O objetivo da modalidade é reunir em uma única competição, cavalos de diversas raças, para demonstrar o trabalho diário de campo
Para a segunda etapa do Campeonato Paulista de Equitação de Trabalho, houve o retorno do Rancho 2K para o circuito de competições oficiais da Equitação de Trabalho. O que aconteceu em grande estilo em um final de semana que uniu provas esportivas do Mangalarga Marchador no sábado e a etapa do Paulista no domingo, dias 4 e 5 de maio.
“A realização etapa em um dia, no domingo, foi muito bem vista pela grande maioria dos competidores e amantes da modalidade. O público presente surpreendeu atingindo um grande número de visitantes”, comentaram os organizadores da CIAde Equitação de Trabalho.
Outra novidade nas provas de Equitação de Trabalho, organizadas pela CIA de Equitação de Trabalho e chancelada pela Associação Brasileira de Equitação de Trabalho, foi a transmissão via internet das fases de Maneabilidade e Velocidade. “Tivemos registro de pessoas acompanhado a etapa em todas as regiões do país, incluindo participações internacionais como Estados Unidos e Europa”.
Ainda segundo os organizadores, quanto aos conjuntos que participaram da etapa, os juízes notaram muito equilíbrio em todas as categorias. Provas decididas em detalhes, percentuais mínimos, deixando um a frente do outro no pódio e na classificação geral por pouca diferença nas três fases. “Para se ter uma ideia, na Categoria Preliminar, fase de Velocidade, o conjunto Fabio Lombardo e Arun de Maripá terminou o percurso em primeiro lugar com 74s73, enquanto o conjunto formado pela amazona Luiza Magalhães e Dominó da Prata, fecharam com 74s77 em segundo lugar”.
A organização ainda faz questão de destacar novamente o número expressivo de competidores que debutaram na modalidade. “A etapa contou com diversos mirins entrando pela primeira vez em pista acompanhados de seus professores na Categoria Escola Maneabilidade. Na categoria Aberta Amadores de prova completa também tivemos novos competidores amadores que vinham acompanhando a modalidade pelas mídias sociais e finalmente realizaram suas inscrições e puderam participar da etapa”.
Campeões Prova Completa: Aberta Amadores – Adriano Rodrigues Reis e Encanto do Prata; Cavalos Novos A – Sergio Faria e Mel de Maripá; Cavalos Novos B – Edmar Brito e Incrível Interagro; Aspirantes – Sergio Faria e Flores de Maripá; Preliminar – Fabio Lombardo e Arun de Maripá; Intermediária – Fabio Lombardo e Raro de Maripá. Campeões Tempo Ideal: Aberta Amadores – Ana Luiza Coutinho e Veludo do Top; Aberta – Luiza Magalhães e Firmin Interagro (foto de chamada).
Predominância de cavalos das raças Lusitano e Mangalarga Marchador, mas também alguns exemplares Quarto de Milha, como a participação do nosso amigo Aluisio Marins da UC com Media Luna, e Mangalarga. A próxima etapa do Paulista de Equitação de Trabalho 2019 será a Copa Hipocampo de Equitação de Trabalho, dia 10 de agosto, em Amparo/SP.
Colaboração: CIA de Equitação de Trabalho
Fotos: Jane Monteiro/ABET