Obra é resultado do trabalho em conjunto do cavaleiro Paulo Junqueira Arantes, e das fotógrafas Elayne Massaine e Paula da Silva

O cavaleiro profissional e diretor da agência Cavalgadas Brasil, Paulo Junqueira Arantes lançou nesta terça-feira (10) o livro “Sobre Mulheres e Cavalos”, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.

De acordo com Paulo, a obra é resultado do trabalho em conjunto com as renomadas fotógrafas do meio equestre, Paula da Silva e Elayne Massaine.

“Este livro é uma viagem pelo universo de mulheres reconhecidamente destacadas no meio equestre brasileiro. Elas são referência na nobre arte de se relacionar com cavalos”.

Livro traz o perfil de 12 mulheres renomadas no meio equestre brasileiro

Dessa forma, o livro traz fotos e textos descrevendo o perfil de cada uma das mulheres homenageadas, dando foco na relação delas com os cavalos.

“São 12 mulheres destacadas no meio equestre brasileiro, de várias atividades e raças. Portanto, tem atuação com equoterapia, volteio, salto, tambor e baliza, e arquearia a cavalo. Criadoras de Mangalarga, Bretão, Crioulo, Campolina, Pampa, Lusitano”, explica Paulo.

Ainda de acordo com o autor da obra, a ideia do livro surgiu depois que ele percebeu que a relação das mulheres com os cavalos é mais forte do que a dos homens.

“Surpreendentemente, depois que eu comecei a trabalhar com cavalgadas, eu comecei a ver a relação de mulheres com cavalos, e fui entender que as mulheres tem uma relação diferente por causa da sensibilidade deles”.

Além disso, Paulo cita que no Brasil as pessoas ainda associam muito mais o homem ao meio do cavalo, diferentemente do que acontece no resto do mundo. Segundo ele, as mulheres são dominam o meio do cavalo internacional.

Visão deles sobre as mulheres

A fim de trazer à tona também a visão masculina das mulheres homenageadas no livro, Paulo convidou homens renomados no meio do cavalo para escrever sobre cada uma delas. Assim, o livro traz textos das próprias homenageadas e de convidados falaram sobre elas.

Paulo e outros homens do meio do cavalo assinam os textos sobre as homenageadas do livro

Dessa forma, foram convidados para assinar os textos do livro 10 homens. São eles: Aluisio Marins, André Galvão Cintra, Bjark Rink, Geraldo G Rocha Azevedo, Jose Henrique Meireles Castejon, Juca Fleury, Paulo Canabrava, Ricardo Bacelar Wuerkert, Sergio Lima Beck e Tonico Pereira.

Ficou curioso para saber quem são as mulheres homenageadas do livro? Para adquirir um exemplar, basta entrar em contato com o Paulo Junqueira pelo telefone (41) 9990-0981. O valor de cada livro é de R$ 45.

Cavalgadas Brasil

Além de cavaleiro profissional, Paulo Junqueira Arantes é diretor da agência Cavalgadas Brasil. A empresa, que existe há 16 anos, promove viagens a cavalo no Brasil e no mundo.

 “Eu resolvi unir minhas duas paixões, cavalo e viajar, e comecei a empresa que promove viagens a cavalos pelo Brasil e pelo mundo. O que era um hobby, virou uma atividade, mas continua sendo um hobby e uma paixão. Fico muito feliz em poder proporcionar às pessoas conhecerem lugares a cavalo”.

Leia mais notícias no portal Cavalus

Ademais, Paulo ainda é colunista do portal Cavalus. Semanalmente, ele compartilha histórias de viagens a cavalo, em diferentes destinos.

Por Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Divulgação e Adriana Moura