Sendo o líder mundial na utilização de tecnologia agrícola, o Brasil se destaca em termos positivos
O ponto negativo, no entanto, é que de fato existe uma carência de profissionais especializados pensando em disseminar todo o conhecimento que o país adquiriu com pesquisa e tecnologia.
De acordo com o IBGE, a população economicamente ativa no meio rural é de 36 milhões de pessoas, 19% da total brasileira. Destes, 6,4% possuem ensino médio completo e somente 1% tem curso superior, o que comprova a necessidade da ampliação do acesso dos brasileiros do meio rural ao conhecimento.
Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias.
A produção assistida do SENAR é realizada com grupos produtores selecionados e desenvolvida por metas. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.
A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida que são o Diagnóstico Produtivo Individualizado, o Planejamento Estratégico, a Adequação Tecnológica, a Capacitação Profissional Complementar e a Avaliação Sistemática de Resultados.
O Programa destaca metas com foco tanto no produtor quanto no técnico que se baseiam em capacitação pensando em empreendedorismo e gestão de negócios, aumento de renda e produtividade, formar perfil tecnológico, social e econômico, elaboração de planejamento estratégico das propriedades, além de buscar melhor acesso ao mercado de trabalho, com remuneração por mérito, desenvolvendo ainda a formação continuada.
Por Camila Furtado
Fonte: Senar Nacional