Peter McCue faz parte da fundação do Quarto de Milha nos Estados Unidos

Foi um cavalo de Corrida e garanhão influente no pedigree da American Quarter Horse Association, embora tenha morrido antes da associação ter sido formada

A história de fundação do Quarto de Milha está intimamente ligada à história da América. Surgiu, então, a raça onde os indivíduos corriam um quarto de milha mais rápido do que qualquer outro. Na virada do Século 20, o garanhão Peter McCue (1895–1923) tem seu nome ligado à base, visto até hoje em muitas linhagens modernas.

Quando ele nasceu, entretanto, a AQHA ainda não existia. Seu criador, Samuel Watkins, o registrou no American Stud Book, da raça Thoroughbred, como filho de Duke of the Highlands. Mas ele e sua família, da Little Grove Stock Farm, em Petersburg, Illinois, sempre afirmaram que Peter McCue era filho de um garanhão Quarto de Milha, Dan Tucker, em égua puro-sangue, Nora M (TB).

Sem o reconhecimento da uma associação de raça, o cavalo não poderia correr em provas melhores. Por isso, primeiro Watkins o registrou como TB e só então depois mudou sua versão e o registrou na AQHA como QM. A história conta que o cavalo recebeu o nome de um vizinho da família Watkins, Peter McCue.

Peter McCue foi um cavalo de Corrida e garanhão influente no pedigree da AQHA, embora tenha morrido antes da associação ter sido formada

Carreira

Controvérsias à parte, o castanho foi para a pista de Corrida e competiu por vários anos. Arrendado para um sobrinho de Samuel, Charles Watkins, que o colocou em treinamento e nas provas aos 2 anos de idade. Em 1897, o garanhão registrou oito vitórias em distâncias variadas. De 1907 até o dia de sua morte mudou de dono várias vezes.

Do Illinois foi para o Texas, depois para Oklahoma e em seguida Colorado, com Si Dawson e Coke Roberds, seus proprietários até o dia de sua morte. Quando parou de competir, Peter McCue foi para a reprodução. Sucesso como pai na mão de todos os seus donos, aliás.

Embora apenas 44 de seus filhos tenham registro da AQHA, eles representam alguns dos maiores garanhões da raça. Entre eles, Harmon Baker, Buck Thomas, A D Reed, Badger, Old Red Buck, Chief, Jack McCue, John Wilkins e Hickory Bill. A lista se torna ainda mais impressionante com seus netos: Old Sorrel, Joe Hancock, Nick, Midnight e Barney Owens.

Peter McCue entrou de vez para a história do Quarto de Milha ao ser indicado ao American Quarter Horse Hall of Fame em 1991.

Fonte: AQHA e Wikipedia
Crédito da foto: Cedida/AQHA

Veja outras notícias no portal Cavalus