Morre ator de filmes clássicos no gênero western

Vencedor do Oscar, Robert Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood; foi protagonista, entre outros, de clássicos de faroeste, filmes importantes na sua carreira por terem-no solidificado no gênero

Robert Redford, ícone do cinema americano e do gênero western, morreu aos 89 anos. A notícia da morte do ator e cineasta, vencedor do Oscar, foi confirmada à imprensa americana por Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK. A causa não foi especificada e ele estava em seu rancho, no estado de Utah, Estados Unidos.

Construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood, tanto diante quanto atrás das câmeras. Ator consagrado desde os anos 1960, ele se destacou em clássicos como “Golpe de Mestre” (1973), “Todos os Homens do Presidente” (1976) e “Proposta Indecente” (1993). Entre os mais recentes, “Capitão América: O Soldado Invernal” (2014) e “Avengers: Endgame” (2019). Papéis que o transformaram em símbolo de carisma e elegância no cinema.

Morre ator de filmes clássicos no gênero western
“Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969)

Marcante presença em filmes clássicos no gênero western

Robert Redford tem uma ligação forte e reconhecida com o gênero de western, principalmente por ter protagonizado filmes marcantes. Estes filmes são importantes na sua carreira por terem-no solidificado no gênero e por terem explorado diferentes facetas do western.

Em “Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), o garboso ator interpreta o papel-título de Sundance Kid, um bandido do Velho Oeste, ao lado de outro ícone, Paul Newman (como Butch Cassidy), nesse filme que reinventou o western para uma nova audiência.

Após garantir sua entrada no panteão das lendas do faroeste, Robert Redford encerrou 1969 com um drama baseado em fatos reais, “Tell Them Willie Boy Is Here”, onde ele fez o xerife Christopher ‘Coop’ Cooper, que caça Willie Boy (Robert Blake), um ex-presidiário indígena paiute que foge com sua amante (Katharine Ross) após ele matar o pai dela em legítima defesa.

No faroeste sobre um homem desiludido que se refugia nas montanhas, “Jeremiah Johnson” (1972), Redford faz o protagonista, Jeremiah Johnson, um soldado americano que busca a solidão e a reencontrar-se após uma guerra, numa história com tons existencialistas, o que acrescentou uma nova dimensão aos filmes de faroeste.

Morre ator de filmes clássicos no gênero western
“Tell Them Willie Boy Is Here” (1969)

Não podemos falar de Robert Redford sem citar produções como “O Encantador de Cavalos” (1998) – foto de chamada.  Ele, no papel principal, conta a história de uma nova-iorquina que leva sua a filha e o cavalo dela a um homem, no estado de Montana, pois a jovem e o animal estão traumatizados após um terrível acidente.

Em 2018, o veterano e premiado profissional da sétima arte anunciou sua aposentadoria da carreira de ator, após atuar em “O Velho e a Arma”. Robert Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford.

Fonte: Globo.com, Cowboys&Indians, Wikipedia 
Fotos: Divulgação/Instagram
Leia mais notícias aqui