Sem dúvida, um grande problema para quem pratica Três Tambores são os cavalos inseguros. E o maior problema é que as pessoas entendem a ansiedade e o nervosismo do cavalo como uma ação para contrariar os comandos executados. E não é nada disso.
Então, surgem dezenas de exercícios e correções, como se o cavalo quisesse ficar nervoso. Mal sabem o quanto é difícil para um cavalo se sentir dessa forma. Se isso acontece com você, experimente aplicar técnicas do bem no seu cavalo.
Quer trabalhar em sintonia com o seu cavalo? Ele vai saber agradecer.
LEIA TAMBÉM
Siga estes três passos para ver seu cavalo dando 100% nas pistas
1- Use o seu assento para avisar o momento de reduzir nas entradas dos giros
Eu já mostrei como a embocadura causa incômodo e dor na boca do seu cavalo. Sente fundo na sela no ponto em que ele deve reduzir. Assim estará induzindo o seu cavalo a reunir. Ao passo que puxar a rédea causará dor. Isso elimina a confiança dele e faz com que ele preste mais atenção à boca do que ao percurso.
2- Habitue-se a montar com o mínimo de pressão na boca do seu cavalo
Você pode fazer isso enquanto trota e galopa em círculo. E depois aplicar treinando no percurso a trote. Pouca pressão = muita confiança.
3- Torne os giros fáceis para o seu cavalo
Ao usar o assento para indicar o momento de reunir e iniciar o giro, você já terá feito metade do trabalho. Assim que conseguir, comece a ajudar no equilíbrio dele durante o giro.
Não use a rédea de fora e apenas indique o giro com a mão de dentro. Mantendo a mão para a frente do pito da sela e um pouquinho para dentro do giro. Isso fará com que a posição da cabeça dele ajude a correr estável ao redor do tambor.
Estes são os primeiros passos para melhorar a sua comunicação com o seu cavalo. Enquanto facilita a movimentação dele, você ganha um parceiro nos giros. Chega de cavalos inseguros ou ansiosos.
Experimente este início de alinhamento nas ações de vocês. Eu garanto que vai querer saber quais são os passos seguintes.
Por Claudia Ono
Três Giros
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook
Veja outras notícias no portal Cavalus