Entre tantas outras coisas, ela promoveu um enorme impacto na história da modalidade nos rodeios
A incrível história de Martha Josey não é uma das que você quer deixar de saber! Esta lenda dos Três Tambores mudou a história do rodeio mundial. Competidora profissional, ela conquistou inúmeros títulos na National Finals Rodeo, da Professional Rodeo Cowboys Association, e evento sancionados pela National Barrel Horse Association.
Venceu em todas ascompetições que disputou
Nascida Martha Lavaughn Arthur, em Gregg County, Texas, no ano de 1938, é filha de Robert Jonas e Martha James. Começou a competir em 1964. Ela se apresentou em um evento de exibição durante as Olimpíadas de 1988 em Calgary. Faz parte do Cowgirl Hall of Fame (1985). Ela e seu marido, RE Josey, entraram para o Texas Cowboy Hall of Fame em 2002 e para o Texas Rodeo Cowboy Hall of Fame em 2007.
Por tudo que representa, também faz parte da galeria dos homenageados no Rodeo Hall of Fame do National Cowboy and Western Heritage Museum desde 2011. Seu amor por cavalos foi incutido por seu pai, que foi um dos primeiros diretores da American Quarter Horse Association. Martha começou a montar muito cedo. Aos dez anos, perdeu o pai. Mas sua mãe não deixou que o sonho dele acabasse.
RE e MarthaManteve os cavalos em treinamento. Até que Martha, depois de ver um rodeio, decidiu que ia fazer isso para o resto de sua vida. Seu primeiro cavalo de competições foi CeBe Reed. Juntos, CeBe Reed e Martha tiveram 52 vitórias consecutivas. Eles competiram na National Finals Rodeo em 1968 e 1969. Para ela, foi esse cavalo que permitiu que ela se tornasse profissional de Três Tambores.
Entre 1978 e 1981, ela montou Sonny Bit O’Both. Foram quatro anos classificando para a NFR. Sonny foi o único cavalo a ganhar os campeonatos mundiais da AQHA e da WPRA no mesmo ano. Depois, com Jetonfer Pay, ela venceu o Pro Tour Circuit em 1985, e se classificou mais uma vez para a NFR.
Em 1988, Martha sofreu um grave acidente enquanto estava em um rodeio em Austin, Texas. Ela teve duas fraturas no crânio, uma bacia quebrada, um pulmão perfurado e costelas quebradas. Os médicos não achavam que ela voltaria a andar. Imagina montar. Ela não só provou que eles estavam errados, como voltou e continuou competindo profissionalmente.
Todos as conquistas estãoimortalizadas no Josey Ranch
Trabalhou arduamente na recuperação, fisioterapia e exercícios na piscina, com a ajuda do marido. Com o tempo, voltou a ter todos os movimentos e a ser competitiva de novo. O acidente, no entanto, tornou-a uma forte defensora do uso de capacetes em provas equestres. Endossa, inclusive, uma marca de capacetes e equipamentos de segurança.
Após sua recuperação bem-sucedida, o próximo cavalo que passou a montar foi Sr. Revolution Bars. Eles se classificaram para a NFR em 1989 e 1990, fazendo dela uma das únicas duas competidoras e competir na Finals por quatro décadas consecutivas. Depois veio Orange Smash, com quem ela ganhou um campeonato Mundial Sênior da NBHA em 1997 e chegou a mais uma NFR em 1998.
Em 2000, ela entrou em sua quinta década de competição, agora montando Joe B Jammin. Mais títulos vieram. Em 2004, seu parceiro já era Red Man Bay, ficando com título mundial da NBHA em 2004 e 2005. Em 2009, ela ainda competia. Um mito!
Em uma clínica com vários alunosFora das pistas e das arenas, Martha também faz história. Ela e seu marido – que foi campeão em Laço de Bezerro – residem no Texas, no Josey Ranch. Eles treinam e comercializam cavalos de Três Tambores. Ao longo do tempo, Martha afirma ter sido mentora de mais de 80.000 cavaleiros e amazonas entre competições e clínicas ministradas. Ela ama ensinar e é para essa atividade que ela se dedica nos dias de hoje. Uma lenda!
Assista:
Fonte: Cowgirl Magazine e Wikipedia
Fotos: Arquivo Pessoal