Provas de Apartação aconteceram na James Brown Arena, em Augusta/GA, de 13 a 20 de janeiro
O Augusta Futurity já se estabeleceu como uma das grandes provas do calendário da modalidade. A programação conta com diversas provas para animais de quatro, cinco e seis anos hípicos, assim como para competidores das categorias profissional, non pro e amador. Nesse calendário, entra o Mercuria NCHA World Series of Cutting, nas categorias Open e Non Pro, que tiveram sua final realizada na quinta-feira, dia 18 de janeiro.
Com a Apartação crescendo e tomando forma, os entusiastas da costa leste dos Estados Unidos tomaram iniciativa de se unirem para formar uma associação, visando trazer provas para mais perto, visto que alguns treinadores não conseguiam estar sempre em Oklahoma ou Texas. Em 1980 foi realizado o primeiro Augusta Futurity pela Atlantic Coast Cutting Horse Association. De lá para cá, tanto a associação como os eventos realizados ao longo do ano só cresceram em número de inscritos, público e premiação.
Gaylon Wells e Time To HangemTime To Hangem, apresentado por Gaylon Wells, marcou 224 para vencer a Open na edição 2018 do Mercuria Series no Augusta Futurity. Já a Non Pro foi vencida por Madalyn Colgrove ao marcar 220 pontos montando One Catty Cupid.
Foi a segunda vitória de Wells no Mercuria Series e sua segunda consecutiva em Augusta. Ele ganhou no ano passado com Jay Moss Cougar. Time To Hangem é filho de One Time Pepto e Hangem High Pep, uma linhagem vencedora. Sua mãe é de propriedade de seu criador, Frank Merril, que, inclusive, a apresentou no Breeders Invitational Non Pro de 2006. Frank venceu o castrado de dez anos para Victoria Johnson, atual proprietária, de Houston, Texas. O cavalo foi apresentado por Austin Shepard em 2011, no NCHA Futurity, quando ficou em quarto lugar. Com uma carreira de importantes boas colocações, Time To Hangem é ganhador de mais de US$237.000,00.
Dont Stopp Believin, apresentado e de propriedade de Phil Rapp, marcou 220 para ficar com o segundo lugar. Campeão do Abilene Spectacular Cutting, Cullen Chartier, montando Little Pepto Cat, foi o terceiro em Augusta.
Madalyn Colgrove e One Catty CupidA adolescente Madalyn Colgrove, de Boligee, Alabama, foi campeã da Non Pro por um ponto de diferença. Uma grande final! Ela montou One Catty Cupid, de propriedade de seu avô, Joel Colgrove Sr. Foi sua primeira vitória em vezes que ela entrou para finais em provas da Mercuria Series. Ela e One Catty foram segundo lugar em sua tentativa anterior, no All American Quarter Horse Congress. One Catty Cupid é uma égua de sete ano de idade, filha de One Time Pepto e Arc Catty Dual. Ela, assim como o campeão da Open, foi iniciada nas pistas por Austin Shepard. Em sua carreira, One Catty já ganhou mais de US$188.000,00.
Com 219, o segundo lugar ficou para Little Miss One Time e Lindy Ashlock. O pódio ficou completo com Miss Stylish Cat e Hope Mitchell com 216.
Próxima parada do Mercuria NCHA World Series of Cutting será dias 16 e 17 de fevereiro, no The Mane Event V.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: NCHA e Sally Harrison