem que usava para passar as informações. Gabi sempre procurava um olhar diferente para contar sobre cada prova, apresentando os bastidores e outras peculiaridades. O público foi aumentando e gostando cada vez mais do conteúdo que ela produzia.
Ela conta que a correria do dia a dia a afastou um pouco das provas de Marcha. O centro de treinamento dela e do Adriano continua de ‘vento em popa’, participando de grandes competições como a Nacional do Mangalarga Marchador no Parque da Gameleira em Belo Horizonte, mas Gabi tem uma nova paixão: Ranch Sorting e Team Penning. “Durante muito tempo, até hoje, sou cobrada por não apresentar mais cavalos de Marcha, mas eu amo velocidade, sempre quis algo nesse sentido, e me encontrei nessas duas modalidades”.
Dividindo seu tempo entre o trabalho na Vetnil e a produção de conteúdo para o Jeito de Cowboy, Gabi participa das provas de Liga Leste Paulista e da RSNC com seu primeiro cavalo da raça Quarto de Milha que ganhou, claro, do namorado. “Foi graças a Marcha que o Jeito de Cowboy começou e cresceu, nunca vou deixar de amar a Marcha, mas me sinto melhor hoje competindo no Ranch Sorting e no Team Penning, desde novembro do ano passado. Então, comecei a produzir conteúdo também para essas modalidades. O meu público do QM ainda não é alto, mas quero chegar lá!”
Para ela, não tem como escolher entre um e outro. O cavalo é a sua paixão e é isso que ela gosta de mostrar para os seus seguidores. Quando está em um evento e encontra uma história bacana de outra raça, que não seja o Mangalarga Marchador ou o Quarto de Milha, Gabo também grava e faz entrevistas. “A essência do Jeito de Cowboy é essa, falar de cavalos. Espero que eu consiga tocar esse projeto para sempre, pois faz parte da minha vida. Quero crescer mais, sempre busco formas de melhorar. Gosto de entender melhor o mercado, e hoje ta mais fácil do que quando comecei”, recorda.
São dois vídeos por semana no Youtube, que Gabi tenta manter à risca. Como faz tudo sozinha, a depender das demandas de trabalho, às vezes não sobe os vídeos semanalmente. De qualquer forma, está sempre editando em casa, buscando temas, movimentando o canal e o Instagram. “Gosto de passar a minha identidade nos vídeos que gravo e edito, então estão constantemente a procura de evoluir. E se eu olhar para trás, há cinco anos, tudo mudou e melhorou, sem dúvidas”, finaliza Gabi, que para a nossa alegria é uma ávida consumidora das notícias do Portal Cavalus.
Por Luciana Omena e Verônica Formigoni
Fotos: Reprodução/Instagram