Os profissionais de Marketing devem ser capazes de promover o segmento de atuação da empresa, visando a explorar as potencialidades do setor
O planejamento em Comunicação Publicitária e Marketing se desenvolve em médio e longo prazo, a fim de atingir o objetivo central: obter lucro. Para tanto, os profissionais do setor acumulam novos conhecimentos, visando a conquistar o público-alvo.
Os profissionais de Marketing fazem diagnósticos da área de Comunicação da empresa, apontando os riscos e as oportunidades, sempre apresentando sugestões de melhoria. A assessoria é composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação do negócio e estabelecendo as estratégias que assumirão as diretrizes da organização.
Estratégias de marketing para o mercado
O mercado é o conjunto de todos os compradores atuais e potenciais de um produto ou serviço. E a estratégia identifica as partes deste que melhor pode atender. Já o posicionamento é definido como o processo de decisão da segmentação do meio, composta pelas estratégias de pesquisas do target (público-alvo).
O segmento de mercado deve ser mensurável em termos de poder de compra e tamanho. Os executivos em Marketing devem ser capazes de efetivamente promover e servir esse segmento, visando a explorar as potencialidades lucrativas do meio.
A segmentação tem foco em nichos específicos, sendo dividida em 04 aspectos: mensurabilidade (tamanho; poder aquisitivo; perfis), acessibilidade (eficazmente alcançados e atendidos; substancialidade; amplos e lucrativos), operacionalidade (programas eficazes para atrair e atender aos segmentos; crescimento; vendas; índices de crescimento; lucratividade; atratividade estrutural do segmento) e objetivos e recursos da empresa (concorrentes; substitutos; poder econômico).
Fonte:
A Bíblia do Marketing, Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (Ed. Pearson Education Brasil, 2012).
E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: @marcelopardinioficial
Crédito da imagem: Arquivo Pessoal
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