Geral

Haroldo Pessoa, o Loly, celebra 30 anos de carreira!

Publicado

⠀em

São três décadas voltadas ao aprimoramento e à valorização da raça QM no Brasil

A história de Haroldo de Araújo Pessoa Sobrinho no cavalo Quarto de Milha se confunde com a própria história da raça. A ABQM nasceu no consultório de seu pai, Heraldo Pessoa. Após se formar em Administração de Empresas, Loly aprofundou os seus conhecimentos técnicos nos Estados Unidos, onde montou com os melhores treinadores de Rédeas e de Apartação e se profissionalizou como treinador de cavalos.

Competidor ativo desde a infância, já participou de provas em quase todas as modalidades de trabalho no Quarto de Milha. Conhecedor técnico e prático das competições, foi Juiz Oficial AQHA, ABQM, ABCPaint, ABCAppaloosa, ANCR/NRHA, ANCA/NCHA, julgando inúmeras provas por todo o Brasil.

Haroldo Pessoa Loly

Ao lado da família

A experiência de quem vive cavalos desde a infância, somada a muitos anos de estudo e ao feeling nato de Haroldo Pessoa, são os grandes diferenciais da Loly Assessoria, criada em 2001 por ele e a esposa Simone, no mercado de consultoria equestre. Com o propósito de disponibilizar ao mercado nacional todo o seu conhecimento, Loly se dedica integralmente aos cavalos, seus clientes e ao fomento da raça QM.

Difícil alguém ser do meio quartista e pelo menos não ter ouvido falar do Loly. Quem já bateu dois dedos de ‘prosa’ com ele, de imediato, percebe que os cavalos fazem parte de sua vida de forma intrínseca. Cada conversa, uma aula sobre linhagens, cruzamentos, treinamento, genética, mercado e muito mais sobre qualquer assunto que seja ligado ao que ele escolheu para viver.

Haroldo Pessoa LolyComo tudo começou

Voltamos aos anos 1960. Aos quatro anos de idade, Haroldo Pessoa montava o primeiro cavalo de sua vida – para nunca mais descer. Logo viria a primeira prova. E as muitas gotas de suor. Era a inauguração do Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP, em 1974. “Desde então, participei por muitos anos das provas Seis Balizas, Laço Bezerro, Maneabilidade e Velocidade e, é claro, Três Tambores”, conta Loly.

A paixão pelos cavalos veio de berço. “Desde pequeno sou apaixonado por esse mundo. O envolvimento do meu pai com o QM sempre fez com que eu me aproximasse ainda mais dos cavalos. Ele, com um grupo de criadores, fundou a ABQM e, por mais de oito anos, tocou a associação, divulgando o Quarto de Milha por todo o Brasil”.

De 1969 a 1977, eles viveram em função do cavalo vinte e quatro horas por dia. “E, com isso, eu fui gostando mais e mais e resolvi fazer dessa paixão a minha profissão”. A juventude? Loly também passou montado a cavalo – e estudando sobre eles. No intervalo dos treinos, folheava as revistas e assistia aos filmes sobre Quarto de Milha que o pai recebia dos Estados Unidos.

Assim foi, também, durante a faculdade. “Eu conciliava as competições equestres com as provas do curso de Administração de Empresas”, rememora. Em 1987, já com o diploma em mãos, Loly fez as malas e se mudou para os Estados Unidos com o objetivo de aprender ainda mais sobre os cavalos.

Haroldo Pessoa Loly

Nos Estados Unidos

“Neste período trabalhei com dois dos melhores treinadores de Rédeas da época, o Doug Milholland e o Bob Loomis, e depois fui trabalhar com o Punk Carter, treinador de Apartação. Foi um período de muito aprendizado. O Punk me deu muita oportunidade de montar e de aprender sobre cavalos de Apartação. Eu montava a cavalo o dia inteiro, a semana toda, das quatro da manhã até às oito da noite. Estava fazendo o que eu gostava e realizando o meu maior sonho”, relembra.

Início da carreira

Em dezembro de 1988, Loly retornou ao Brasil com experiência em diversas modalidades e com muito conhecimento na bagagem. A carreira de treinador começa a deslanchar e o sucesso como competidor se comprova nas pistas.

Haroldo Pessoa Loly

Ken Blue

Entre os títulos, Haroldo Pessoa foi sete vezes Campeão Nacional pela ABQM, quatro vezes Campeão Nacional pela ANCA e duas vezes Campeão Potro do Futuro – uma pela ABQM e outra pela ANCA. Também conquistou oito vezes o Super Stakes ANCA, três vezes a Copa dos Campeões ABQM e quatro vezes o Congresso ABQM, além de faturar dois Derbys ANCA, três Campeonato Paulistas e três Circuito dos Treinadores ANCA.

“Tive a sorte de ganhar todos os títulos possíveis na Apartação, tanto pela ANCA como pela ABQM, quanto pela ABCPaint. Também participei por três anos do International Cup, prova realizada pela NCHA nos Estados Unidos, com vários países afiliados. O Brasil se sagrou Reservado Campeão Mundial e fui o cavaleiro com maior número de pontos, obtendo as maiores notas no primeiro e no segundo rounds. Foram anos bastante intensos e de muito aprendizado”, afirma.

Em meio a tantas conquistas, elencar uma prova como a melhor da vida poderia ser uma tarefa difícil, mas ele se arrisca em nome de um cavalo específico: “É difícil escolher uma prova, mas a melhor delas foi a que ganhei com o Anjin San, durante o 1º Congresso ABQM, em Bauru/SP, no ano de 1991. Tinha chovido muito naqueles dias, mas para ele, nada era problema. Apartava na areia seca, molhada, dura ou pesada”.

Haroldo Pessoa Loly

Anjin San

Loly afirma que teve a felicidade de montar grandes cavalos. “Mas acho que o melhor e mais importante deles foi o Anjin, o primeiro cavalo que treinei quando voltei dos Estados Unidos. Ele já tinha sido iniciado por um outro treinador, mas tinha um monte de vícios e de medos”, lembra.

Foi um grande desafio para ele. “Eu estava tentando iniciar a carreira, sem experiência, em uma época muito difícil para tentar ser um treinador independente. Ele me ensinou muita coisa e foi o cavalo que me deu projeção, com quem ganhei as primeiras provas. O Anjin San era diferente! Tinha muita garra, coração, cow sense e era extremamente dócil”, acrescenta Loly.

A Loly Assessoria

Das pistas para os negócios. A Loly Assessoria foi a primeira empresa a trabalhar com assessoria técnica para leilões das raças Quarto de Milha e Paint Horse no Brasil. Também realiza cruzamentos, cria e treina animais das raças e auxilia criadores brasileiros na importação de genéticas consagradas do mercado norte-americano.

Mais de 70 animais chegaram ao país nos últimos anos sob consultoria de Haroldo Pessoa e diversos cruzamentos campeões foram realizados pelo criador. Entre os cavalos que chegaram ao Brasil sob sua assistência: Hobby Top Cody, Dont Question It, Merada Missy, Aim Ta Fame, Marylins Playgirl, Beverlys Playgirl, Makin A Play, VF Modan Red Stones, Gunner Dun It Again, A Smooth Solution, Blue Boonsmal, Muscles Merada Rey, Rollin In The Fame.

“A preocupação em atender à expectativa de quem vende e de quem compra cavalos é um trabalho árduo. Além do histórico de seu pedigree, é preciso ter o olhar certo para notar as possibilidades e as aptidões dos animais”, frisa Haroldo Pessoa.

Através da Loly Assessoria, ele também auxilia diversos criadores brasileiros em acasalamentos e na divulgação dos animais e do haras, além de oferecer estrutura para a criação de cavalos QM, treinamento de animais para Apartação e Três Tambores e uma central de garanhões e de matrizes que abriga animais próprios e de clientes de todo o Brasil.

Haroldo Pessoa Loly

Rollin In The Fame, recordista mundial de Três Tambores. Foto: Beto Negrão

Nos últimos anos, Haroldo Pessoa produziu cruzamentos que geraram grandes campeões nas pistas brasileiras, como Okie Pepy Doc ‘Foguinho’ e No Question, cavalo número um nas estatísticas de Rédeas no Brasil.

Muitos animais criados por Loly também obtiveram destaque em competições nacionais, como as éguas Linda Nana (78,5 pts. ABQM), Masha (102 pts. ABQM) e Djay Lady (19 pts ABQM), além do campeão em Três Tambores e Seis Balizas, El Toro Leo, ganhador de 537 pts. ABQM e produtor de filhos que somam 130 pts. ABQM.

“Não basta você ter o melhor cavalo com a melhor égua para gerar campeões. O olho clínico muitas vezes nos permite realizar cruzamentos e buscar animais que surpreendem nas pistas. Foi o caso do El Toro Leo, filho do El Shady Zorrero nós criamos quando o pai ainda não era conhecido pelo mercado”, finaliza Loly.

Quer ficar ainda mais por dentro de tudo? Acesse: www.lolyassessoria.com.br.

Colaboração: Avanti Comunicação
Fotos: Arquivo Pessoal

WordPress Ads
WordPress Ads