Holsteiner é uma raça de cavalos originária do norte da Alemanha, na região de Schleswig e Holstein. Assim, é um cavalo muito popular para Hipismo em varias regiões do planeta. Além disso, seus exemplares apresentam força e resistência.
O Holsteiner é uma das raças mais antigas, senão a mais antiga, entre os cavalos de sangue-quente. Dessa forma, sua origem data do Século 13. Eventualmente, os cavaleiros de Salto, Adestramento, Atrelagem e Cross-Country apreciam suas qualidades atléticas.
A criação do Holsteiner começou, posteriormente, no Século 14 no mosteiro de Ütersen, em Holstein no norte da Alemanha. Por sua robustez e força, era ideal como montaria de guerra.
No século 17, criadores cruzaram a raça com cavalos Andaluz. Seguindo o sistema de aprimoramento, no Século 19 introduziram algumas linhagens do Puro-Sangue Yorshire. Todos com resultados de ganho em performance.
Esta raça gozou de uma demanda intensa por parte de vários países europeus que o apreciam como cavalo de tiro, sobretudo para as carruagens. É uma raça poderosa e forte, também resistente devido à mistura de sangue italiano, espanhol e oriental.
A partir da Segunda Guerra Mundial, criadores de Holsteiner buscaram a mistura com o Sangue-Puro inglês a fim de conseguir um cavalo de competição mais leve, com uma maior velocidade e envergadura.
São cavalos de grande porte, 1m60 a 1m70 de cernelha. O pescoço é arqueado. Hoje em dia a sua cabeça é pequena (graças às cruzamentos como cavalos ingleses), com olhos grandes e muito expressivos. São calmos, fiáveis e corajosos.
Ainda que os Holsteiners representam apenas 6% da população europeia de cavalos no total, estão presentes numa grande proporção entre os campeões de Hipismo. Foram campeões, por exemplo, dos Jogos Olimpicos, em diversas edições.
Fonte: cavalos.animals.info,Wikipedia
Crédito das fotos: Wikipedia
Veja outras notícias no portal Cavalus