Um antigo esporte está de volta entre as gerações mais jovens

Arco-e-flecha sobre cavalos volta a ganhar popularidade. A prática não é mais apenas um método de caça ou uma estratégia de batalha

Primórdios. Foto: Wikipedia

Um arqueiro montado a cavalo é um cavaleiro armado com um arco, capaz de atirar enquanto cavalga. Em grandes áreas abertas, é uma técnica altamente bem-sucedida para a caça, para proteger os rebanhos e para a guerra, mas que ganhou status de esporte. Durante a antiguidade, era uma característica que definia o povo nômade do período medieval.

Com a expansão desses povos, a prática também se espalhou e era utilizada por muitas culturas antigas em todo o mundo, incluindo os indígenas americanos, nômades europeus e impérios asiáticos. No leste da Ásia, o tiro com arco sobre cavalos passou a ser particularmente honrado na tradição samurai do Japão, onde é chamado de Yabusame. Os termos hoje, difundidos pelos europeus, mounted archer e horse archer, querem dizer a mesma coisa, arqueiros montados a cavalo. Os comanches da América do Norte também eram extremamente habilidosos.

No Japão

A arquearia montada, portanto, uma tradição com origens em impérios como o otomano e o mongol, vem ganhando popularidade novamente na Indonésia, por exemplo. Enquanto os antigos guerreiros utilizavam a prática de atirar arcos de cima de um cavalo para a caça e o combate, seu reaparecimento foi mais amigável: arqueiros de diferentes países passam por um intenso regime de treinamento para competirem nacional e internacionalmente.

O esporte envolve atirar flechas em um alvo enquanto cavalgam. Acertar o alvo com as flechas já é complicado o bastante com o atleta de pé ou sentando em uma base imóvel, mas quando o arqueiro está em cima de um cavalo, isso requer ainda mais equilíbrio, muita coordenação e uma conexão entre o cavalo e seu cavaleiro. Como o uso de um arco exige que o piloto solte as rédeas com as duas mãos, os arqueiros a cavalo precisam de excelentes habilidades equestres para atirar em movimento.

A arquearia montada era utilizada por muitas culturas antigas em todo o mundo. Ela é representada em imagens e textos de diversas culturas há milênios, e continuou sendo utilizada até o desenvolvimento da pólvora e das armas de fogo. Com as armas cada vez mais populares, o uso do arco e flecha se tornou menos vantajoso, e a arquearia montada foi abandonada como estratégia no campo de batalha. Com comunidades começando a homenagear seus antepassados e sua história ao explorarem tradições antigas, como a Mongólia, e após o esporte aparecer na cultura pop através de franquias como Jogos Vorazes, jovens atletas voltaram a se interessar.

Nos Estados Unidos, berço de todas as modalidades equestres que conhecemos no Brasil, o tiro com arco montado também é um esporte crescente. Através dos esforços da Mounted Archery Association of the Americas, há clubes de arco e flecha em todo o país. As competições por lá incorporam os estilos coreano, húngaro e persa. Os participantes combinam as habilidades de um arqueiro com as habilidades de um bom cavaleiro para criar este belo esporte equestre.

Para ter sucesso nesse esporte, é preciso cuidar muito bem dos cavalos e ter treinamento constante. Os conjuntos seguem de forma descendente por um percurso de 90 metros, enquanto atiram as flechas em vários alvos.

Fonte: National Geographic e Wikipedia
Fotos: Mounted Archery Association of the Americas

Deixe um comentário