Com 7342 inscrições, 2,3 mil cavalos e 1,3 mil atletas, último evento oficial do ano da ABQM foi encerrado em Londrina/PR
Quartistas de todo o Brasil estiveram de 14 a 21 de outubro no Parque Governador Ney Braga para a realização do 39º Potro do Futuro, 12ª Copa dos Campeões, 4º Derby e 1º Juvenil da ABQM. A intensa programação, por serem quatro eventos em um só, contou com provas em todas as modalidades de performance e halter onde o cavalo Quarto de Milha brilha.
Para encerrar com chave de ouro mais essa ‘festa’, na Arena Organnact houve a conclusão das provas de Três Tambores. Na pista, Copa dos Campeões Jovem A, Jovem B e Jovem C; Potro do Futuro final da Pro Light. Depois, Copa dos Campeões Amador Light e Amador Master, Jovem Principiante Mirim, Infantil e ainda o Potro do Futuro Consolação.
Após a participação de 62 conjuntos, em classificatória adiada duas vezes por conta dos temporais e vendavais que se abaterem sobre a cidade, a final da Pro Light contou com 12 cavalos. Os campeões foram Leonardo Lucca da Costa Lança e El Shady Trouble. Na final marcaram 17s164.
Miguel Dias Neto levou primeiro e segundo na Copa dos Campeões Jovem A – 11 anos ou menos. Com Breacking Times 3D, fez 17s184. E com Heena King EK, 17s541. Pela Amador Light na Copa, Analu Grace de Geus Bosch, com Casede 36 HRZ, foi a campeã ao marcar 16s842.
Na Arena Vetnil, as disputas do Laço Pé apresentaram os vendedores da Copa dos Campeões Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante. As provas de cronômetro no Laço em Dupla pela Copa dos Campeões tiveram conclusão nas categorias Aberta, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.
Com maior número de inscritos entre as categorias Jovens da Copa, a Principiante Laço Pé teve Gustavo Aquino Stipanchevic como campeão e vice. Ao apresentar Dual Red Player PDL, marcou 219. E com Falcon Cach, a nota foi 217.
Os mais rápidos no cronômetro foram Thales Maia de Araújo, com Cancan Bayou YM, e Rodrigo Teodoro de Lima, com July Okie Jay W. A dupla campeã da Aberta marcou na final 6s645. Rodrigo e Tales foram segundo colocados também, só que laçando invertido. Rodrigo montou Hayca Little LCV na cabeça e Thales dessa vez no Pé com Rising Moon Pawnee, 6s930.
Repetindo as posições do segundo lugar, eles também ficaram em terceiro. Marcaram 8s090 montando Cactus Red Bingo JRN e Prince Shine LAA. Rodrigo Teodoro foi o destaque nessa categoria. Além de primeiro, segundo e terceiro, foi também quinto com Pedro Borges, sexto com Thales novamente.
Jorge Cury, com Apache Badger, e Otávio Brentan de Figueiredo Ferraz, com Mosaico San James, foram os campeões da Amador, com 6s480.
Apartação encerrou sua participação na Arena RAM nesse domingo com Copa dos Campeões Pro Light; Derby Amador. Depois foi a vez do Potro do Futuro Amador. Encerrando a grade com Copa dos Campeões Amador Junior, Amador Sênior, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante.
Com 30 conjuntos na disputa, o Potro do Futuro Amador de Apartação teve Filipe Rezende Barbosa nas três primeiras posições. Com Beccalicat marcou 75 pontos. Com Scoot Lil Kit Kat a nota foi 73. E com Cat N Cal Hot, anotou 72 pontos.
Na Amador Junior, os campeões foram Clovis Guidelli Garcia Junior e Holiana Jazz, com nota 72. E na Amador Senior, marcando 76, Norberto Soares Leite e Quick To Dual foram os campeões. Fazendo dobradinha para a Fazenda Gruta Azul, Patrícia Arakaki Leite Miglioli e KF Boon A Lena marcaram 73 pontos.
Todas as informações e os resultados completos: http://www.abqm.com.br/potrodofuturo/pt/.
Por Equipe Cavalus
Fotos: ABQM/Divulgação