Indicado ao Hall da Fama da ProRodeo, no dia 3 de agosto seu lugar na galeria da fama foi oficialmente homologado
É oficial! Allen Bach é um membro do ProRodeo Hall of Fame. Quatro vezes campeão mundial de Laço – 1979, 1990, 1995 e 2006 -, tendo participado de 30 National Finals Rodeo, entre 1978 e 2008, recebeu suas homenagens no dia 3 de agosto, em cerimônia realizada em Colorado Springs, Colorado, sede de PRCA. Aos 62 anos, o querido ‘Big Al’ agora ocupa seu lugar de direito na história do rodeio por toda eternidade.
“Eu tenho que admitir, foi muito legal”, disse o sempre humilde Bach. “Pude ouvir algumas histórias de rodeio muito legais de caras como Bennie Beutler, que eu nunca tinha ouvido antes. Definitivamente, me sinto honrado. Que bom encerramento para uma grande carreira. Eu amei! Acredito totalmente que Deus me colocou neste planeta para laçar, e foi o que eu fiz durante toda a minha vida”.
Todos os quatro filhos de Allen e Peggy – Joel, April, Erica e Tyler – viajaram de longe para celebrar esse momento especial na carreira do patriarca. “Ter meus filhos na cerimônia trouxe lágrimas aos meus olhos. Peggy e eu carregamos aquelas crianças por todo o país e certa vez, na metade da minha carreira, disse a todos que se quisessem que eu desistisse eu faria. Mas eles disse: absolutamente não, laçar é quem você é”.
“Minha carreira foi longa e eu devo muito a Peggy, por ser a melhor amiga que eu poderia ter. Ela filmou todas as 300 performances que fiz nas 30 NFRs, ano após ano. Depois voltávamos para casa e assistíamos tudo, noite após noite. Disse a todos na cerimônia de posse do Hall da fama que eu estava aceitando essa honra em nome de todos nós – Peggy, Joel, April, Erica, Tyler e eu – porque todos eles merecem crédito igual por tudo isso. Que família incrível e que me deu todo suporte”.
Com tantos anos de estrada, dois dos compadres de Bach e seus melhores amigos são outras duas lendas do Laço e do rodeio mundial, Jake Barnes e Clay O’Brien Cooper. “Por causa de Allen que eu entrei no rodeio. Em 1980 ele já era campeão mundial e eu tinha 21 anos, competindo em rodeios amadores quando estava na faculdade. Ele me ligou e me convidou para entrar no circuito, tornou-se meu primeiro parceiro na PRCA”, conta Barnes.
Jake se classificou para a primeira dos 27 NFRs com Bach naquele ano. Foi nessa época tambék que a amizade deles com Clay O’Brien Cooper começou. Anos mais tarde e diversos títulos mundiais depois, eles provavelmente são três nomes citados como ídolos de todos os tempos. E ainda detém recordes de NFRs, 30 de Bach, 29 de Clay e 27 Barnes.
“Se não fosse por Allen Bach, talvez nunca houvesse um Jake Barnes de quem alguém tivesse ouvido falar. Eu apenas segui sua liderança e nem sempre foi fácil acompanhar. Allen era o mestre fazer finais dos rodeios e também era o rei do jackpot. Sempre foi muito guerreiro e determinado e entrar para o Hall da Fama é algo que ele merece muito”, falou Barnes, em palavras que Clay O’Brien Cooper concorda totalmente.
“Allen é, definitivamente, um campeão dentro e fora das arenas. Era um competidor implacável e também um cara que se esforça muito para ajudar os outros. Ele me ajudou quando eu estava apenas começando e nunca desistiu. Meu mentor e amigo. Sempre esteve perto para qualquer coisa que eu precisasse. Éramos adversários dentro da arena, mas fora dela grandes amigos, que somos até hoje. Seu coração e sua ética são enormes”, contou Clay. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.
Por Kendra Santos/Team Roping Journal
Na chamada: Allen no púlpito da cerimônia do ProRodeo Hall of Fame . Foto: Steve Gray