O criador Ênio Monte, na década de 70, cruzou o Orloff Horse, de origem Russa, com Westfalen e Trakehner, alemãs, para criar o cavalo BH
O Orloff Horse é uma raça cavalos com trote hereditário rápido, conhecida por sua velocidade e resistência excepcionais. Trata-se, portanto, do cavalo russo mais famoso, desenvolvido pelo Império Russo no final do século 18. O responsável foi o Conde Alexei Orlov – grafia que pela qual também é conhecida a raça – em sua fazenda perto da cidade de Bobrov (Voronezh Guberniya).
Dessa forma, o Orloff Horse surgiu como resultado do cruzamento de várias éguas de raças europeias – entre elas: English, Dutch, Mecklenburg e Danish – com garanhões da raça Árabe. Nesse meio tempo, a nobreza russa do Século 19 usava os trotadores Orlov principalmente para equitação e corrida de charrete. Eles eram valorizados por sua beleza e elegância combinadas com a capacidade de trabalhar duro.
Do mesmo modo que o aperfeiçoamento de outros cavalos russos passou pelo Orloff Horse. Quando as corridas de charrete (harness Racing) tornaram-se populares, os Orlovs enfrentaram intensa competição da raça Standardbred, desenvolvida nos Estados Unidos.
A possibilidade de extinção do Orloff Horse foi uma preocupação no século 20. Os cruzamentos com diversas raças foram uma das razoes. Assim como o desprezo soviético pela criação de cavalos. No entanto, a raça sobreviveu e hoje quinze haras na Rússia e na Ucrânia criam trotadores Orlov de sangue puro.
Desenvolvimento da raça
A terra que se tornou a coudelaria Khrenovsky de Alexei Orlov foi dada a ele por Catarina II (Catarina, a Grande). Uma recompensa por sua participação no golpe de estado que a levou ao trono. A princípio, o ancestral de todos os trotadores Orloff foi o garanhão árabe cinzento de raça pura Smetanka . Entre outros, ele foi cruzado com Isabelline, uma égua dinamarquesa da coudelaria real de Frederiksborg.
A descendência desse cruzamento é o pilar o Orloff Horse. Polkan (1778-1793), filho de Smetanka e Isabelline, passou para seus filhos e assim por diante o padrão racial desejável e que se vê nos exemplares de hoje. Os trotadores Orlov são em geral mais altos e mais robustos que os Standardbreds. O garanhão mede em média 1m61, enquanto a égua chega a 1m60.
O Orloff Horse tem cabeça grande, olhos expressivos, pescoço longo e naturalmente arqueado. A cernelha é proeminente e a garupa larga, corpo é musculoso. As pernas são fortemente construídas, com articulações proeminentes e tendões bem definidos. Devido às suas origens árabes, muitos Orlovs são tordilhos. Contudo, há indivíduos nas cores Preto, Castanho e Alazão.
Fonte: Wikipedia
Crédito das fotos: Wikimedia Commons
Veja outras notícias no portal Cavalus