Sou iniciante no mundo equestre, qual cavalo devo comprar?

Para que você não entre em uma ‘furada’ veja as dicas abaixo!

Para quem está começando no mundo do cavalo, é importante ficar atento a algumas dicas para não entrar em uma roubada e comprar cavalos que não servem para o seu propósito ou nível de conhecimento e equitação. Por falta de conhecimento, às vezes, pode-se dar de cara com pessoas que não ajudem a escolher a raça certa para a atividade que você deseja fazer.

Por exemplo, quer passear, mas acaba comprando um cavalo da raça Puro Sangue Inglês. Ou quer saltar, e compra um exemplar da raça Mangalarga Marchador. Entre outras inúmeras variáveis. E essa confusão não é algo raro de acontecer, viu? Existe sim situações como essa acontecendo aos montes.

Primeiro de tudo: definir o que você quer fazer com o seu cavalo, ou com ou cavalo que você quer ter. Você quer passar, pois já tem uma turma de amigos que faz cavalgadas de fim de semana? Ou romarias? Então, procure um cavalo de marcha, como as raças Mangalarga Marchador, Mangalarga, Campolina.

São ‘os caras’ que são especialistas em conforto, em marcha, cavalgada. E porque conforto? Por que são atividades em que você ficará horas montado, passando por terrenos de diversos níveis e condições. Exemplares dessas raças citadas são os indicados.

Agora se você tem amigos, ou já viu na sua cidade, pessoas fazendo as provas de Três Tambores. Ou Laço também. Vá para o mundo do Quarto de Milha. São cavalos com aptidões para realizar as chamadas modalidades equestres. Possuem as características necessárias para te fazer evoluir nessa atividade escolhida.

Mas se o seu desejo for fazer provas de Salto, que é uma prova de Hipismo Clássico. Ou também você pode querer se aventurar no Concurso Completo de Equitação. Procure animais das raças BH, Puro Sangue Inglês. Se sua vontade é fazer Enduro, conheça mais sobre a raça Árabe. Agora se sua vontade é o Adestramento, o Lusitano vai te atender super bem.

Portanto, primeiro de tudo, saiba o que você quer fazer! E se você já encontrou a cor, a raça, o lugar, o valor, a genética, qual é o último fator que vai decidir a compra de um cavalo ou outro? É se esse cavalo serve para você. Você tem que montar! Experimentá-lo, senti-lo. Porque, muitas vezes, todas as outras situações te atendem, mas quando você monta, não dá certo.

Quando você chegar no local escolhido e for experimentar o cavalo, preste atenção como é esse lugar. A energia das pessoas que trabalham e cuidam do lugar será a mesma energia dos cavalos. Existem muitos comerciantes honestos e que só acertam na hora de vender. Mas como em qualquer mercado, existe gente querendo te enganar.

Ai entra mais uma dica: antes de fechar de vez a venda, leve um veterinário que você conheça para avaliar o cavalo. Veja se está tudo bem com ele também na parte de física, de saúde. Procure quebrar todas as variáveis que podem te dar um desgosto futuramente. Não tenha pressa, se cerque de todos os cuidados, e divirta-se com seu novo cavalo!

Por Aluisio Marins
Médico Veterinário e reitor da UC, instruindo cavaleiros a mais de 20 anos
Fotos: horsetouring.com

Deixe um comentário