Geral

Inovação nas baias: camas de borracha salva cavalos de pequeno proprietário goiano

Publicado

⠀em

Inovação nas baias, camas de borracha salva cavalos de pequeno proprietário goiano

Camas de borracha melhoram a vida de e a saúde de cavalos

“Foi um alívio quando notei que não perderia mais animais e ainda teria economia, eu quase chorei de alegria”, relata o proprietário de cavalos da raça mangalarga marchador.

A tristeza de perder um cavalo com qual você tem uma relação de amor, que você trata com carinho e você tem como um animal de estimação, é grande. É como se esse animal fizesse parte da família.

É o que conta o pequeno criador de cavalos Augusto Pontes, de 44 anos. Recentemente, ele passou por uma experiência que mudou radicalmente a forma como cuida de seus cavalos.

Os cavalos criados na fazenda da família para o lazer como cavalgadas e práticas esportivas começaram a ficar muito doentes. Augusto perdeu um cavalo e outro precisou de medicação prolongada.

A causa dessas doenças expôs diante de seus olhos um outro problema que não tinha percebido ainda. Seu hobby ficou por um fio, bem como a saúde e a vida de seus cavalos.

Felizmente, o proprietário encontrou a solução na tecnologia e inovação de uma tradicional empresa paulista. Que simplesmente transformou sua paixão para melhor e salvou a saúde e a vida de seus animais desde então.

“Por 20 anos segui os métodos do meu pai a risca no cuidado dos cavalos. No entanto, eu aprendi que precisava fazer mudanças da pior forma, relata Augusto.

Com a chegada do inverno no ano passado, Augusto começou a perceber que seus cavalos não estavam bons

Dentre seus 6 animais entre cavalos, éguas e potros, 4 começaram a apresentar pouca tolerância ao exercício e expiração forçada e aumento da frequência respiratória durante o repouso.

O desempenho nas cavalgadas, na prática de esportes e no trabalho na fazenda caiu muito. E o pior, a cada dia ele via seus cavalos mais abatidos e doentes. A situação ficou pior até o ponto de que ele precisou suspender as atividades.

O veterinário que cuidava dos cavalos da família há anos foi chamado para ver o que acontecia. Após alguns exames, ele diagnosticou que a maioria  estava com  alergias e problemas  respiratórios.

“Especificamente, obstrução recorrente das via aéreas (ORVA), anteriormente chamada doença pulmonar obstrutiva crônica (D.P.OC.). Trata-se de uma doença que possui muitos sinônimos, como enfisema crônico, bronquite crônica, bronquiolite crônica e obstrução de fluxo de ar recorrente”.

A ORVA costuma ser provocada por poeira e outros agentes alérgicos suspensos no ar. Sua manifestação se dá sob a forma de alergias asmáticas nos animais, que evoluem para condições respiratórias mais graves em muitos casos.

Um ponto que confirma essa causa é a maior prevalência de casos de ORVA em cavalos estabulados em baias mal-ventiladas, sujas ou com camas de serragem e maravalha.

A enfermidade atinge especialmente cavalos em torno de 5 anos de idade, mas pode se manifestar em animais com dois a três anos.

Como não tem cura, é preciso – após identificar a ORVA – começar e manter um tratamento paliativo. De forma que o animal consiga ter uma boa saúde e ainda desempenhar atividades. O cuidado com o ambiente onde o cavalo fica, a baia ou cocheira, é essencial”

Imediatamente, o médico receitou o tratamento com os medicamentos adequados. Os quais foram aplicados corretamente por Augusto e sua equipe de funcionários.

De início, os animais apresentaram uma boa resposta ao tratamento recomendado pelo veterinário. Porém, poucos dias depois, mesmo com a medicação paliativa, o problema voltou.

Os cavalos de Augusto voltaram a ter as mesmas dificuldades respiratórias, e sua saúde foi piorando bastante. Isso deixou o proprietário ainda mais aflito e nervoso que já estava.

“Somente quando eu perdi o cavalo que eu tinha uma ligação sentimental muito grande, vi que precisava fazer mais, não quis sentir novamente aquela dor”.

Como isso nunca tinha acontecido antes, o médico veterinário resolveu fazer uma nova avaliação. Não apenas nos cavalos, mas também no ambiente onde eles ficavam, ou seja nas cocheiras.

Rapidamente, o veterinário começou uma análise profunda nas camas dos cavalos e das condições das cocheiras, e identificou o problema. Após minuciosa avaliação das cocheiras, o médico identificou a real causa do problema, e entendeu porque os animais voltavam a adoecer.

Ele foi categórico em dizer a Augusto: “Apesar de todos os seus cuidados, o material das camas das suas cocheiras é que estão causando todos os problemas em seus cavalos. Você precisa mudar isso quanto antes, ou pode perder animais”.

Ouvir essas palavras da boca do veterinário foi um tremendo choque para Augusto. Afinal ele sempre adotara os mesmos procedimentos de seu pai na construção das baias e cocheiras.

No entanto, ele estava determinado a não perder mais animais daquele jeito, e resolveu seguir a recomendação do médico veterinário. Porém, ele não imaginava que o problema estava na cama de maravalha que fornecia aos cavalos.

O veterinário recomendou que mudasse as camas das cocheiras, preferencialmente para camas e estrados de borracha.

Recomenda ainda que melhorasse também a ventilação das baias. De acordo com o médico, a redução dos problemas de saúde dos cavalos poderia ser reduzida em até 80% com a adoção dessas medidas.

Augusto aceitou a recomendação e melhorou a ventilação das cocheiras. Em seguida buscou trocar as camas, mas se deparou com um problema.

Por mais que tentasse obter uma cama de serragem, maravalha, casca de arroz não encontrava de boa qualidade na região. As que achou melhor era muito caras e em lugares distantes da propriedade.

Mesmo diante da recomendação para a cama de borracha vindo do seu veterinário, Augusto ainda resistiu com certa teimosia, pois nunca tinha ouvido falar da opção. Mais que isso, não sabia até o momento de ninguém que as usava.

No entanto, ele simplesmente se viu diante do fato de não ter como continuar com o uso das camas tradicionais.

Inovação nas baias, camas de borracha salva cavalos de pequeno proprietário goiano Camas de borracha melhoram a vida de e a saúde de cavalos

“Me vi de frente a problemas consistentes no mercado. Fornecedores escassos, alguns desonestos, e o sentimento de que ali não estava a solução”.

Ao buscar os materiais para substituir a cama tradicional de maravalha das cocheiras, ele percebeu dois problemas.

O primeiro, itens como a maravalha, serragem e cascas de arroz estavam muito caros. Haviam poucos fornecedores e, pesquisando o feedback de outros clientes, espantou-se com a baixa qualidade das entregas.

O material já chegava parcialmente sujo em alguns casos, com poeira acumulada e até pregos.

O outro problema é que ele precisaria realizar trocas mais frequentes dos materiais. O que elevaria muito os gastos com as camas das baias, combinada com a grande escassez dos materiais no mercado.

As dificuldades com a manutenção e limpeza das baias foram outro problema que pairou em sua cabeça por dias. Até que ele decidiu tentar encontrar uma alternativa viável e que realmente resolvesse seu problema.

Foi quando resolveu focar na solução e não no problema, ou seja encontrar uma maneira inteligente de resolver esses incômodos e problemas.

“Fiquei cabreiro num primeiro momento com as camas de borracha. Afinal, você está diante de algo que nunca considerou, mas que opção eu tinha senão tentar? Não suportaria perder animais assim novamente”.

Augusto conta que perguntou a outros pequenos criadores que não estavam tendo problemas como teve o que fizeram.

Também pesquisou alternativas para as camas tradicionais, os forros que sempre tinha usado em suas baias. A recomendação do veterinário martelava sua cabeça, mas ele ainda resistia.

No entanto, isso mudou quando um amigo de longa data indicou uma empresa que fazia estrados de borracha como cama para cavalos e pisos de borracha antiderrapante para transporte de cavalos, corredores de baias e lavadores.

Esse amigo contou ainda que já estava usando as tais cama de borracha  há mais de 5 anos nas baias dos seus cavalos.

E que nesse tempo, nenhum cavalo morreu ou ficou seriamente doente por alergias e ou problemas de cascos.

Intrigado, o criador conta que pediu ao amigo o contato de telefone ou endereço de site da empresa, a Vedovati Pisos. No mesmo dia entrou em contato com a empresa para uma consultoria inicial.

“Eu fiquei interessado após conversar com meu amigo, pedi o contato com o Cláudio, e o atendimento na consultoria me impressionou”.

Augusto foi apresentado ao conceito de camas e estrados de borracha para cocheiras de cavalos.

Foi explicado a ele sobre como o uso da cama de borracha podia garantir mais saúde, conforto e bem-estar para os seu cavalos, bem como as dicas de manejo, manutenção e limpeza das cocheiras com as camas de borracha (estrado de borracha).

Os estrados produzidos dessa forma conseguem receber melhor a pisada dos cavalos, e ao mesmo tempo acomodá-los com conforto. Além disso, a borracha possibilita uma drenagem automática da urina, sendo muito fácil de limpar.

Esse era um ponto que ele tinha de manter sempre em mente, a qualidade da cama. Camas de cavalo ruins, sujas ou mal cuidadas facilitam o aparecimento de doenças como miosites, pododermatites e dermatites, cólicas, danos ao cascos dos cavalos e diversos problemas respiratórios.

Além disso, o técnico ainda pontuou a importância da drenagem adequada da urina. Pois a presença de amônia causa problemas respiratórios.

E mais, a urina quando não drenada ou limpa pode levar o cavalo a sofrer acidentes graves, que causam fraturas.

Algo que com toda certeza Augusto não desejava.

Todos esses pontos chamaram a atenção do criador, mas que ainda não estava convencido pela mudança.

“O medo da possibilidade de precisar trocar as camas de borracha com frequência me travou no primeiro momento, mas logo me mostraram que eu não teria esse risco”.

Inovação nas baias, camas de borracha salva cavalos de pequeno proprietário goiano Camas de borracha melhoram a vida de e a saúde de cavalos

O fator decisivo para Augusto abandonar de vez o uso completo das tradicionais camas para cocheiras foi a durabilidade dos estrados de borracha.

Ainda em consulta, o criador conta que espantou-se quando informaram da alta durabilidade dos estrados. Conforme disseram, se bem cuidados, ele não precisaria trocar as camas das cocheiras pelos próximos oito a dez anos.

“As camas de borracha da Vedovati dão um alívio, sabe? Quero dizer, você conta com um produto agradável e seguro para seu cavalo, e que te gera economia por anos, simplesmente incrível”.

Convencido, Augusto solicitou inicialmente algumas unidades dos estrados de borracha para um teste inicial. Adotaria as camas, num primeiro momento, em duas das suas cocheiras e avalia o comportamento dos animais a facilidade de manejo e manutenção, resistência e principalmente a saúde dos cavalos que as usariam.

Em poucos dias o pedido chegou na fazenda do Augusto, todas as placas do piso de borracha em perfeito estado junto com um manual de instalação e manutenção.

A instalação foi muito simples e rápida, e de cara ele notou uma tecnologia inovadora nas camas.

Augusto notou que o estrado de borracha possui na face inferior um design incrível, ou seja elementos estruturais tipo “vigas”, “colunas” e “pés” a cada 50 mm que dão a sustentação horizontal do piso e com isso fica elevado e permite a drenagem da urina sob o estrado de borracha.

Além disso, nos dias seguintes a instalação, Augusto conta que notou diversas vantagens e efeitos positivos.

  • A higienização das duas cocheiras e das camas se tornou muito mais fácil e rápida que as com camas tradicionais;
  • Doenças de casco, pele e respiratórias nos cavalos que utilizaram as cocheiras de teste com as camas de borracha foram sendo reduzidas;
  • As baias não acumulavam mais odores ruins e o cheiro forte de amônia da urina, evitando o acúmulo de moscas que podem estressar e adoecer os cavalos
  • A urina dos cavalos era drenada automaticamente pela cama de borracha, o que facilitou muito a limpeza e trouxe mais conforto para o animal na baia;
  • A temperatura do piso da baia mantinha-se constantemente um pouco mais elevada, aquecida, evitando possíveis processos pneumônicos nos animais (doenças potencialmente letais estavam sendo evitadas)

Intrigado, Augusto ainda acompanhou os resultados das cocheiras com camas de borracha por mais uns meses.

Apesar de ter ouvido de que os estrados de borracha costumam durar bem entre 6 a 8 anos Augusto no seu interior, era meio cético e achava que logo elas iriam sofrer desgaste e ele precisaria trocar as camas.

Precisava tirar suas próprias conclusões.

Inovação nas baias, camas de borracha salva cavalos de pequeno proprietário goiano Camas de borracha melhoram a vida de e a saúde de cavalos

Foi só quando, depois de dois meses utilizando as camas que ele se convenceu de suas propriedades inovadoras e vantagens sem iguais no mercado.

Ele checou cada unidade das camas, e notou que nenhuma delas demonstrava qualquer sinal de desgaste. O produto estava tão novo quanto se tivesse acabado de chegar.

Além disso, ele também avaliou os cavalos que estavam usando as baias com camas de borracha.

Os dois estavam transbordando em saúde, alegria e bem-estar. Seu desempenho no campo e nos esportes também melhorou muito.

Porém, os animais que ainda estavam usando camas tradicionais não apresentavam nem de perto a mesma vitalidade.

Alguns apenas tinham uma saúde decente, mas outros tiveram uma piora na sua saúde e desempenho nas atividades.

Ao perceber isso, Augusto conta que se sentiu muito mal.

“Eu fiquei triste, me senti como um pai que acaba dando roupa boa para um filho e ruim para outro e só nota bem depois. Mas, agora eu já sabia o que tinha que fazer e não perdi tempo”.

Determinado a transformar a saúde e qualidade de vida de todos seus animais, o criador solicitou imediatamente novas unidades das camas de borracha.

O projeto foi estendido a todas as baias da propriedade.  Poucos dias depois da adoção das camas em todas as cocheiras, mesmo seus cavalos com a saúde bem enfraquecida já estavam melhores.

Um deles teve uma melhora tão rápida e expressiva no seu quadro de alergia, que espantou até mesmo o veterinário. O animal simplesmente não tinha mais acesso de espirros ou qualquer outro sinal de doença ou dificuldade para respirar.

O cavalo não só foi permitido, pelo veterinário, a voltar às atividades do campo e esportes, como em menos de dois meses já conseguia ter um desempenho de alto rendimento.

Coisa que Augusto julgava ser impossível para aquele cavalo, devido a gravidade em que sua saúde estava.

Desde então, nenhuma das cocheiras ficou sem as camas de borracha da Vedovati.

“Impossível medir a minha satisfação, e mais, minha gratidão ao amigo que me indicou a Vedovati. Hoje, não vivo sem essa maravilha e sou divulgador da marca pela qualidade e compromisso com o cliente”.

Augusto conta que, ocasionalmente (épocas frias ou em baias de potros), ainda utiliza em um pouco das camas tradicionais sobre o estrado de borracha.

Mas que não abre mão mais dos estrados da Vedovati.  E sempre que pode, o criador faz questão de indicar a NOVA VEDOVATI e sua tecnologia para outros donos de cavalos quando vai nas cavalgadas com os amigos.

A companhia está sediada no estado de São Paulo, mas é bem presente na internet. Tanto que é possível fazer consultas através do site da empresa para obter mais detalhes e fazer pedidos das camas de borracha.

INFORME PUBLICITÁRIO

Veja outras notícias no portal Cavalus

Geral

ExpoLondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

ExpoLondrina foi realizada de 05 até 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Expolondrina 2024: provas equestres arrecadam R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina

A ExpoLondrina reforçou o seu compromisso social em diversas frentes em 2024 e encerrou a edição com chave de ouro no último domingo (14): a doação de mais de R$ 1 milhão de reais para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). O donativo, que já é tradição, praticamente dobrou em comparação com o ano de 2023, e soma mais de R$ 2,5 milhões em sete anos.

Provas ExpoLondrina

A ação é resultado da realização da Prova de Laço, Prova de Três Tambores, Prova de Ranch Sorting, Leilão de Cavalos e o empenho de grandes parceiros da Sociedade Rural do Paraná: Ilson Romanelli, Marcos Penha Garcia, Douglas Bussadori, Guilherme Rossi, Roberta Zanin, Sérgio Garla Filho, Tiago Romanelli, Guilherme Bogo, Danton Dequech, João Vitor Fadel, Natália Romanelli, Juliette Tsuruda, Wilson Oliveira, Wandeilson Pinto, Hideu Matsumoto e Tiago Amaral.

“Esta ação faz parte do DNA da ExpoLondrina e a cada ano tem tomado proporções maiores. No ano passado, nós pudemos doar 500 mil e neste ano estamos doando R$ 1 milhão de reais. Agradeço a Deus e à contribuição de cada um envolvido nesta grande e importante ação do bem”, destacou a líder da Comissão Feminina da Sociedade Rural do Paraná, Elaine Parra El-Kadre.

Diverti e ICDH

A Diverti, empresa responsável pela produção que envolve shows e rodeio da ExpoLondrina, em parceria com o ICDH, também entregou ao Hospital do Câncer de Londrina também um cheque no valor de R$ 7.300 reais, valor arrecadado com as ações de palco com o Camarote Brahma, e doou ainda cerca de 2 mil ingressos de shows aos funcionários do Hospital.

Nos sete dias em que houveram shows na ExpoLondrina, o ICDH realizou o Ingresso Solidário, uma ação em que convidados da Diverti são incentivados a doar alimentos na compra de ingressos do Camarote Brahma. Toda a arrecadação de alimentos não perecíveis, que somou 4 toneladas, está sendo repassada ao HCL e também ao Projeto Autimizar, um projeto especializado no cuidado de crianças do espectro autista.

A Diverti e o ICDH fizeram a doação também de R$ 22.340 reais para o Nuselon Londrina, instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social, através do convite solidário realizado.

Os cheques foram entregues no palco da Arena de Shows do Parque Ney Braga, antes da apresentação da cantora Ana Castela.

Sobre o ICDH

O ICDH é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. O ICDH conta com apoio e parceria de empresas como: Diverti, Grão de Gente, Instituto Sabrina Sato, Ambev, entre outras.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ricardo Chicarelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Diretor da Globo resolveu presentear o estudante de engenharia agrônoma para que ele possa começar a sua criação de animais

Publicado

⠀em

Ex-bbb Matteus Amaral ganha dois cavalos de Jayme Monjardim

Após conquistar o segundo lugar na final do BBB 24, Matteus Amaral foi presenteado com dois cavalos pelo diretor Jayme Monjardim. Em uma publicação nas redes sociais, Jayme disse que a ideia é que o estudante de engenharia agrônoma possa começar a sua criação de animais. Além da atuação artística, o diretor é proprietário de um criadouro de animais.

“Acho que você merece muito isso, Matteus, porque você colocou o cavalo crioulo no teu coração. Isso de alguma maneira contaminou todo o Rio Grande do Sul. Então, em nome do Rio Grande do Sul, está aqui o início da sua criação”, declarou no vídeo.

Conhecido pela direção de grandes novelas na TV Globo, a exemplo de O Clone, o diretor afirmou que acompanhou a trajetória do brother no programa. Jayme ainda elogiou Matteus Amaral pelas atitudes dentro do confinamento.

“Que esse presente que estou lhe dando sirva para você começar sua linda criação de cavalo crioulo, essas duas potras, são com todo meu carinho a você por ter acompanhado esses meses seu coração puro e sua origem gaúcha, Estado que tenho como meu também. Viva sua passagem pelo BBB!”, escreveu.

Matteus Amaral

Matteus Amaral recebeu duas potras crioulas. Considerada rústica, os cavalos da raça Crioulo podem custar entre R$ 4.000 e R$ 15 mil, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). Contudo, o valor pode ser superado a depender do elevado padrão genético. Isso aconteceu em 2014, quando um animal da espécie chegou a ser vendido por R$ 16,25 milhões.

Fonte: Terra
Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

São mais de 11 mil criadores de cavalos e cerca de 66 mil animais cadastrados, setor segue em crescimento no estado e no país

Publicado

⠀em

Cerca de R$ 13 milhões são movimentados no Espírito Santo através dos cavalos

O mercado equestre segue em ascensão no Brasil e, parte disso se dá ao movimento que associações de raças e modalidades veem fazendo para o fomento do cavalo. De acordo com os dados da “Revisão do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo”, do Ministério da Agricultura e Agropecuária (MAPA), de 2022, o faturamento desse mercado no Brasil é de R$ 16 bilhões anualmente.

Mercado de Cavalos no Espírito Santo

No Espírito Santo, R$ 13 milhões são movimentados por ano com o agronegócio de cavalos. São 11.333 criadores de cavalos e cerca de 66.212 equídeos cadastrados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Segundo levantamento da entidade, Ecoporanga é o município que se destaca com o maior número de criadores (1.451 produtores), totalizando 7.659 animais.

O criador e integrante da diretoria da Associação Capixaba dos Criadores de Mangalarga Marchador do Espírito Santo, Daniel Costa, conta que nos últimos oito anos o setor tem sido bem aquecido em âmbito estadual e nacional.

Segundo ele, o momento está sendo de eventos de marcha de cavalos, exposições e copas que acabam estimulando o comércio para o tipo de perfil de quem quer comprar cavalos e ter condições para disputas. Mesmo diante do bom mercado atual, Costa comenta que existe um limitador no Estado: a mão de obra especializada, que influencia diretamente na criação dos cavalos.

Ele diz que o Senar disponibiliza os cursos de Equideocultura: Doma Racional e Rédea à comunidade rural, que são elogiados pelo criador. “Todos meus funcionários que cuidam diretamente da criação dos cavalos são capacitados nesses cursos. Para quem está iniciando e tem vontade de desenvolver essa área, é fundamental e imprescindível estar atualizado”, conta.

A paixão por cavalos também move profissionais, como é o caso da médica veterinária Carolina Benincá. Ela cuida de vários animais da raça manga-larga marchador de todo o Estado. Segundo ela, são equinos que exigem uma rotina regrada, por, na maioria das vezes, são competidores.

Filhos de pais veterinários, Luiz Fernando Lafayette, de 18 anos, cria 9 cavalos da raça Mangalarga Marchador no sítio da família em Alfredo Chaves, no Sul do Estado. Não bastasse isso, nas provas de marcha ele mesmo monta nos animais. “É uma raça dócil. Cresci com cavalos em casa e o amo. Quero ser veterinário por causa dessa minha paixão”.

Fonte: Tribuna Online
Fotos: Reprodução/Pexels

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Mangalarga Marchador é um dos destaques na agenda da terceira semana do mês

Eventos equestres de diversas associações seguem sendo realizados por diversos estados brasileiros

Publicado

⠀em

Mangalarga Marchador é um dos destaques na agenda da terceira semana do mês

Abril está praticamente na metade, mas os eventos e provas equestres seguem sendo realizados em todo Brasil. E para os apaixonados pelo universo dos cavalos, o Portal Cavalus preparou a agenda com as principais provas e eventos deste meio, com destaque para o Mangalarga Marchador, Cavalo Crioulo e provas gerenciadas pelo SGP Sistema.

Agenda terceira semana de abril:

15/04

Concentração de Macho

Bocal de Ouro

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

15 a 21/04

6ª Etapa do Campeonato Nordestino na Expogenética Alagoas 2024

Parque de Exposições José da Silva Nogueira – Maceió – AL

17 a 20/04

8ª Exposição Especializada Mangalarga Marchador Salinas

Parque Exposição Adail Melo – Salinas – MG

Exposição Especializada de Cordeiro

Parque de Exposições de Cordeiro – Cordeiro – RJ

17 a 21/04

Expo Sul

Haras Vô Luiz – Balneário Piçarras – SC

18/04

Crioulaço

Laço Criador

CTG Nene Lima – Capão Bonito Do Sul – RS

Paleteada – Rancho Queimado

Jaguaruna – Rancho Queimado – SC

18 e 19/04

3º Rodeio Fest Rancho RM

Rancho RM – Urutaí – GO

18 a 20/04

1ª Prova Rancho 4 Amigos

Rancho 4 Amigos – Primavera do Leste – MT

18 a 21/04

Morfologia Passaporte

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

Exposição Especializada de Itajubá

Parque de Exposições de Itajubá – MG

19/04

Clínica de Enduro Equestre

Cabana São Rafael – Balsa Nova – PR

19 e 20/04

Exposição Morfológica

Parque de Exposições de Itapetininga – SP

4ª Expo Interestadual Mangalarga Centro Norte e Nordeste

Fazenda Cavalo de Raça em Anápolis – Goiás

1° Etapa da Copa Scrap Ranch 2024

Scrap Ranch – Jaguariúna – SP

3° Bolão CT Nelson Junior

CT Nelson – São Mateus – ES

7ª Etapa do Campeonato PE 2023/2024

Parque de Exposições – Carpina – PE

19 a 21/04

51ª Expo Agro Itapetininga

Recinto Acácio de Moraes Terra – Itapetininga – SP

Etapa 2023/24 – Caminhos do Marchador – Haras Vale da Alegria

Haras Dois Compadres – Teresina – PI

4ª Etapa do XXIV Ranking da SHPR

7ª Etapa IV Ranking Rocha Top

Sociedade Hípica Paranaense

3ª Etapa Vaquejada ALQM

Parque de Vaquejada Ulisses Miranda – Palmeiras dos Índios – AL

35ª Vaquejada Parque José Ezelino

Parque José Ezelino – Santa Luzia – PB

1ª Prova de 3T do Rancho São Lucas

Racho São Lucas – Benfica – PA

20/04

I Etapa – Campeonato Paranaense de Enduro Equestre 2024

Cabanha São Rafael, Balsa Nova – Palmeira – PR

Copa de Marcha Inconfidentes

Parque de Exposição de Casa Grande – MG

1ª Copa de Marcha CTE MD e Haras DRB

CTE MD e Haras DRB – Paraopeba – MG

3ª Copa de Marcha Mangalarga Marchador de Araxá

Parque de Exposições de Araxá – MG

8º Circuito Caminho Novo de Copas de Marcha – Etapa Descoberto

Parque de Exposições de Descoberto – MG

Cavalgada – Lançamento Exp. Curvelo 2024

Saída Posto Inimutaba – Curvelo – MG

51ª ExpoAgro

Parque de Exposições – Itapetininga – SP

I Prova CT Edson Silva

Parque de Exposições – Pequeri – MG

Rodeio de Mirassol 2024

Recinto de Rodeio – Mirassol – SP

Prova ExpoMonte 2024

Parque de Exposições – Monte Alegre de Minas – MG

2ª Etapa do CSTT 2024

Estância Maju – Santa Fé – PR

Prova de Três Tambores Araxá

Sociedade Hípica – Araxá – MG

Prova 39ª Expofigueira

Parque de Exposições – Figueira – PR

I Prova CT Farol

CT Farol – Camboriú – SC

21/04

1ª Expo Porto Rico

Parque de Exposições – Porto Rico – PR

Prova Três Tambores Boracéia

Recinto Barretinho – Boracéia – SP

1ª Copa de Marcha Especializada de Maracás

Parque Municipal de Maracás – BA

Crioulaço

Laço Criador

Parque Expoagro – Itapetininga – SP

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Fazenda da Roseta

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Festa do Peão de Barretos confirma Chitãozinho & Xororó como atração do evento

Promovendo encontro entre nações, os clássicos sertanejos se unem ao som do country norte-americano

Publicado

⠀em

Festa do Peão de Barretos confirma Chitãozinho & Xororó como atração do evento

Ícones da música sertaneja, Chitãozinho e Xororó estão confirmados na programação da Festa do Peão de Barretos (15 a 25 de agosto). A dupla se apresenta no dia 24 de agosto, sábado, com sua turnê de 50 anos de carreira, reunindo os maiores clássicos.

Na mesma noite, o ídolo Cody Johnson também se apresenta no Estádio de Rodeios, marcando o primeiro show do norte-americano no Brasil e promovendo um encontro de apaixonados pelo tradicional sertanejo raiz e pela música country.

Ainda no mesmo dia, a Festa terá show de Fiduma & Jeca, Jads & Jadson e Bruno Rosa.

Atrações Festa do Peão

Em 15 de agosto, primeiro dia do Barretão, os shows já anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. Dia 16, sexta, estão confirmadas as apresentações de Maiara & Maraísa, Simone Mendes e Bruno & Marrone.

A programação segue no dia 17 de agosto, com César Menotti & Fabiano (embaixadores do rodeio deste ano), Jorge & Mateus e Ana Castela. No dia 18, domingo, está confirmado o show de Edson & Hudson.

Já no dia 22, tem Matogrosso & Mathias, Daniel, Victor & Léo e Pedro Paulo & Alex. E no dia 23, tem Zezé Di Camargo & Luciano, Luan Santana, Zé Neto & Cristiano, Munhoz & Mariano e Hugo Pena & Gabriel.

Ingressos

Os acessos para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/.

Estão disponíveis lotes para os nove setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/João Pedro Martins

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Julgamento na Expolondrina abre etapa do Campeonato Nacional de Mini Horse

ExpoLondrina começou no último dia 05 e segue até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR), reunindo shows e provas equestres

Publicado

⠀em

Julgamento na Expolondrina abre etapa Nacional do Campeonato Nacional de Mini Horse

Começou na última sexta-feira (05), a 62ª Expolondrina, que será realizada até o dia 14 de abril no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Como virou tradição há mais de dez anos, a ExpoLondrina marca a abertura do Campeonato Nacional de Mini Horse.

Um total de 36 cavalos participou do julgamento que avalia as características morfológicas dos animais em 20 categorias de machos e fêmeas jovens (até 36 meses de idade) e adultos (acima de 36 meses) na pista central do Parque Ney Braga no sábado (6) e domingo (7).

Julgamento Mini Horse

A competição, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, acumula pontos no ranking nacional para os animais melhores avaliados em cada etapa – são de oito a dez no ano. A graça dos pequenos cavalos costuma despertar a atenção dos visitantes da Expo, especialmente as crianças. São elas, afinal, o público-alvo na comercialização dos Mini Horses no país, mercado que envolve mais de 8 mil animais registrados na associação nacional.

“Esse evento é muito importante porque a gente consegue reunir equinos de pequeno porte para que as pessoas possam entender também que os cavalos têm diversas aptidões, e além disso fomenta famílias e crianças saberem também que o cavalo pode ser um pet”, destaca a diretora de atividades equestres da Sociedade Rural do Paraná, Roberta Garbelini Gomes.

São diversas aptidões avaliadas no julgamento. Conforme explica o criador e juiz da etapa de Londrina, Paulo de Andrade Carvalho Neto, o princípio é que os animais obedeçam a um padrão racial estabelecido pela associação dos criadores. “Avaliamos se o animal tem uma boa saída de pescoço, que é o ângulo de 45 graus, que tamanho e angulação da garupa sejam proporcionais, que tenha uma garupa um pouco mais reta, por exemplo, além de uma cernelha bem destacada, que é a região entre o final do pescoço e começo do dorso”, detalha.

Outros critérios avaliados no julgamento são passagem de dorso, lombo e garupa, além de um trote ou marcha que permita um bom andamento do mini horse. “Nas fêmeas procuramos uma cabeça mais delicada, mas também bem desenhada, e no macho uma cabeça um pouco mais expressiva, mas não pesada, bem lapidada. Nos dois gêneros, também é considerada uma ganacha [bochecha] bem definida, sendo que no macho um pouco mais ampla e que traga um pouco mais de masculinidade para o animal”, pontua o julgador.

Ainda segundo Carvalho Neto, são desclassificados para o julgamento os cavalos com uma enfermidade de dentição conhecida como prognatismo, que é a mandíbula avantajada em relação à pré-maxila do animal. “No bragnatismo, que é o processo inverso, culminando no encurtamento da mandíbula, aceitamos até meio dente”, explica.

Gerente de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho, o Zezé, afirma que a etapa de julgamento é importante para agregar valor de mercado ao animal ao estimular seu processo evolutivo, além de ter um caráter “educativo”. “O julgamento é educativo, se for visto de forma bem neutra pelo criador vai orientá-lo para saber se está no caminho certo, se o animal está adequado para estar na evolução da genética do seu criatório ”, considera.

Destinado ao público infanto-juvenil, mercado tem boa liquidez

Criador e gerente de eventos da Associação Brasileira de Mini Horse, José Bastos Cruz Sobrinho explica que o mini horse é uma raça de pônei que tem as mesmas características morfológicas e reprodutivas dos cavalos de porte. “O mini horse é um equino igualzinho a qualquer outra raça, não muda absolutamente nada, inclusive a parte reprodutiva”.

Ele pontua que um dos padrões raciais determinados por entidades reguladoras da equinocultura está relacionado à altura dos animais. “Todo equino com menos de 1,38m é considerado do agrupamento do pônei. Existem várias raças de pônei, e o mini horse é a menor raça de pônei criada no Brasil”. Na fase adulta, os animais têm altura média de 89 a 98 centímetros.

Por ser considerado um cavalo de estimação, o mini horse tem o comércio destinado majoritariamente ao público infanto-juvenil. “É um mercado muito forte destinado geralmente ao público mais jovem e crianças. Temos tido um mercado com boa liquidez na criação dos animais. Os Mini Horses são muito rústicos, dificilmente ficam doentes, são fáceis de serem criados e manejados, com a vantagem de que ocupam menos espaço e comem menos”, afirma o criador.

Só que a graça da aparência dos minis cavalos costuma levar as pessoas a considerá-los mansos, uma falsa impressão, conforme alerta o membro da associação dos criadores. “A gente sempre orienta as pessoas, porque como ele é pequenininho, acham que é manso por natureza. O animal tem que ter todos os cuidados de um cavalo normal”, aconselha.

São cerca de 8 mil minis pôneis registrados na Associação Brasileira de Criadores de Mini Horse, que também faz o controle de registro genealógico dos animais. A maioria dos criatórios está no estado de São Paulo. A alimentação deles é similar a dos cavalos de grande porte, à base de farelo de soja, farelo de trigo e milho. A diferença é que o equino tradicional consome cinco vezes mais de ração por dia.

Os resultados do julgamento de Mini Horses podem ser conferidos através do site da Expolondrina.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Expolondrina

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

69º Festa do Peão de Barretos divulga nomes de peso em sua grade de shows

Ingressos para a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, já estão à venda

Publicado

⠀em

69º Festa do Peão de Barretos divulga nomes de peso na sua grade de shows

Falta pouco menos de quatro meses para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, mas a organização já segue a todo vapor com a divulgação da grade do evento que é considerado um dos maiores do Brasil no segmento. A festa, que acontece de 15 a 25 de agosto, já está com os ingressos à venda.

Na semana passada, a organização da Festa do Peão de Barretos divulgou mais alguns nomes de peso do sertanejo que irão compor a grade de shows do evento. Entre os nomes confirmados, está o do cantor Daniel, que se apresenta no dia 22 de agosto.

Com carreira consolidada desde os anos 80, o cantor está celebrando 40 anos de estrada e homenageia seu companheiro João Paulo nos shows. Daniel tem sucessos que atravessam as gerações e são daquelas que todos cantam com nostalgia. Entre as músicas mais esperadas estão: Te amo cada vez mais; Estou Apaixonado; Só Dá Você Na Minha Vida, entre outras.

Além de Daniel, para a mesma noite, foram confirmadas duplas Matogrosso & Mathias, Victor & Léo e Pedro Paulo & Alex. Já no dia 23 de agosto, se apresentarão no palco do Estádio de Rodeios a dupla Zé Neto & Cristiano.

Divulgação/Alisson Demétrio

Ainda para o dia 23, estarão presentes as duplas Munhoz & Mariano e Hugo Pena & Gabriel. Ainda no dia 23 de agosto, já foram anunciados os shows de Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano.

Demais atrações Festa do Peão de Barretos

No primeiro dia, 15 de agosto, os shows anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. No dia 16, sexta, os shows serão das gêmeas Maiara e Maraísa, Simone Mendes e a dupla Bruno & Marrone.

A programação segue no dia 17 de agosto, com César Menotti & Fabiano (embaixadores do rodeio deste ano), Jorge & Mateus e Ana Castela. E no dia 24 de agosto, o aguardado show internacional do ídolo country norte-americano, Cody Johnson.

Ingressos

Vale lembrar que os acessos para a festa estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/. No endereço é possível encontrar os lotes para os setores Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da assessoria de imprensa)
Foto de chamada: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

33º Congresso Brasileiro da ABQM é um dos destaques da agenda desta semana

O Portal Cavalus segue apesentando os principais eventos e provas equestres que acontecem por todo o Brasil

Publicado

⠀em

Começam a sair os primeiros campeões do Congresso da ABQM em Araçatuba

Em sua segunda semana, o mês de abril segue com a agenda movimentada com várias provas e eventos equestres acontecendo pelo país. Com o intuito de informar os leitores que acompanham e gostam das competições equestres, o Portal Cavalus segue apresentando a agenda com vários eventos de diversas raças, como Quarto de Milha, Crioulo, Mangalarga Marchador, entre outras.

Confira a agenda desta semana:

08 a 13/04

21ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – Expobahia

Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador – Salvador – BA

09 a 13/04

37ª Exposição Especializada do N.C.C.M.M de Itaperuna

Espaço Orlandus – Itaperuna – RJ

09 a 14/04

XLIX Exposição Especializada do Cavalo M.M.de Brasília

Parque de Exposições Granja do Torto – Brasília – DF

10 e 11/04

7ª Prova de 3 Tambores da ExpoLondrina

Parque de Exposições – Londrina – PR

10 a 13/04

31ª Exposição Especializada do C.M.M. de Mococa

Recinto de Exposições José André de Lima – EXPOAM – Mococa – SP

10 a 14/04

CSN 5* – 8º SHP OPEN – 2024

Sociedade Hípica Paulista São Paulo – SP

2ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares 2024

Parque de Exposições de Goiânia – GO

1° Encontro de Comitivas

Parque de Exposições de Goiânia – GO

10 a 21/04

33º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha

Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba – SP

11 e 12/04

Freio Jovem

Freio do Proprietário

Núcleo Integração Norte – Sorriso-  MT

11 a 13/04

Morfologia Passaporte – São Ludgero

N.C.C.C. ANITA GARIBALDI – São Ludgero – SC

2ª Exposição Regional do CTE Hotel da Mata

CTE Hotel da Mata – Matozinhos – MG

11 a 14/04

5ª etapa do circuito ASQM de Vaquejada

Lagarto – SE

12/04

Concentração de Machos

N.C.C.C. ANITA GARIBALDI – São Ludgero – SC

Revisão Coletiva

Concentração de Machos

Parque Municipal de Eventos de Ipê – RS

Laço Criador

Crioulaço

Cancha Coberta do Município – Jaborá – SC

12 a 13/04

Prova ExpoNova 2024

Parque de Exposições – Nova Xavantina – MT

1ª Prova 3 Tambores Uchôa Ranch

Uchôa Ranch – Brasília – DF

12 a 14/04

Campereada

Parque Juventino Corrêa de Moura – Dom Pedrito – RS

Morfologia Passaporte

Núcleo Integração Norte – Sorriso –  MT

Clínica de Equitação de Trabalho

Horse Escola – Paty do Alferes – RJ

IX Country Mix Rodeo Indoor

Parque de Exposições – Campo Verde – MT

5ª Copa Costa do Cacau

Rancho Conrado – Itapé – BA

13/04

3ª ExpoGrande Arabian Show

Parque de Exposições Laucídio Coelho – Campo Grande – MS

Movimento A La Rienda

Parque Expoagro Afubra –  Rio Pardo – RS

Revisão Coletiva

Parque de Exposições Erico Lourenço de Lima –  Lagoa Vermelha – RS

Revisão Coletiva

Parque de Exposições Olmiro Callai Giruá – RS

Exposição Morfológica

Parque Municipal de Eventos de IPÊ – RS

Movimento A La Rienda

Cabanha Mapuche – Pomerode – SC

II Copa de Marcha de Córrego Fundo

Parque de Exposições de Córrego Fundo – Córrego Fundo – MG

1ª Copa de Marcha de Ipatinga

Área de Eventos Centro – Ipatinga – MG

I Copa de Marcha de Tiros

Parque de Exposições – Tiros – MG

II Copa de Marcha de Dom Viçoso

Parque de Eventos Dom Viçoso – Dom Viçoso – MG

V Etapa Circ. Rio Minas de Provas Esportivas MM 23-24

Haras Melf – Barra do Pirai – RJ

Ranch Sorting – Itaperuna

Haras Orlandus – Itaperuna – RJ

GP Brazilian Futurity

Jockey Club de Sorocaba – SP

Rodeio de Santo Expedito 2024

Parque de Exposições – Santo Expedito – SP

1ª Prova do CT Marcão Toledo

CT Sérgio Toledo – Piratininga – SP

Festa do Boiadeiro de Pontes Gestal

Recinto de Rodeio – Pontes Gestal – SP

Prova CT Mauro André & Haras Faz. Pontal

Parque de Exposições – Ouroeste – SP

IV Matão Horse Fest

Arena de Rodeio – Matão – SP

II Bolão entre Amigos Rancho 2T

Rancho 2T – Araruama – RJ

2ª Etapa Copa Ferreira

Parque de Exposições – Resende – RJ

4ª Etapa do II Camp. NFDCQM

Rancho Mombuca – Itatiba – SP

1º Bolão Entre Amigos 2024

Mumumurum – Marabá – PA

1ª Prova Rancho AR

CT Alex Rossi – Corumbataí – SP

13 e 14/04

Paleteada

Cabanha Capão da Lagoa – Glorinha – RS

Concurso de Hipismo Completo Nacional – GET Guega Eventing Tour

Sociedade Hípica de Ribeirão Preto – SP

14/04

ExpoJales 2024

Parque de Exposições – Jales – SP

GP Brazilian Futurity e GP Super Sprint

Jockey Club de Sorocaba – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Heloisa Alves/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Artigo – Deus é bom o tempo todo

Em seu artigo, Marcelo Pardini fala sobre a melhoria contínua, sem criar expectativas com os outros

Publicado

⠀em

Artigo - Deus é bom o tempo todo

Devemos nos preocupar com a melhoria contínua, sendo as nossas próprias curas e bênçãos, não nutrindo expectativas em relação aos outros

Confira o artigo de Marcelo Pardini:

Quando criamos expectativas, invariavelmente, decepcionamo-nos. Isso porque depositamos nos outros a esperança de sermos recompensados por aquilo que eles não podem nos oferecer. Somos os responsáveis, única e exclusivamente, pelas nossas atitudes, então, que baixemos a crença da correção alheia, a fim de não nos frustrarmos, afinal, cada um tem o seu tempo de maturação e a sua trajetória de vida. Não adianta cobrarmos que tenham a mesma visão sobre determinado tema, pois cada ser é único e enxerga a vida sob a própria ótica. Somos criados à imagem e à semelhança de Deus. Somos obras do Criador. Por isso, reclamar, criticar ou perseguir só faz mal a nós.

Muitas vezes nos vemos em determinadas situações, que no momento do ocorrido não compreendemos nem aceitamos. Mas quando nos deslocamos do fato, respiramos fundo, e fazemos uma análise macro, percebemos que Deus nos concedeu mais um livramento – seja numa oportunidade de negócio, numa viagem ou num romance… Ele sempre cuida de nós e nos livra de algo que, em última análise, seria-nos nocivo.

Conhecidos e parceiros, temos aos montes; bajuladores, então, nem se fala! Mas amigos, aqueles de verdade mesmo, são poucos (raramente preenchem uma mão). Pessoas que nos amam incondicionalmente, que não nos julgam, que nos apoiam nos momentos em que a maioria absoluta nos vira as costas, nestes, sim, podemos confiar. Nos demais, por mais que pareça duro dizer isso, especialmente para quem ama viver em comunhão com a sociedade, não devemos esperar nada, pois eles simplesmente não se importam. Só conseguem ver o que é bom para o próprio umbigo e passam por cima das nossas particularidades sem a menor cerimônia ou constrangimento.

Esta reflexão é simples e direta. Sejamos as bênçãos que rogamos. Controlemos os nossos pensamentos. Tenhamos atitudes que sejam guiadas pela Fé, pelos bons princípios, por valores cristãos. Como respondemos somente por nós mesmos, em relação às atitudes dos outros, por mais que estes sejam próximos a nós, familiares e entes queridos, definitivamente não temos controle algum. A melhor forma de ajudá-los? Fazermos uma bela prece, com oração fervorosa para que Deus os abençoe, guie, ilumine, oriente e proteja.

Claro, sabemos que neste mundo não cai uma só folha de uma árvore sem o consentimento de Deus. Por isso, temos que fazer a nossa parte. Sejamos a nossa melhor versão. Coloquemos amor em nossas atitudes. Tenhamos humildade para seguirmos abertos às novidades. Saibamos perdoar, a nós mesmos e aos outros. Sejamos gratos e trabalhemos com afinco. As bênçãos vêm do Céu. Deus é bom o tempo todo.

Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.

Foto: Divulgação/Marcelo Pardini

E-mail: [email protected] / Instagram: marcelopardinioficial

Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui

Continue lendo

Geral

‘Jornalismo Equestre’ contribui para fortalecimento do Agronegócio no Brasil

O ‘Cavalus’, maior grupo de Comunicação e Marketing Equestre do país, é pioneiro na prestação de serviços ao setor, com um time de jornalistas especializados

Publicado

⠀em

‘Jornalismo Equestre’ contribui para fortalecimento do Agronegócio no Brasil

Educação, saúde, bem-estar, genética, economia, eventos, entretenimento, viagens e esportes. Todos estes assuntos também viram pautas no Jornalismo Equestre! Mas, antes de falar do universo dos cavalos, você sabe por que o dia 07 de abril foi escolhido para comemorar o ‘Dia do Jornalista’? A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem a João Batista Líbero Badaró, jornalista conhecido pela luta à independência do Brasil. Pelo legado deixado, ele é considerado referência da imprensa paulista e brasileira.

Jornalismo Equestre no Brasil

O Grupo Cavalus, pioneiro na Comunicação e Marketing Equestre, contribui para o desenvolvimento da Equinocultura no Brasil, através de serviços especializados e de informações de qualidade. Acompanhando a pujança do setor, que movimenta R$ 30 bilhões por ano, sua profissionalização e a evolução na forma de produzir e divulgar informações, o Grupo Cavalus exerce um papel importante para o segmento, através de empresas especializadas: Editora Passos, Portal Cavalus, Agência Cavalus e Agência Agrus.

Grupo Cavalus cobre os principais eventos equestres do Brasil

Verônica Formigoni, sócia-diretora de PR e editora-chefe do Grupo Cavalus, lembra que há alguns anos atrás, o mercado desconhecia a importância da Comunicação e do Marketing Equestre para as empresas do setor. “Nas últimas décadas, trabalhamos incansavelmente para oferecer serviços e conteúdos jornalísticos de alta qualidade, trazendo uma abordagem única ao nosso público e à cadeia produtiva de equídeos”, destaca Jean Philippe Vasconcelos, jornalista e sócio-diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Cavalus.

Assessoria de Imprensa no Mercado de Cavalos

O Grupo Cavalus tem o compromisso de prestar serviços de qualidade e fornecer informações com imparcialidade e credibilidade. “Por meio de nossos serviços de Assessoria de Imprensa, trabalhamos em estreita colaboração com profissionais e empresas do segmento, proporcionando visibilidade e suporte estratégico para suas iniciativas. Acreditamos que ao facilitar o compartilhamento de informações e experiências, não só fortalecemos o mercado, mas também toda a comunidade de entusiastas de cavalos”, reforçam Verônica e Jean.

Editora Passos é líder nacional na publicação de revistas impressas e digitais sobre equídeos

“Neste ‘Dia do Jornalista’, o Grupo Cavalus de Comunicação e Marketing Equestre enaltece e reforça sua gratidão aos seus profissionais, pela contribuição ao desenvolvimento do Jornalismo Equestre em todo o país. Juntos, estamos moldando um futuro promissor para o Jornalismo e o Mercado de Cavalos”, completa a sócia-diretora Executiva do Grupo Cavalus, Adriane Passos. Ela destaca ainda que uma amostra dos serviços das empresas pode ser vista nas redes sociais do grupo, no Facebook, X-Twitter, Instagram e LinkedIn. Siga, acesse e confira!

Por Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus
Fotos: Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads