A Copa Mangueiras de Equitação de Trabalho 2019 foi o ponta pé inicial da temporada da modalidade no Brasil

 Como já é tradição, a primeira competição oficial do ano aconteceu no Haras das Mangueiras, dia 16 de março, em Itapira/SP. Apesar da chuva, alternando com períodos de sol forte durante todo o preparo das pistas e da competição, o público compareceu e ajudou a fazer o ‘show’.

A novidade para a temporada, planejada pela Associação Brasileira de Equitação de Trabalho, em parceria com a organizadora oficial de eventos CIA de Equitação de Trabalho, foi a criação de rankings estaduais. A ideia é que no final do ano, seja realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade em etapa única. Com isso, a possibilidade de receber inscritos de diversas partes do país.

Sergio Faria e Jubilosa de Maripá

Para 2019, além do Campeonato Paulista, a grade de eventos já tem confirmados o Campeonato Mineiro, que acontecerá entre 21 e 23 de junho, em Belo Horizonte; e o Brasiliense, com data a confirmar no segundo semestre.

O grande destaque da prova de abertura da temporada, no entanto, ficou para o número expressivo de conjuntos compostos por cavalos Mangalarga Marchadores inscritos nas provas completas. Dentre estes, quatro conseguiram o lugar mais alto do pódio em suas respectivas categorias.

Na Cavalos Novos A, campeões foram Thamara Honório e Jupter V8; Aspirantes, ganhou Sergio Faria com Raru de Maripa; Na Preliminar, Fabio Lombardo levou Arun de Maripá (foto de chamada) à vitória; e Sergio Faria venceu também a categoria Cavalos Novos 3 anos com Jubilosa de Maripá.

Thamara Honorio e Jupiter V8

Além dos Marchadores, a prova contou com o já esperado grande número de Puro Sangues Lusitanos, Mangalargas, Mangalarga Pampa, Crioulo, Quarto de Milha, Animais Cruzados e Sem Raça Definida.

Fazendo parte também da programação do evento, a etapa contou com as provas de Tempo Ideal. Exclusividade no Brasil, as provas de Tempo Ideal têm por objetivo abrir a porta da Equitação de Trabalho para simpatizantes que tenham interesse em experimentar a modalidade e aproveitar essa competição, chegando assim com maior preparo e experiência nas provas completas.

Sergio Faria e Raru de Maripá

Participar de Provas de Tempo Ideal, que tem 90% de seu regulamento baseado no de provas completas de Equitação de Trabalho, faz com que os conjuntos conheçam o ambiente de provas já com a adrenalina da disputa. No Tempo Ideal, as competições só acontecem nas fases de Maneabilidade (em Tempo Ideal) e Velocidade somente no Nível I.

A próxima etapa do Paulista de Equitação de Trabalho 2019 será a Copa 2K, que acontecerá no dia 5 de maio, no Rancho 2K, em Atibaia/SP. Veja todos os campeões clicando aqui.

Colaboração: CIA de Equitação de Trabalho
Fotos: Ney Messi

27 Comentários

  1. Pingback: Paulista de Equitação de Trabalho realizou sua segunda etapa de 2019 - Cavalus

  2. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

Escreva um comentário