No momento de sua morte, Bill Freeman tinha somado em ganhos nas provas de Apartação mais de US$ 5,4 milhões
O sobrenome famoso na indústria da Apartação é prenúncio do sucesso de William Fredell ‘Bill’ Freeman. Inegavelmente, um dos melhores treinadores e apresentadores da modalidade. Ficou na ativa até poucas semanas antes de sua morte. Recebeu sua última premiação em 28 de junho de 2008, apenas 31 dias antes de falecer em 29 de julho aos 58 anos. Freeman morreu devido a complicações de pneumonia fúngica e asma crônica. Aliás, mesma doença que vitimou seu pai, outra lenda do cavalo, Shorty Freeman, em 1990.
Bill Freeman começou aos quatro anos. Enquanto aprendeu sobre cavalos pelo exemplo do pai, foi Tom Lyons quem o inspirou a se tornar um treinador. Nos anos 1970, o tempo que passou em Phoenix foi decisivo. Os cavalos já eram sua paixão, entretanto o passo de tornar-se um profissional ele só deu nesse momento. Ao lado de Lyons desenvolveu seu estilo, época em que teve oportunidade de apresentar Jay Freckles. Com toda a certeza, o início de uma carreira brilhante.
De acordo com o blog da Sally Harrison, Bill Freeman só fica atrás da lenda Buster Welch em número de vitórias no NCHA Futurity. A saber, ele venceu a maior prova da Apartação com Docs Diablo em 1979; Smart Little Lena em 1982; Smart Little Senior em 1988. Assim como foi o primeiro a vencer a NCHA Triple Crown. No momento de sua morte, tinha somado em ganhos mais de US$ 5,4 milhões
Smart Little Lena
Bill Freeman e Smart Little Lena. É difícil pensar em um sem pensar no outro. Os dois inauguraram uma galeria seleta de conjuntos que venceram as três importantes provas. No caso deles o NCHA Futurity de 1982, bem como o NCHA Super Stakes e NCHA Derby de 1983. Aliás, um animal que veio a se tornar um dos mais importantes do mundo do cavalo em geral, especialmente da Apartação. Vencedor de tudo, hall of fame e grande pai e avô, foi apresentado por Bill Freeman.
Só para ilustrar, seu pai, Shorty, fez história com Doc O’Lena. O garanhão, filho do grande Doc Bar, gerou Smart Little Lena. Doc O’Lena e Shorty venceram o NCHA Futurity Open em 1970. Doze anos depois, em 1982, os filhos deles carimbaram o mesmo feito. Na lista de todos os cavalos que ele montou, a lenda High Brow Cat. Bill foi um dos últimos a apresentar esse fenômeno no final de sua carreira como atleta.
Um nome como o dele, certamente, merece até hoje entrar para todas as galerias da fama da Apartação. E ele está! Com por exemplo no NCHA Rider Hall of Fame. Inspirados nos exemplos de sua carreira, a NCHA criou o Bill Freeman Award. Prêmio dado ao competidor de Apartação que personifica quem busca excelência no esporte.
Fonte: Sally Harrison e NCHA
Credito da foto de chamada: Divulgação/Don Shugart