Plantão especial de Veterinários assegurou Bem-Estar Animal

Uma equipe formada por mais de 100 profissionais atuou em evento do Quarto de Milha no Paraná

Para um evento com mais de sete mil inscrições e mais de dois mil cavalos, a equipe deve ser reforçada. Tudo tem que estar em conformidade, especialmente no que tange o regulamento da entidade. E assim é com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, que realiza três encontros oficiais da raça durante o ano.

Bem-Estar Animal
Juiz Bem-Estar. Foto Gerson Verga/ABQM

O último aconteceu de 14 a 21 de outubro, em Londrina/PR. O 39º Potro do Futuro, a 12ª Copa dos Campeões, o 4º Derby e o 1º Juvenil movimentaram o Parque Governador Ney Braga por uma semana, recebendo quartistas de todo o Brasil. Entre as preocupações para uma das maiores competições equestres do país, esteve o cumprimento do regulamento de Bem-Estar Animal.

A ABQM segue rigorosos padrões na organização de seus eventos esportivos. Todos os equinos e bovinos que participaram das provas foram respaldados pelo Manual de Organização de Eventos do Cavalo Quarto de Milha e pelo Regulamento de Bem-Estar Animal em Competições Equestres, reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

As provas contaram com a presença de 25 juízes oficiais, sendo três deles americanos e dois responsáveis, exclusivamente, pelo Bem-Estar Animal. “Com o apoio de 15 estagiários de juízes, eles fizeram um trabalho especializado de avaliação e conscientização das equipes de manejo e organização, além de terem fiscalizado e orientado os competidores”, assegurou Cicinho Varejão, presidente da ABQM.

Bem-Estar Animal
Inspeção Equipamentos. Foto: Gerson Verga/ABQM

Na equipe ainda três médicos veterinários e outros 15 estagiários, que estiveram 24 horas de plantão nos oito dias de evento, realizando atendimentos gratuitos. 40 funcionários responsáveis pelo manejo e dois responsáveis técnicos homologados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) também estiveram presentes.

“Os cuidados se iniciavam no desembarque dos cavalos, os quais eram identificados através de leitura de microchip e conferência de documentação sanitária. Em seguida eles eram encaminhados às baias. No total, foram montados 2,2 mil espaços no Parque”, afirmou Juliana Magalhães, Superintendente Técnica da Associação.

Durante as competições, a cada apresentação, os juízes oficiais conferiam individualmente os cavalos para assegurar sua integridade física e segurança. Os cuidados também foram destinados aos bovinos utilizados nas modalidades de trabalho. Todos eles passaram por avaliação no desembarque e no decorrer das competições por inspeções, realizadas antes e depois de cada prova.

Bem-Estar Animal
Leitura Microchip. Foto Fábio Cabrera/ABQM

“Nós também fornecemos para o gado água à vontade, silagem, ração e feno”, garantiu Leonardo Feitosa, juiz de Bem-Estar Animal da Associação. Tudo para garantir que as maiores estrelas desse espetáculo estivessem 100% bem cuidadas.

Durante o evento, milhares de pessoas passaram diariamente pelo local para acompanhar as disputas nas 19 modalidades esportivas, divididas em quatro arenas. Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, mais de 2,3 mil cavalos e 1,3 mil atletas buscaram em pista prêmios que totalizaram mais de R$ 1 milhão, além de 1,5 mil troféus e fivelas.

Para saber mais: abqm.com.br/potrodofuturo.

Colaboração: Assessoria de Imprensa
Fotos: ABQM/Divulgação

Deixe um comentário