O Haras Passira, localizado no município de Gravatá/PE, é um bom exemplo de uma criação de sucesso de cavalos Quarto de Milha na Região Nordeste do Brasil. Antes de mais nada vale frisar que o criatório foi fundado pelo engenheiro químico Ismar Gomes de Amorim Filho, que sempre esteve envolvido com o mundo rural.
Afinal, aos quatro anos de idade, ganhou o seu primeiro animal. Foi um presente dado por seu pai, um tordilho da raça Crioulo Nordestino. Depois, já na fase adulta, entre os anos de 1964 e 1972, Ismar começou a correr Vaquejada.
O amor que sempre teve pelos esportes equestres e pelos atributos do cavalo Quarto de Milha – como docilidade, velocidade, inteligência e habilidade -, foram decisivos na escolha de Ismar Amorim por essa raça. Esta que hoje é responsável pela grandeza da Vaquejada nas regiões Norte e Nordeste e que se espalha por todo País cada dia mais.
Início da criação Haras Passira
Contudo, foi no de 1980 que Ismar iniciou a sua criação no município de Passira/PE (vindo daí o nome do Haras “Passira”). Após 10 anos, mudou-se para Gravatá/PE. “Neste meio tempo descobrimos que o nome Passira, em tupi guarani, significa “lugar encantado”. Sendo assim, o nome vai continuar se perpetuando como Haras Passira”, afirma Ismar.
De acordo com o criador, o local conta com uma área total de 240 hectares, sendo 210 de pastagens divididas em 32 piquetes e oito maternidades. Além disso, sua estrutura física é composta de 56 baias, centro de manejo, dois redondéis para treinamento e uma pista de vaquejada.
Com relação a equipe de campo, uma cartela variada de profissionais qualificados. Entre eles: gerente, tratadores, domador, casqueador, tratorista e vigilância, além de dois veterinários terceirizados com suas respectivas equipes, todos em perfeita sintonia com os projetos de melhoramento genético do Haras.
Ademais, a paixão por cavalos também foi transferida para a esposa Christina e os três filhos do casal: Alessandra, Rodrigo e Eduarda, que abraçaram a criação de Quarto de Milha. Estando, assim, todos presentes no dia-a-dia do Haras Passira.
Perfil do criatório
Ainda conforme Ismar, o perfil do criatório do Haras Passira prioriza a Vaquejada, como também as modalidades de trabalho, Corrida, Tambor e Baliza, Laço em Dupla e Laço ao Pé. “Em minha opinião, as modalidades de Tambor e Baliza são importantes para a iniciação das crianças no mundo equestre. Meu filho Rodrigo começou a correr nestas provas, o que me deu a certeza absoluta que este é o melhor caminho para a juventude na construção da amizade e da boa convivência esportiva”.
Assim, o criatório já possuía matrizes de linhagens consagradas como: Eternaly Fred, Shady Apolo Bars, Mr Par Three, Dan’s Boy Skippy. Mesmo assim, com o objetivo de melhorar, ainda mais, a qualidade genética do seu plantel, Ismar importou dos Estados Unidos 25 éguas e seis garanhões filhos de Campeões Mundiais. Na época, exigência do Regulamento para Importação da ABQM.
Com isso, a base genética do Haras Passira é composta de três linhagens que fazem parte do seleto grupo do Hall Of Fame e Foundation da AQHA. São eles: Mean and Lean, El Two Eyed e Badgers Nurse.
Em busca do aperfeiçoamento das qualidades da raça
Inegavelmente, a busca do criatório do Haras Passira tem sido para aperfeiçoar as qualidades da raça Quarto de Milha. “A minha rotina como criador é procurar sempre fazer cruzamentos que possam aumentar a heterozigoze dos animais. Favorecendo, portanto, a sua estrutura óssea, reduzindo o estresse, aprimorando o “balance”, mas sem perder o “cow-sense”, obviamente. Pois considero esse como a maior virtude do cavalo Quarto de Milha”, diz Ismar.
Em 2006, começou a utilizar para reprodução o jovem garanhão El Patron HAP “Lourinho” (filho de El Two Eyed em mãe Mean and Lean), que precocemente se destacou nas provas de Vaquejada e, atualmente, é produtor de grandes campeões. Do mesmo modo, em meados de 2011, adquiriu o garanhão Beaver Freckles (pontuado em Apartação), como também, no ano de 2019, o garanhão Hot Blood Doc (Registro de Mérito e Superior em Vaquejada).
Resultados expressivos
Consequentemente, o Haras Passira tem sido recompensado com resultados acima da média. Tanto em leilões quanto nas competições. Bons exemplos são as vitórias conquistadas em mais de seis campeonatos nos Estados Unidos.
Já no Brasil, o criatório pernambucano produziu campeões em várias modalidades: Vaquejada; Tambor; Baliza; Apartação; Laço em Cabeça; Laço de Pé; e Working Cow Horse. Com vários produtos, aliás, Superiores e Registros de Mérito.
Por fim, para coroar todo o trabalho desenvolvido nestes 40 anos, Ismar Amorim foi um dos homenageados do 8° Hall Da Fama ABQM. “Os meus animais já me deram tantas alegrias que o mínimo que posso fazer é tratá-los com amor e muita responsabilidade”, finaliza Ismar.
Instagram: @haraspassira
Por Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal/Haras Passira
Veja mais notícias no portal Cavalus