Índios e cavalos: tudo começou no Velho Oeste no Século 16

Algumas tribos adotaram o cavalo em seu dia-a-dia logo após contatos com espanhóis. Entre as primeiras, a nação comanche

Você conhece a história de índios e cavalos no Velho Oeste? Com a chegada do homem branco, os índios das Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississipi em direção ao oeste do continente, começaram a adquirir artigos como armas de fogo e tecidos. De tal forma que esse fato levou ao declínio das tradições e culturas nativas.

Quando viviam isolados da civilização, essas as tribos tinham como único bicho doméstico o cão. Era o cachorro, portanto, que servia principalmente como animal de carga, puxando uma espécie de trenó de madeira. Dessa forma, os cavalos só se espalharam entre os índios americanos após contatos com os primeiros colonizadores espanhóis, ainda no Século 16.

A maior parte das nações indígenas do Velho Oeste era nômade, vivendo em acampamentos temporários e se deslocando à procura de alimento. Os cavalos ajudavam, entre outros, em uma das principais atividades: a caça de grandes animais, como antílopes, alces e, em especial, búfalos.

Apesar de pensarmos em índios e cavalos juntos desde sempre, demorou um pouco para que virassem um conjunto clássico. Hoje em dia, quando pensamos nessa ‘dupla’ vem logo à mente a imagem de um cavalo pintado bem robusto, não é mesmo?

Cheyennes, apaches, navajos, comanches, blackfeet e sioux (dakotas) eram algumas das principais nações indígenas nos Estados Unidos nos tempos do Velho Oeste, já no Século 19.

índios e cavalos: Algumas tribos adotaram o cavalo em seu dia-a-dia logo após contatos com espanhóis. Entre as primeiras, a nação comanche

Algumas particularidades históricas ligam índios e cavalos:

  • Em 1876, os cheyennes se aliaram aos antigos inimigos sioux para aniquilar a Sétima Cavalaria, famosa tropa do Exército americano
  • Com muitas armas de fogo e cavalos, os blackfeet habitavam o centro-norte dos Estados Unidos e possuíam uma das mais poderosas forças guerreiras do Velho Oeste.
  • Muito hábeis no uso de cavalos, os apaches se dividiam em bandos autônomos que viviam perto da fronteira com o México.
  • Nômades no século 19, os comanches foram uma das primeiras nações a adotar o cavalo, após contatos com espanhóis.

Por Equipe Cavalus
Fonte:
Super Abril
Crédito das fotos: Divulgação/1zoom

Veja outras notícias no portal Cavalus