Retratada no filme Touching Wild Horses ela existe de verdade
Um dos animais mais belos e mais admirados do mundo, o cavalo selvagem encontrou seu lugar ao sol em uma ilha chamada Sable Island, que fica a 300 km ao sudeste de Halifax, Nova Escócia, no Canadá. As paisagens são lindas e ficam ainda mais inacreditáveis quando a manada aparece galopando livre. E é esse domínio equino que tornou a ilha um dos pontos turístico mais procurados, protegidos da interferência humana pelo Parque e Reserva Nacional do Canadá.
Os estudiosos acreditam que a vida equina selvagem na Sable Island começou com o abandono de pôneis, por conta de um navio que estava de passagem, há muitos anos. A história conta que foi Thomas Hancock, comerciante de Boston e tio de John Hancock, que estava nesse navio. Seguindo a ordem natural das coisas, os bichos cresceram e procriaram, fazendo com que atualmente somem-se 400 cavalos no local, correndo pelas dunas, o gramado do pântano e matando sua sede nas lagoas de água doce.
Além disso, Sable é habitada por muitas aves e infinitas focas, que dividem o espaço com os cavalos. Cientistas e outros grupos de pesquisa ficam na ilha permanentemente, realizando um trabalho em pesquisa meteorológica. As visitas são bem limitadas e requerem permissão de entrada da Guarda Costeira canadense.
O Sable Island National Park Reserve compreende a ilha e também 175 km ao sudeste do ponto mais próximo de terra da Nova da Escócia no Oceano Atlântico. A ilha, isolada, tornou-se parque e reserva nacional em junho de 2013. Fica no meio do Oceano Atlântico e é conhecida como ‘Cemitério do Atlântico’, devido o número de naufrágios por ali ao longo do tempo. Uma história que remonta há mais de quatro séculos e a conta é de mais de 350 navios naufragados no local.
Por Luciana Omena
Fonte: Nômades Digitais e Wikipedia